Barcelona é um caos cultural, se escuta todas as línguas entre muitas culturas diferentes misturadas. E como não poderia ser diferente, existem brasileiros por toda a parte. A maioria dos moradores tem cachorros, vespas, bicicletas e se vestem de modo descontraído. Já os nativos são orgulhosos de suas tradições, não se consideram espanhóis e falam o seu próprio idioma – o Catalão. Mas todos falam espanhol e a sinalização da cidade está nos dois idiomas.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Espanha
Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
O seguro viagem é obrigatório.
Acesso rápido: Impressões | Passeios | Onde dormir | Tours | Onde comer | Dicas | Por onde começar
Viver um tempo em Barcelona faz bem para qualquer designer, é a maior concentração de desenhistas, arquitetos e artistas do planeta. E visitar é obrigação para quem gosta de lugares únicos no mundo. Tive a oportunidade de viver e trabalhar nesta cidade nos meses de outubro e novembro, e para minha surpresa fazia calor de dia, dava até para ir à praia de biquíni. Um casaco mais grosso e manta por cima da camiseta foi o máximo que usei para me proteger do frio noturno.
Durante este período descobri um lado que o turista, deslumbrado com tanta arte, não percebe. A cidade perdeu sua identidade com o grande volume de imigrantes e com isso herdou problemas que são comuns nos países de terceiro mundo como a insegurança, as pichações, os mendigos, as drogas e a prostituição. Existem mais muros e policiais que em outras cidades europeias. Não tem violência, mas tem muito ladrão batedor de carteira, principalmente nas Ramblas, Born e Raval. É preciso estar atento.
O melhor da capital catalã são as obras de Gaudí, a mescla cultural e a infraestrutura para pedalar. Vi muitas pessoas pedalando, existem várias ciclovias, semáforo para ciclistas e é possível levar a bicicleta no metro e no trem por toda a cidade, fora dos horários de pico. Abaixo preparei o roteiro do que fiz e mais gostei. As obras de Antoni Gaudí não estão listadas, pois mereceram um post à parte.
Os passeios
Caminhe pelas Ramblas, as ruas mais famosas da cidade que ligam o Port Vell (antigo porto revitalizado) a Praça Catalunya, e passe por várias atrações como estátuas humanas, bancas de flores e lojas. Ali fica o colorido Mercat de La Boqueria com frutas e comidas diferentes, tudo muito organizado. Também o Grand Teatre Del Liceu, conhecido com El Liceo, é um dos mais importantes teatros de ópera do mundo. E para os supersticiosos como eu, não deixe de beber na Fonte De Canaletes. Fica na saída do metro e diz a lenda: quem bebe de canaletes volta à cidade.
Conheça Montjuïc e tenha uma bela vista da cidade, além de importantes museus e o Poble Español, uma cidade espanhola dentro da Catalunia que conserva os prédios antigos com lojas e bares legais. Fora do inverno tem um show de água e luzes a noite e tem escada rolante para chegar na parte mais alta. O Parc Güel e Sagrada Família também tem excelentes vistas de Barcelona.
Faça um piquenique no parque de La Ciudadela, ali tem uma fonte criada por Gaudí, o Puerta de La Ciudadela e lindos caminhos para percorrer.
Barceloneta é a praia mais famosa, era vila de pescador e hoje é agradável para caminhar e pedalar. É simples comparada com as brasileiras, mas vale a experiência de pegar uma praia no mediterrâneo.
Port Olimpic onde foram realizadas parte das provas das Olimpíadas de 92, é agradável de caminhar e ver lanchas e iates maravilhosos.
Tours e ingressos
Os Bairros
É fácil se localizar em Barcelona com os quarteirões quadrados e algumas ruas que cortam a cidade transversalmente como Diagonal, Gran Via de Los Cortes Catalanes e Passeig de Gràcia. Todas devem ser percorridas visitando os diversos bairros, cada um com a sua peculiaridade. L’example e Gràcia são os mais sofisticados com o melhor do modernismo, cheio de bares e lojas interessantes. O medieval Barri Gòtic, El Raval e Barri Xino são a parte velha da cidade. O Gótic tem a arquitetura gótica mais conservado de toda a Europa. Raval é bairro de imigrantes onde a mescla cultural é ainda mais presente. Ali perto fica El Born que é cheio de estrangeiros e possui vida noturna agitada.
Museus
Barcelona é um museu a céu aberto. Basta caminhar pelas ruas para perceber a riqueza na arquitetura modernista com exemplos da arte contemporânea a romana, passando pela medieval e representativa na Art Nouveau.
O Museu Barbier-Mueller é arte pré-colombiana no bairro El Born. O Picasso é bem interessante para entender cada fase do pintor, fica próximo no bairro La Ribera. O MACBA é o museu de arte moderna perto da Plaza Catalunya. Na frente fica sempre cheio de skatistas fazendo manobras.
O Museu de Artes Decorativas fica na Av. Diagonal e tinha uma exposição bastante interessante quando visitei, é bom verificar a agenda atual. Em Montjuïc tem A Fundación Joan Miró, que o nome já explica, e a Caixa Fórum. Este último era uma antiga fábrica que virou um centro de cultura e arte contemporânea com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Noite em Barcelona
Começa tarde e as opções são muitas, para saber o que acontece compre El Guía del Ocio, é vendido semanalmente nas bancas. A maior concentração fica nos bairros Raval, Born, Gòtic e Gràcia, este último mais chique.
Bares tem Ovella Negra, uma taberna tradicional nas Ramblas, mas não gostei do tratamento, só falavam catalão e quando pedi o menu em espanhol me disseram que não existia comida em espanhol por ali e se eu estava na Catalunia teria que saber catalão. Não gostei. É um bar cheio de turistas, não entendo como podem tratar os clientes assim. Outro lugar típico e mais simpático é a Champanharia, perto da Barceloneta, sempre lotada de gente, tomei banhos de bebida por causa do empurra-empurra. Dá para comprar uma garrafa de uma boa cava mais dois bocadillos por 4 euros, é lugar para sair super alegre e cheirando a champanhe. Também tem o Obama – Pub restaurante na Gran Via com muita cerveja e música ao viso em alguns dias.
Fiz festa nas boates Apolo e Razzmatazz, a primeira predomina a música eletrônica por isso, gostei mais da segunda com vários ambientes e muito espaço. Na Rasmatazz achei curioso as fãs do Dj, era sueco e fazia muito sucesso, ficava num palco no meio de um show de luzes enquanto elas gritavam e pediam autógrafos jogando seus leques espanhóis. Ele assinava e atirava de volta para o público.
Tome Nota: o que fazer em Barcelona
Hospedagem em Barcelona: Morei no Hotel Via Augusta e o melhor era a localização. Tinha tudo por perto e dava para ir a pé em muitas atrações famosas. Na época o prédio estava em reforma e tinha alguns problemas, mas o staff era muito simpático e sempre foi atencioso. Pelas fotos atuais deve estar muito melhor.
Ane Damasceno esteve lá este ano e indica o Hotel Constanza com quarto e banheiro maravilhosos. É bem localizado na rua Bruc, 33. O quarto duplo custou 68 euros.
Refeições: Coma os Kebabs encontrados por toda a parte, são bons e baratos. Bocadillos são encontrados em todos os bares e padarias, eu adorava o de morcilla. A rede Fresc Co (buffet livre) tem saladas, sopas, sobremesas, pizzas, pastas, pratos quentes e bebida no valor de 8,90 euros, outra dica da Ane.
Se for designer e passar por lá em novembro descubra detalhes da Design Week Barcelona, as palestras são ótimas e o networking também.
Alugue uma Bicicleta e conheça todas as praias pedalando.
No 1° domingo do mês muitos museus são grátis.
Para economizar: descubra eventos e entre, os coquetéis sempre são bons.
Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Barcelona.
Fotos de Roberta Martins, Oswaldo Lópes e Osmany Torres.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ESPANHA » BARCELONA »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva: