TRANSPORTE

Como ir do Brasil para o Uruguai


O vizinho é um dos países mais fáceis para nós brasileiros viajarmos e meu meio de locomoção preferido é carro, mas há outras alternativas via terrestre, aérea ou fluvial. Este último, na temporada de cruzeiros ou quem vem de Buenos Aires. Saiba todas as opções de viajar do Brasil para o Uruguai a seguir.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Como ir do Brasil para o Uruguai de avião

Algumas companhias aéreas nacionais como Latam, Gol e Azul oferecem voos direto ao país de algumas capitais brasileiras, essa demanda tende a aumentar na alta temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro algumas rotas especiais são inseridas. Aerolíneas Argentinas, Sky e JetSMART Airlines podem ter opções também.

Consulte valores 

Como ir do Brasil para o Uruguai por estradas

Rio de Janeiro está cerca de 2400 km distante de Montevidéu, São Paulo por volta de 2000 km e Porto Alegre quase 900 km, ou seja, muita estrada para quem tem pouco tempo. Mas não impossível além de ser o jeito mais econômico se dividir despesas com outros viajantes. 

Uruguai de Carro

Embora de carro seja o melhor jeito para mim que nasci perto da fronteira e vou com frequência desde sempre, há outras formas de transporte também práticas. Se motorizado é sua opção, tenho um texto com muitas dicas além do guia digital Uruguai de Carro. Mas aviso, até hoje só parti de Porto Alegre ou Pelotas, vir do sudeste deve ser bem cansativo sem paradas para lazer no caminho. A melhor rota depende dos seus interesses e as estradas mais usadas são BR-101 e BR-116.

Como ir para o Uruguai de ônibus

Duas empresas fazem o trajeto partindo de São Paulo e passando por Curitiba, Joinville, Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas: EGA e TTL. Os valores ficam em torno de R$ 500 partindo de Porto Alegre. No Rio Grande do Sul ainda pode atravessar a pé e pegar o ônibus da Turil em Rivera, ou da Cot no Chuy, com saída diárias para Montevidéu. Somente durante o verão, a Rutas del Sol faz o trajeto pinga-pinga passando por todas as praias do litoral até Montevidéu, vale se for parando para ficar alguns dias em praias selecionadas.

Uma caixa com comidas embaladas
Kit lanche

Em 2023 saí de Pelotas com a TTL e achei super confortável a viagem no ônibus leito (metade do veículo é semi-leito). São 9 horas sem paradas até Punta del Este e / ou Montevidéu. Ao entrar no ônibus ganhamos uma caixa com lanche e quando amanhece ganhamos outra com o café da manhã. Vem empanada, suco, barrinha de cereal e bolacha.

Dormi tão profundamente que nem vi passar pela aduana do Chuy, o motorista havia pegado os meus documentos antes e me devolveu na manhã seguinte. Ele fez todos os trâmites e se houvesse algum problema iria acordar somente o passageiro necessário. Muito mais rápido e sem burocracia, além de ser o mais econômico para quem viaja sozinha. Recomendo.

Dá para chegar a pé, de bicicleta e de moto

Leitores estão falando em ir de moto e é viável. Embora certa vez eu tenha ido de Pelotas até Punta del Diablo e acabei pegando um ônibus na volta porque achei muito desconfortável. Motoqueiros apaixonados vão descordar de mim e super entendo, mas ir de carona em moto simples foi quase traumático. O processo e documentação são os mesmos exigidos para viagens de carro.

Qualquer pessoa pode cruzar as fronteiras a pé ou de bicicleta, inclusive há vários pontos sem fiscalização no Rio Grande do Sul. A questão é estar preparado para o longo caminho até chegar a Montevidéu, além do risco de ser parado pela polícia local ou vigilância sanitária se não estiver com os documentos obrigatórios. Ouvi alguns casos de turistas deportados por tentarem entrar no Uruguai durante a pandemia e isso deve continuar por quem não cumpre as novas regras do país.

Não são poucos ciclistas que se aventuram a cruzar essas fronteiras por esporte, eu mesmo já abriguei o mexicano Angel, quando veio do México para a Copa do Mundo de 2014 e seguiu viagem em bicicleta até o Ushuaia (projeto “A Patagonia en Bici”).

Do Brasil para o Uruguai de bicicleta
Franz e Angel vieram percorrendo o Brasil em bicicleta com objetivo de passar pelo Uruguai

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » MONTEVIDÉU » Como ir do Brasil para o Uruguai
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Rosângela Reply

    Olá, que documentação preciso para atravessar a fronteira de carro?

Write A Comment