Foi uma alegria mergulhar e descobrir a simpatia dos lobos-marinhos em seu habitat. Talvez a experiência mais emocionante em Cape Town. Sem serem treinados ou esperarem comida em troca, os lobos-marinhos foram se aproximando e interagindo durante o mergulho ao redor da Duiker Island, uma ilha colônia de animais marinhos na belíssima Hout Bay. No dia do passeio estava nublado, contudo, tenho fotos para mostrar como é uma das baías mais bonitas da península de Cape Town. Ali os oceanos Índico e Atlântico se misturam, mas é oficialmente considerado o gelado oceano Atlântico.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a África do Sul
Veja quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos
Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma
Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Hout Bay
Acesso rápido: Impressões | Como foi o mergulho | Tours | Quando ir | Como chegar | Por onde começar
Neste ponto da África as águas são congelantes e pioram no verão, em outubro (primavera) peguei a “agradável” temperatura de onze graus dentro d’água, dizem que chega a quinze com sol. Foi preciso toda uma preparação antes e depois de entrar para evitar hipotermia, mas valeu a pena o esforço. E se eu tivesse aguentado o frio por mais alguns minutos, provavelmente teria nadado abraçada com eles. Nessas horas a emoção fala mais alto e, às vezes, esqueço serem animais selvagens.
Bem, vou contar como foi o passeio Seal Snorkeling do início ao fim e mostrar em vídeo o que vi embaixo d’água.
O mergulho com lobos-marinhos
Steve e mais dois funcionários, da Animal Ocean, nos aguardavam no porto e logo começou a função da roupa de mergulho. Fiquei só de biquíni e vesti uma camisa de Lycra manga longa, um long john grosso, luva, bota e gorro, todos de neoprene para tentar manter a temperatura do corpo.
A lancha partiu para ilha e fez uma rápida parada entre os barcos de pescadores para um primeiro contato com os lobos-marinhos, eles sabem que ali tem comida em determinadas horas do dia e nem se importam com a nossa presença. Seguimos por mais alguns minutos pelas margens da baía até alcançar a colônia.
Na chegada os lobos já começaram a se exibir, gritos e saltos acrobáticos bem perto do barco, que por sinal era a única embarcação por ali. Steve deu as instruções, avisou que ele e outro iriam mergulhar conosco e quando não aguentássemos mais o frio, deveríamos voltar para o barco. Segundo ele, com aquela temperatura as pessoas costumam ficar até trinta minutos na água.
Me joguei e deu vontade de voltar na hora, aquele gelo foi um choque! Mas os bichos curiosos já estavam por ali e me motivaram a não ficar parada. Circulavam ao meu redor passando muito rápido e sempre de olho em mim, como provam as imagens. Eram muitos e não paravam quietos, pareciam confusos e não sabiam perto de quem chegar primeiro. Éramos cinco pessoas na água.
Foi difícil segurar a câmera com os dedos congelados. Eu trocava de mão, fazia exercícios com os dedos e esquecia o sofrimento totalmente quando eles se aproximavam. A medida que sentiam confiança começavam a chegar cada vez mais perto. No final, uma dupla começou a brincar na minha frente e esqueceu da minha presença, levei até uma rabada! Ou seria uma nadada? Para exemplificar, me bateram com as nadadeiras inferiores sem querer.
Perdi a noção do tempo enquanto mergulhava, pareceram horas, no entanto, aguentei apenas 25 minutos! Com a cara pálida, boca roxa e tremendo voltei para o barco e tive um rápido e perfeito atendimento. Jogaram água quente dentro da minha roupa de mergulho e me serviram chocolate quente e bolachas. Foi um alívio! Veja no vídeo logo a seguir.
A estrutura de filmagem da equipe era ótima e mostra os lobos com mais detalhes do que nas minhas fotos. Inclusive, Steve ajudou a deixar o vídeo mais legal. Ele colocou minha câmera em um tipo de foguete e jogou na água sendo puxado pela lancha, os bichos seguiram quase na mesma velocidade e do barco não percebíamos nada.
Trocamos de roupa ali mesmo no estacionamento usando o modelito toalha especial criado pela Animal Ocean.
Diferenças entre lobo-marinho, leão-marinho e foca
A princípio acreditei serem focas porque os instrutores chamavam de seals (palavra inglesa genérica para os três significados), mas um leitor atento alertou o equivoco quando publiquei as primeiras fotos nas redes sociais. Busquei a informação e aprendi, basicamente, focas não tem orelhas visíveis, lobos-marinhos não tem barba e o nariz dos leões marinhos é mais achatado enquanto nos outros dois é mais fino e pontudo. Os três são parentes próximos, assim como a morsa, mas esta é inconfundível devido aos dois dentes enormes.
Tours para ver lobos-marinhos
Animal Ocean é a empresa que faz os passeios entre setembro e abril, imagino que nem os instrutores se animam a mergulhar no inverno. Eles combinam um ponto de encontro no porto de Hout Bay e levam todo o equipamento de mergulho e sacos estanques para guardar o que não pode molhar. Pode só passear na lancha e ver os lobos e tem a opção de mergulhar com cilindro.
Apesar de Cape Town ser famosa pelo mergulho com tubarão-branco e lobo-marinho estar no topo da cadeia alimentar dos temidos predadores, os instrutores garantiram que Hout Bay está livre deles. Tubarões não foram vistos nos últimos trinta anos e a desculpa é que existem outras colônias maiores e mais atraentes na região. Druiker Island abriga somente 10 mil animais. Não confiei totalmente, mas resolvi arriscar.
Tome Nota
Quando ir: vale o ano todo, mas pode mergulhar com bebês lobos-marinhos entre março e abril ou aviste baleias em novembro. Hout Bay é um dos pontos de observação de baleias na África do Sul.
Como chegar: Hout Bay fica uns 20 km do centro de Cape Town, do outro lado da Table Mountain. Dá para chegar de transporte público (ônibus 108), mas nos aconselharam usar o ônibus turístico azul – Blue Mini Peninsula Tour, que passa a cada 20 minutos e pode descer e subir quantas vezes quiser durante um dia. Ele passa em vários pontos turísticos da cidade e tem áudio guia. O ponto de parada é Mariner’s Wharf, um porto com mercados de peixes e artesanato.
Clique para adquirir o pacote com duas rotas do ônibus turístico
Veja mais fotos do passeio:
Se gostou da experiência com esses animais, sugiro a leitura do mergulho com tartarugas em Barbados e a trilha com pinguins na Patagônia.
Fotos de Roberta Martins, Andre Motta e Animal Ocean.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Coronavírus e viagens
- Dicas África do Sul
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- O que é safari? Onde fazer, tipos e dicas
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
- Permissão Internacional para dirigir
- Dicas para alugar um carro
- Checklist viagem internacional – o planejamento
- Como tirar o passaporte
- Vacina Amarela para viajantes
- Tours e Traslados: como contratar
- Como encontrar os melhores preços em hospedagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Para saber tudo o que eu fiz durante esta viagem, veja o vídeo e os links para os artigos no post O que fazer na África do Sul – 33 dias em 5 minutos.
O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea Trails, South African Airways, Detecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Viajando com Eles e Viagem Criativa.
5 Comments
Olá.
Gostaria de saber o valor deste passeio.
Oi Bianca, não coloco valores porque eles ficam desatualizados. Este passeio foi feito em 2014. Por favor entre em contato pelo site da empresa, tem link no tome nota.
Pingback: As focas de Hout Bay - Viagem Criativa
Esse dia foi um dos melhores em Cape Town!!! <3
Lindo demais esse passeio, um dos mais tops que fizemos em Cape Town!!!