Também conhecida como Terra dos Deuses, a ilha mais famosa da Indonésia possui a maior comunidade hindu do país. Portanto, visitar os templos em Bali é ponto de partida para compreender a essência do povo. Além de apreciar belas paisagens e arquitetura oriental, de centenária a milenar.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Indonésia
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos
Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
É importante saber como a religião esta no centro da vida dos balineses e tudo é motivo para oferendas. Montar a cestinha com flores, incenso, frutas ou outros objetos é como tomar água, hábito realizado diversas vezes por dia e motivo da ilha ser super cheirosa. Fazem em casa, no carro, no trabalho, na praia e claro, nos templos. São mais de mil construções que abrigam centenas de festivais e cerimônias anuais. Sendo Ngaben a mais importante como contei no texto Arte e Cultura na Indonésia.
As vezes fica até confuso distinguir casa de moradores dos templos porque sempre terá o local para entrega das oferendas com esculturas de deuses e panos. Encontrei em todos os lugares onde me hospedei e recomendo procurar placas com o nome Pura (templo no idioma bahasa) ou perguntar antes de ir entrando em qualquer porta. Veja abaixo os templos visitados em Bali.
5 templos em Bali
Acesso rápido: Regras para visitar | Mapa
- Taman Ayun
O que eu mais gostei de visitar foi um templo das águas de 1635. Bonitos todos são, porém, quando conseguimos nos conectar com o lugar, a experiência é mais interessante. Chovia tanto quando o motorista me deixou na porta que cheguei a pensar em esperar no carro, então ele disse para aproveitar que o mau tempo espantava visitantes. Ele tinha razão e passei a maior parte do tempo completamente sozinha e atenta a todos os detalhes. Caminhei no bosque e ao redor do templo principal por horas e quando a chuva deu uma trégua, começou o burburinho de turistas. A falta de iluminação prejudicou as fotos, mas não o passeio. Taman Ayun foi o templo mais importante no reinado Mengwi e é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Onde: Jalan Ayodya, 10, Mengwi (veja no mapa abaixo)
Meu ponto base: estava hospedada em Seminyak e contratei motorista para conhecer a região em um dia.
LEIA: O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO NO TRANSPORTE EM BALI
- Tanah Lot
É o mais famoso e entre os mais bonitos por ser construído em uma rocha dentro do mar. Na base, esculturas de serpente sugerem proteção contra os maus espíritos do mar e a maré alta contra excesso de visitantes. Mesmo assim, as pessoas me molham pra poder entrar e ver de perto. Eu não quis arriscar molhar o meu equipamento e passei o tempo caminhando pelos arredores. A praia é cheia de templos menores e pontos legais pra ver o pôr do sol. Aliás, esta é a melhor hora pra visitar Tanah Lot pelas silhuetas das construções. Também pode passar o dia porque tem bastante coisa pra ver e boa estrutura em restaurantes e comércio.
Onde: Jalan Tanah Lot, Beraban
Meu ponto base: estava hospedada em Seminyak e fez parte do bate e volta mencionado no templo anterior.
- Uluwatu (Pura Luhur)
É provavelmente, o templo mais antigo desta lista com menções desde o século 10. Foi construído sobre penhascos, a quase cem metros de altura, para proteger a ilha dos maus espíritos vindos do mar e nos brinda com uma bela paisagem. Macacos também tem a função de proteger os templos, em Uluwatu são centenas e a diversão deles é roubar turistas. No fim da tarde acontece diariamente o Kekak, um show de dança, pago a parte, contando uma passagem hindu.
Onde: Pecatu, Uluwatu
Meu ponto base: estava hospedada em Nusa Dua e contratei motorista para conhecer a penísula em um dia.
LEIA: COMO FOI MEU DIA DE PRAIA E TEMPLOS EM ULUWATU
- Batur Sari
Não é o mais famoso, nem o mais bonito na região de Ubud, mas deixei o motorista me levar nos templos próximo a Floresta dos Macacos e este foi o escolhido por ele. É um templo hindu da realeza feito para ser local de descanso na difícil jornada até o Monte Batur. O bom dele é o número reduzido de turistas com diversas oportunidades para fotografar e observar. Em um galpão homens preparavam as oferendas enquanto mulheres vinham busca-las e espalhavam pelo templo. Veja mais fotos desse templo em Bali.
Onde: Jalan Suweta, Ubud
Meu ponto base: estava hospedada em Ubud e contratei um motorista
- Dalem Tengkulung
Templo descoberto por acaso e sem nenhum turista, porém, com acesso restrito a área principal porque estava acontecendo alguma cerimônia. Ficava a poucas quadras do meu hotel e as estátuas coloridas me chamaram a atenção. Perguntei se podia entrar e fotografar e só disseram para não passar em determinada entrada, mas observar pela porta estava liberado. Assim como encontrei esse lugar, existe centenas de outros templos em Bali. Basta se informar se a entrada é permitida e respeitas as regras. Como não parecia ser um lugar turístico, não consegui obter informações sobre a história do lugar, nem sobre a celebração. Este foi o único da lista que não pediu contribuição.
Onde: Jalan Pratama, 72, Nusa Dua
Meu ponto base: estava hospedada em Nusa Dua e saí a pé sem rumo
Extra! Um complexo de templos
Puja Mandala
E para provar como a Indonésia é um país aberto à diversidade, encontrei um lugar onde cinco templos de religiões diferentes dividem a mesma área e estacionamento. Lado a lado estão a mesquita Maskid Agung Ibnu Batutah, a igreja católica Maria Bunda Segala Bangsa, o templo Vihara Buddha Guna, a igreja protestante GKPB Jemaat Bukit Doa e o hinduísta Pura Jagatnatha.
Não entrei em nenhum para dizer se vale a pena a visita, apenas passei na frente quando fui a Water Blow, em Nusa Dua. Mas achei interessante deixar a dica aqui e aguardo comentários de quem foi, combinado?
Onde: Jalan Nusa Dua
Acesso o site oficial de turismo da Indonésia para ver mais opções.
Regras pra visitar templos em Bali (serve para quase todos os templos hindus)
O uso do sarong (canga) é obrigatório para homens e mulheres entrarem nos templos. Em alguns, uma faixa de cintura acompanha o traje. Não precisa levar porque fornecem o sarong e a faixa na entrada. Embora, eu recomende andar sempre com a sua canga ou vestir saia longa. O calor em Bali é quase insuportável e não pareceu agradável ficar vestindo panos usados por outras pessoas suadas.
Mulheres devem prender o cabelo e são proibidas de entrar menstruadas, mas ninguém confere esta última regra. Respeite conforme a sua crença.
Quanto custa: quase todos pedem uma doação com valor determinado e entrega um ingresso. O valor é bem acessível não chegando a cinco dólares nos mencionados nesta lista.
NÃO VÁ PRA BALI SEM SEGURO VIAGEM. PEGUE O DESCONTO AQUI
Mapa de Bali
+ Templos na Indonésia: | |
---|---|
+ Borobudur + Prambanan |
Veja mais fotos de Pura Batur Sari:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- Hotéis na Indonésia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.