Conheci os vinhos sul africanos anos atrás, através de amigos entendedores, e cheguei ao país com grandes expectativas. Afinal, a África do Sul está entre os dez maiores e melhores produtores de vinho do mundo! Peguei a estrada, em uma aventura épica (desde Joanesburgo até Cape Town de carro), provando e adorando alguns shiraz e merlot comprados em supermercados do caminho. Logo, cheguei a Cape Town sedenta para visitar as vinícolas de Stellenbosch, Franschoek e Paarl.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a África do Sul
Veja quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos
Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma
Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
As três cidades são as colônias europeias mais antigas da África do Sul e concentram a maior parte da produção de vinho e de terroir do país. Apenas Stellenbosch (fundada em 1679) abriga mais de 200 vinícolas, das quais visitei quatro no tour da African Story.
A van me pegou cedo no hostel para um dia inteiro de degustações e estradas cênicas. O caminho até Stellenbosch, assim como as vinícolas, são rodeados por montanhas com recortes únicos e bases tomadas de parreiras. Vale o esforço para ficar acordado apreciando a paisagem.
4 vinícolas em Stellenbosch
A primeira parada é na Villiera com degustação ao ar livre de vinhos, licores e espumantes. Todos comentados pela guia sommelier. A marca é pioneira na produção de forma sustentável e opções orgânicas. Gostei bastante do premiado licor Inspiration.
Camberley é uma charmosa propriedade de apenas cinco hectares entre Stellenbosch e Franschoek. Ali teve um tour com explicações técnicas e degustação em ambiente fechado, porém, com bela vista para o vale. A marca produz vinhos finos de forma artesanal e se considera uma fazenda boutique.
Solms Delta foi a maior e mais bonita vinícola do dia. Começou com uma caminhada entre as parreiras passando por jardins e uma pequena trilha entre os bambuzais. Depois teve degustação ao ar livre com bastante tempo para circular e tirar fotos. Esta oferece variedade em atrações como museu e piquenique.
Na minha opinião, o melhor produto ficou para o final. Fairview, com sua seleção de vinhos perfeitos para harmonizar com queijos incríveis, me convenceu a comprar algumas garrafas e queijos de cabra. O bichinho, ilustrado nos rótulos, existe de verdade e mora em frente à casa principal. O sistema de degustação é quase industrial. Uma mistura de bar com self-service onde a pessoa escolhe o tipo de degustação e busca no local indicado.
COMPRE O TOUR ANTECIPADO COM A MESMA EMPRESA
Tome Nota
African Story Tours oferece passeios diários partindo às 8h30 de Cape Town com retorno às 17h30. Degustações de queijos e vinhos, o almoço, guia especializado e transporte desde o hotel estão inclusos no pacote. As vinícolas Fairview e Villiera estão presentes em todos as saídas, as outras podem variar assim como o local do almoço. Infelizmente, vou ficar devendo o nome do restaurante que serviu pratos deliciosos. Mas a guia garante a qualidade de todos.
Dica: procure embalagens com plástico bolha para trazer garrafas com segurança. Se quebrar, pelo menos não vaza na mala. Comprei na Fairview.
Você também pode visitar as vinícolas por conta própria alugando um carro (veja disponibilidade com a Rental Cars) ou pegando o Hop On Hop Off linha azul. A última opção é a mais econômica em ônibus turístico podendo subir e descer quantas vezes quiser durante um ou dois dias.
Para saber tudo o que eu fiz durante esta viagem, veja o vídeo e os links para os artigos no post O que fazer na África do Sul – 33 dias em 5 minutos.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis:
O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea Trails, South African Airways, Detecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Viajando com Eles e Viagem Criativa.