Trazer o conceito Relais & Châteaux para o extraordinário mundo dos vinhos chilenos encontra a perfeição no Clos Apalta Residence. A experiência na hospedagem nos envolve, ensina e conquista nos pequenos detalhes. A sensação é como visitar amigos que moram no campo, ou melhor, em um vinícola em pleno Vale do Colchagua. E para ser mais específica, dentro da região conhecida pela produção de vinhos finos existe o Vale de Apalta, local exato da vinícola Clos Apalta e hotel tema deste artigo.
Relais & Châteaux é uma associação de hotéis e restaurantes únicos e cheios de paixões espalhados pelo mundo. Há 60 anos tem como objetivo manter a essência de cada lugar através da culinária regional, conservação dos recursos naturais e relações humanas sempre priorizando o bem estar dos visitantes.
Cabernet, a minha casa no Vale do Colchagua
Uma cabana com total privacidade no meio da natureza e vista para os vinhedos foi minha casa por dois dias no Clos Apalta Residence. Muito espaço, conforto e mimos em cinco ambientes decorados com seda, couro e madeira nativa.
IPod com variada seleção musical na cômoda, excelente sinal de wifi, lindo cobertor de passeio, banheira de imersão profunda, persianas com controle remoto, vinhos Lapostolle e lareira são alguns dos detalhes cativantes dentro do quarto. Assim como o cuidado dos funcionários ao preparar a suíte para dormir. Colocavam o copo com água, um docinho e a ficha técnica do vinho experimentado naquela noite ao lado da cama enquanto estávamos no jantar.
Dentro do armário, uma mini cozinha com frigobar open bar, Nespresso e louças. Do outro lado, um closet repleto de gavetas termina em um corredor envidraçado direto para o banheiro cheio de janelas. E justamente pela privacidade, o jardim ao redor da casa é alto. Ainda no banheiro, roupões e chinelos padronizados, secador de cabelo, espelho de maquiagem no balcão com duas pias, velas e amenidades L’occitane.
São quatro cabanas para duas pessoas (cama king size ou duas de solteiro) com a mesma estrutura e tamanho, o que diferencia é a vista e a varanda porque cada uma fica em um nível diferente na montanha. A minha era a primeira com bastante vegetação em volta escondendo parcialmente o horizonte, porém bem mais perto da casa principal. A melhor paisagem e na mais alta onde não há barreiras. Decoração e nomes são inspirados nas quatro variedades de uva plantadas em Clos Apalta: Cabernet, Merlot, Carmenere e Petit Verdot.
O prazer nas refeições
Requinte com tempero e ingredientes regionais direcionados às preferencias do visitante comandam a cozinha do Clos Apalta Residence. No início da estadia conversamos sobre as nossas restrições alimentares e assim as refeições foram perfeitas para agradar a todos. Por exemplo, se um não gosta da tradicional e deliciosa costela, o prato dele será diferente dos demais, porém, igualmente saboroso.
Todas as refeições são servidas na casa principal com amplas janelas para o jardim e vinhedos. Embora possa pedir o serviço de quarto na varanda, ali é bastante agradável e ainda tem a interação com outras pessoas. As mesas na sala de jantar são montadas conforme o número de hóspedes e cada dia havia uma disposição diferente.
No café da manhã colocam na mesa frutas da estação, pães, suco natural e variados ingredientes frios. Junto vem o menu de opções quentes para serem preparadas na hora. Alfajor de doce de leite, suco de amora e torradas francesas foram os meus favoritos.
Pratos refinados são harmonizados com as melhores bebidas Lapostolle ressaltando os sabores naturais do Chile. A prioridade são os produtos frescos regionais ou colhidos na horta local, também aberta aos hóspedes. No almoço e no jantar são oferecidos aperitivo seguidos de entrada, prato principal e sobremesa determinados pelo chef. O menu individual e com o nome do hóspede impresso é colocado na mesa com a descrição de todos os ingredientes. E explicavam com a maior simpatia quando aparecia alguma palavra em espanhol desconhecida para nós.
No último dia partimos pouco antes do almoço e um funcionário teve a gentileza de ligar para o quarto perguntando se gostaríamos de levar algum lanche para viagem. Aceitamos e nos deliciamos com os chips orgânicos de batata doce, sanduíche, chocolate e suco.
As atividades
E para fechar redondinha a experiência de se hospedar em uma vinícola da Lapostolle, existe uma gama de atividades para tornar nossa estada uma imersão completa no mundo dos vinhos. A começar pelo tour em Clos Apalta com degustação e visita à adega particular da família Marnier Lapostolle acompanhada por um sommelier.
Também pode conhecer as outras vinícolas do Vale de Colchagua e subir nas montanhas pelas trilhas, mas em apenas dois dias decidimos nem sair da propriedade. Tem passeios de bicicleta com piquenique nas vinhas; pode andar à cavalo; fazer laboratório para criar o próprio vinho (assista o vídeo); ter aulas de pisco sour; mergulhar na piscina (no verão); ou simplesmente sair caminhando para ver a vida no campo, fauna e flora local.
A casa principal é uma mistura de sede, restaurante, recepção e área de convívio com vários ambientes aconchegantes. Ali sentávamos na beira da lareira e sempre vinha alguém nos oferecer uma bebida. E falando em beber, se eu já achava o vinho Clos Apalta ótimo, agora terei estas lembranças pra dar um gosto especial toda vez que abrir uma nova garrafa Lapostolle.
Tome Nota
Clos Apalta Residence oferece pensão completa e uma série de atividades relacionadas a temática vinho dentro da diária. Está localizado na rodovia Apalta km 4, em Santa Cruz. Aberto de setembro a julho.
CONSULTE VALORES EM REAIS
Não hóspedes podem experimentar o tour e almoço harmonizado em Clos Apalta, saiba como neste texto.
Como chegar ao Vale de Apalta: O jeito mais prático é alugar um carro e recomendo reservar na Rental Cars. A distância entre Santiago e Vale do Colchagua é de 182 km para o sul seguindo a Rota do Vinho rumo a Santa Cruz. Quando passar pela cidade de Santa Cruz procure as placas para Apalta, Clos Apalta estará cerca de 5 km mais adiante, ao lado esquerdo. Saiba quais os documentos necessários para dirigir no Chile.
Veja mais fotos de Clos Apalta Residence no Vale do Colchagua:
#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Guia Mundo Afora. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive para estas diárias.
Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
2 Comments
Olá…, gostaria de saber se os vinhos estão inclusos na pensão completa!?
Olá Rafael, quando me hospedei os vinhos estavam inclusos em todas as refeições e sempre havia uma garrafa no quarto.