+

Cuidados ao carimbar o seu passaporte!


Carimbar o passaporte é um rito de passagem. Eu adoro e trato como coleção, inclusive, quando não carimbam meu documento por qualquer motivo, eu peço. Nesse caso, não posso esquecer de carimbar novamente ao sair para evitar problemas futuros até em outros países. Por exemplo, Uruguai nem sempre pede passaporte porque o nosso RG é válido, mas ao carimbar na entrada é obrigatório carimbar na saída.

receba dicas por e-mail

Países não carimbam mais o passaporte

✴︎ ARGENTINA

✴︎ Austrália

✴︎ estados unidos

✴︎ Paraguay

Adesivo com bandeira da Argentina e carimbo turístico de Ushuaia Fim del Mundo
Alerta! Carimbei meu passaporte de brincadeira e poderia dar problema

Existem, é claro, alguns países dos quais podemos ter problemas como ainda acontece com Israel, por exemplo, então vale solicitar o carimbo em um pedaço de papel como me deram em Cuba e guardo até hoje.

No entanto, existem outros carimbos que eu já coloquei no meu passaporte e recomendei nos artigos, mas hoje entendo que deveria ter feito diferente. Quais? Aqueles de lembrança, souvenir de atrativo turístico como “Fim do Mundo“, “Wayna Picchu“, etc. 

Vale pegar, mas não no seu passaporte válido, use um caderninho ou leve o passaporte velho (desde que não tenha vistos válidos) e continue a colecionar esses selos adoráveis.

E o que há de errado em carimbar o passaporte com selos de atrativos:

  • Seu passaporte é um documento oficial do governo e, quando marcado para fins não oficiais (como coletar um selo de lembrança), você está tecnicamente desfigurando o documento. As chances são mínimas, mas legalmente, você pode ser processado por marcar um passaporte com registros que não deveriam estar lá.
  • Alguns países (ou apenas um funcionário da imigração de mau-humor naquele dia) podem não permitir a sua entrada porque seu passaporte foi desfigurado ou alterado devido aos carimbos não oficiais nele. 
  • Se viaja muito, vai ficar sem páginas no passaporte e deverá fazer um novo mesmo antes dele vencer e isso custa dinheiro. Inclusive, alguns países exigem 2 folhas em branco para liberar a sua entrada.

Atualmente, os passaportes vêm com chip para serem escaneados e não há mais a necessidade do carimbo, o que pode fazer a gente esquecer de registrar a saída com mencionei no início. Fique atento a esse detalhe nas fronteiras menos exigentes. Independentemente do processo de imigração, os selos de atrativos são divertidos e lindos de guardar como lembrança da viagem, assim como fotos e vídeos. Apenas não no seu documento oficial. Use um caderninho, o guia de viagem ou leve o passaporte velho (desde que não tenha vistos válidos).

Jeitos legais de colecionar carimbos turísticos

Mão carimbar livro ilustrado
Carimbando o passaporte de trilhas de São Paulo e não o documento oficial
Carimbos para carimbar selo do lugar turístico
Carimbo da Península Valdés no caderninho

Países vão deixar de carimbar o passaporte em 2024

✴︎ Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

O motivo é deixar mais rápido o processo de imigração nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres, consequentemente, menos filas e mais tempo para aproveitar o destino. Portanto, já é hora do Brasil deixar a taxa para emitir o passaporte mais barata e utilizar menos páginas na confecção do documento. Concorda? Conte nos comentários.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » DICAS AOS VIAJANTES » Cuidados ao carimbar o seu passaporte!
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment