A província de Córdoba é muito famosa na Argentina e bem desconhecida fora do pais. É um caso curioso. Por ser um estado montanhoso, em um pais onde quase todos moram em regiões planas, resulta que Córdoba é um dos principais destinos turísticos para os argentinos. Neste artigo conto como um clima inusitado mudou a paisagem de Salsipuedes.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

La Plaza de la Madre
La Plaza de la Madre

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Rio Salsipuedes
Rio Salsipuedes

Já para quem parte do exterior, as atrações como Buenos Aires, Bariloche, Ushuaia, Mendoza, La Rioja, San Juan, Salta e outras, são mais desejadas. Córdoba fica sendo aquele lugar onde todos na região dos Pampas vão dirigindo à procura de alguma montanha, algum riacho para nadar e ar fresco para respirar nas épocas de muito calor.

Até poucas décadas atrás, quando viajar de avião era muito caro e as viagens de carro eram desconfortáveis e demoradas, Córdoba era uma das poucas opções para os argentinos terem uma casa de veraneio. Eles fugiam do calorão e da umidade dos pampas no verão. Por esse motivo, todas estas cidadezinhas da província são repletas de grandes casas antigas. Uma dessas casas é da minha família e fica em Salsipuedes.

ENCONTRE HOTEL NA CIDADE

Salsipuedes

Delícias argentinas na padaria
Delícias argentinas na padaria

Fui ajudar uma tia a fazer a reformar, além de aproveitar o espaço para guardas os meus móveis que retirei de outra casa. A cidadezinha tem esse nome engraçado que em português significa Sai se podes. É muito arborizada, tem um riacho com pedras e piscinas naturais, bons restaurantes e aquele clima de serra, além do silencio ótimo para descansar e passar as férias em família.

E a neve cobriu Salsipuedes
E a neve cobriu Salsipuedes
Galhos congelados em Salsipuedes
Galhos congelados

Agora, a melhor parte desta viagem foi a neve. Veio de surpresa. Estava muito frio naquele mês de julho, mas não se sabia muito bem se iria nevar ou não e nevou mesmo… Começou à noite e continuou até o dia seguinte nevando. Em uma noite, a cidade amanheceu toda branca e silenciosa. Eu adorei, pois foi a primeira vez que vi neve de verdade. Até me arrisquei a fazer um bonequinho.

Grama e ciclovia congelados
Grama e ciclovia congelados
Foto publicada no Lavoz.com.ar
Foto publicada no Lavoz.com.ar
O vale todo nevado
O vale todo nevado

Como foi uma neve inusitada e eu tiro boas fotos, estavam pedindo imagens urgentes no jornal La Voz del Interior. Fiz questão de enviar as minhas… e não é que publicaram quase todas! Algumas ficaram 2 dias na capa da edição online do jornal e até foto em que eu aparecia publicaram como “leitor relatando a neve em sua cidade”. Nada que eu não goste de fazer…

Minhas fotos no jornal de Salsipuedes
Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Tome Nota

Salsipuedes fica em uma região montanhosa a aproximadamente 30 km da cidade de Córdoba, capital do estado. A melhor forma de chegar é via Phono Bus, são pequenas vans que saem da estação rodoviária do centro de Córdoba e percorrem as cidadezinhas da região. Todas tem mais ou menos o mesmo estilo.

Leia os posts sobre a capital Córdoba.

Circuitos turísticos em Salsipuedes
Circuitos turísticos em Salsipuedes

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ARGENTINA » SALSIPUEDES » Entra si quieres, sal si puedes
Autor Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries. Siga no Linkedin

5 Comments

  1. Agustin Tomas Caceres Reply

    Adoro Salsipuedes e as cidadezinhas ali. Foi uma otima temporada.

  2. Marili Alvarez Baro Reply

    es la tapa del Diario de Córdoba “la Voz del Interior” pero la verdad es que sacó muchas y buenísimas .En otra que está el cartel de entrada a la ciudad también está él y hay un auto tapado de nieve. Fue cuando se quedó allá 2 meses en pleno invierno en el 2011.
    y la verdad es que es un lugar soñado y lleno de recuerdos fliares. para mí y hasta mis chicos ,incluso José Alberto y flia. hacen lo mismo , viajan por todo el mundo pero no dejan de ir a Salsipuedes cuando pueden rajan para allá.
    Viste Agus ? tuvo mucha repercusión!! ya lo habíamos puesto pero en aquel momento quizás yo no tenía tantos seguidores….ja.ja.ja.ahora nos hicimos famosos y también hicimos más famosa la página de Territorios.com.br

  3. …SALSIPUEDES!!! FAMOSA INTERNACIONALMENTEEEE… qué tal ?? si pueden traten de abrirlo y además les cuento que esa fotografía es del camino de casa cuando fue la nevada del 2011.

Write A Comment