PLANEJAMENTO

Livros de viagem para ler antes, durante ou após o roteiro


Já pensou usar o seu momento ocioso para ler e ver filmes interessantes sobre o lugar onde planeja visitar? É um jeito leve e inspirador de ir organizando mentalmente o roteiro. Pode ser no seu tempo livre ou enquanto espera por algo como em um consultório, uma fila de atendimento ou no carro ou em qualquer meio de transporte. Da mesma forma, é ótimo fazer isso pós-viagem para se aprofundar na história, reviver momentos e sentir orgulho por já ter passado por ali. Adoro e deixo sugestões de 4 guias e 11 livros de viagem.

As capas de livros e alguns links levam para sites externos e nos geram uma comissão, ao comprar por eles você apoia o nosso trabalho e não paga nada a mais por isso.

Guias de viagem são importantes na hora de planejar e consultar durante o roteiro

Em algum momento é necessário fazer o dever de casa e pesquisar em blogs, revistas e guias de viagem para trazer o roteiro mentalizado para a realidade. Mas foi se o tempo de carregar publicações pesadas na bagagem. Com esse maravilhoso mundo digital, basta um celular para consultar no meio das férias.

Por exemplo, eu organizo os títulos interessantes no aplicativo Kindle no meu celular antes de partir. Então consulto informações práticas para saber o que fazer na hora ou aprecio uma leitura despretensiosa em um cenário diferente. O aplicativo é grátis para quem não tem o aparelho. Mas recomendo o aparelho Kindle por ser leve e de leitura mais confortável, com ajuste de luz e tela mais parecida com o papel do que o celular, ou seja, menos prejudicial para a vista quando usado em exagero.

Antes de recomendar livros de outros autores, vou puxar brasa para o meu assado. O nosso guia “Chile de Carro” conta como cruzar as estradas argentinas entre o Rio Grande do Sul e Santiago. Então segue para o sul até Torres del Paine. Já o guia “Uruguai de Carro” traz dicas e informações práticas dos mais de 35 anos das minhas viagens terrestres ao país, no mínimo uma vez por ano.

Voltando para a década passada, quando estava planejando o meu primeiro mochilão, comprei o “Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul” e foi super útil antes e durante a viagem. Anos após comprei a versão Europa e já não foi tão prático pelo peso e conteúdo. Acredito que a minha experiência como viajante e autora de guias acabou me tornando mais esperta ao fazer minhas próprias descobertas, além de crítica para saber o que vale a pena ou não seguir entre as recomendações.

O que estou lendo agora?

Para a minha próxima viagem estou consultando Colômbia, um dos vários guias da Lonely Planet.

Livros de viagem sobre a América Latina

  1. “100 anos de Solidão” é a principal obra de Gabriel García Márquez e se passa na região de Cartagena, na Colômbia. O romance apresenta uma das mais fascinantes aventuras literárias do século XX, além de ser vencedora do Prêmio Nobel de Literatura e me introduzir ao delicioso hábito de comer bananas chips antes mesmo de conhecer o caribe.
  1. “De moto pela América do Sul: Diários de viagem”, de Ernesto Che Guevara, conta a viagem feita com o amigo Alberto Granado desde a Argentina até a Venezuela, no ano de 1952, que chacoalhou a sua vida e moldou a personalidade do famoso Che. A obra foi base para o filme “Diários de Motocicleta”, dirigido por Walter Salles.

Livro para ler antes de viajar para os Estados Unidos

  1. “Na natureza selvagem”, de Jon Krakauer, traz uma história real e investigativa de um corpo em decomposição de um jovem encontrado em um ônibus no Alasca. Em busca de respostas, Jon Krakauer refaz a trajetória de Chris McCandless (jovem identificado pela polícia), revelando a América dos que vivem à margem, pegando carona ou circulando em carros velhos, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas. Mergulha no mundo da cidadezinha rural, onde homens rudes bebem e conversam sobre o tempo e a colheita. Compara a história do jovem com a de outros aventureiros solitários que tiveram fim trágico. Também tem o filme.

Livro para ler antes de viajar para a África

  1. “De Cape Town a Muscat – Uma aventura pela África” continua na minha lista de livros para ler, mas o autor é um dos favoritos no tema viagens diferentes. Guilherme Canever traz na genética o gosto e curiosidade por lugares pouco explorados e terras inóspitas.

Livro para ler antes de viajar para a Ásia

  1. Embora “Comer, rezar, amar: A busca de uma mulher por todas as coisas da vida na Itália, na Índia e na Indonésia” se passe em dois continentes, a leitura vale pela Ásia quando Elizabeth Gilbert sai do convencional e se aprofunda em descobrir a si mesma e encontrar um novo caminho após tristezas e frustrações. Elizabeth tomou a decisão radical ao livrar-se de todos os bens materiais, emprego e partir sozinha para uma viagem de um ano pelo mundo. Ela planejou explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas. Virou o filme famoso.

Livros de viagem para ler antes da jornada pela Europa

  1. “Caminhando com Nietzsche: Sobre tornar-se quem se é” mistura os diários de viagens com reflexões sobre Friedrich Nietzsche atualizadas para os dilemas do nosso século. O professor de filosofia da Universidade do Massachusetts John Kaag refaz, com sua esposa e a filha pequena, as trilhas dos Alpes suíços percorridas por Friedrich Nietzsche quando escreveu “Assim Falou Zaratustra”, e pelo próprio Kaag, quando era um jovem introspectivo de dezenove anos.
  1. Dom Quixote é um dos personagens mais marcantes de todos os tempos e suas desventuras são celebradas há séculos, graças à genialidade de seu criador, Miguel de Cervantes. Acometido de uma insanidade após ler muitas novelas de cavalaria, esse fidalgo espanhol sai em busca de aventuras, lutando contra as injustiças do mundo e pelo amor de Dulcineia. Ao lado de Sancho Pança, nomeado escudeiro, “Dom Quixote de La Mancha” tem muito a ensinar sobre compaixão, respeito e justiça, nesse romance clássico e satírico da Espanha.

Livro para ler antes de viajar para a Austrália

  1. Destemida é uma história inspiradora provando como todos podemos viver nossos sonhos. Após ler uma biografia, Jessica Watson decidiu ainda criança ser a pessoa mais jovem a circum-navegar o mundo. Aos 16 anos ela percorreu 24.285 milhas (39.082,92 km) náuticas sozinha em seu barco, por 210 dias no mar e retornou triunfante ao porto de Sydney. Contado nas próprias palavras de Jessica, Destemida mostra a infância, inspirações, os anos de planejamento para a viagem, além de relatar o relacionamento com uma família comum australiana. Também tem o filme com cenas assustadoras de tempestades no mar.

Livros de viagem para ler antes de arrumar a mala para qualquer lugar

  1. “Diário de bicicleta”, de David Byrne, é uma reunião de escritos do cantor da banda Talking Heads sobre as suas impressões das cidades por onde passava durante os tours – de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras. Ele levava a bicicleta dobrável nas viagens e saía anônimo pedalando entre uma apresentação e outra. Mistura suas reflexões sobre diversos assuntos, ensaios, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos.
livros de viagem
  1. No livro “Uma Viagem Pelos Países que não Existem”, Guilherme Canever nos leva por uma viagem por lugares desconhecidos ou pouco procurados por turistas no mundo. Ao ler me identifiquei em vários aspectos como viajante curiosa querendo se aprofundar nos destinos e ir além do feito para turista ver.
livros de viagem
  1. André Fran, um dos quatro apresentadores do programa “Não conta lá em casa“, exibido pela Multishow, transformou em livro suas vivências e impressões durante as gravações. Geralmente destinos prestes a sumir do mapa – devido aos efeitos do aquecimento global – e países que estão em situação de conflito, como Somália e Etiópia. Uma obra repleta de fotos fascinantes, histórias que divertem e emocionam.
Livros de viagem, um aberto com autógrafo do autor
Esse tenho um cópia autografada

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » PLANEJAMENTO » Livros de viagem para ler antes, durante ou após o roteiro
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment