Desde março de 2023, com alívio da pandemia de Covid-19, mais países deixaram de exigir vacina para viajar, no entanto, a Febre-amarela ainda continua em alguns. O que pode causar confusão porque ainda não há determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil para emissão de Certificado Internacional de Vacinação para o novo imunizante. Portanto, é melhor providenciar os dois certificados e estar pronto para as oportunidades de passeios nacionais e internacionais.

Atualizado em

O texto Vacina para viajar no Brasil e exterior deve ser atualizado com frequência porque as regras mudam bastante. Salve o link e consulte sempre que precisar.

Certificado de Vacinação Covid no Conecte SUS

O também chamado de Passaporte da vacinação, ou sanitário, pode ser emitido por quem tomou as duas doses, ou dose única da Janssen, através do Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde ou pelo site conectesus.saude.gov.br.

Antes é preciso ter o cadastro no sistema do governo federal utilizando e-mail e CPF válidos. Baixei o aplicativo e 6 dias após tomar a vacina apareceram todos os dados necessários, pode levar até 10 dias ou deve entrar em contato com o seu local de aplicação para solicitar o registro.

Emitir certificado de vacina para viajar

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 tem validade de 12 meses e pode ser emitido em três idiomas: inglês, espanhol e português. Para comprovar, pode apresentar a versão em PDF impressa ou QR Code que pode ser validado no site validacertidao.saude.gov.br.

Como emitir o certificado:

  1. Após logado no site ou aplicativo clique em vacinas;
  2. Toque nas caixas onde diz 2º dose / 1º dose para confirmar as informações;
  3. Se completou o esquema vacinal, aparece o botão Certificado de Vacinação, clique e verá o documento (não é o botão Carteira da foto ao lado, este será para todas as vacinas no futuro);
  4. Para outros idiomas basta clicar na bandeira com as iniciais do país no topo da página.
receba dicas por e-mail

^ Voltar início ^

Certificado de vacina para viajar em inglês, espanhol e português

Vacina para viagem internacional

O certificado emitido pelo Conecte SUS é válido para entrar em vários países. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior, que incluem também informações sobre vacina para viajar. Outra alternativa é acompanhar as restrições de cada país como expliquei no texto “Coronavírus e viagens”. Mas recomendo acessar sites de embaixadas e consulados do local desejado quando chegar perto da partida para evitar surpresas, afinal as regras mudam com frequência. Veja a seguir quais companhias aéreas e países exigem comprovante de vacinação, entre outros requisitos.

As vacinas AstraZeneza, CoronaVac, Janssen, Moderna, Pfizer e Sinopharm estão na lista para uso emergencial da Organização Mundial de Saúde e as em negrito são as quatro aplicadas atualmente no Brasil.

Fontes: Gov.br e IATA. Foto destaque Pixabay.

^ Voltar início ^

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS » Vacina para viajar no Brasil e exterior
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Filipi França leite Reply

    E quem não quiser tomar?,vai ir pra prisão?!,pra uma forca?!,pena de morte?!,Pois daqui a pouco é isso que vai acontecer,e ainda dizem que a picadinha não é “obrigatória”,imagine se fosse…

    • Roberta Martins Reply

      A vacina também é pra proteger os outros da mesma forma que dirigir embriagado tem consequências. Se coloca em risco o bem-estar da maioria, regras devem ser criadas até uma solução melhor ser encontrada.

      Odeio injeção e foi dolorido, mas viajar com mais segurança devido à vacina é mais importante que a minha dor.

Write A Comment