Foto da Semana #233 La Barra

La Barra é onde os mais jovens se encontram nas festas e no litoral. Lojinhas descoladas, antiquários e restaurantes bacanas dão o tom despojado à cidadezinha ao lado de Punta del Este, pelo menos, no verão.

Bikini é a praia a mais famosa pelo surf e bares na orla, em Montoya tem campeonatos de surf e shows variados. Mas caminhando pela areia encontrei este visual praticamente deserto em plena alta temporada, provando como sempre é possível encontrar um lugar belo e tranquilo para descansar no Uruguai.

Praia em La Barra, Maldonado - Uruguai
Praia em La Barra, Maldonado – Uruguai

Como chegar a La Barra: o melhor trajeto é pegar a rambla Lorenzo Batlle Pacheco partindo de Punta del Este, 10 km distante passando pela ponte ondulada Leonel Vieira. Aquela que dá um frio na barriga e já virou cartão postal de Punta.Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

receba dicas do Uruguai por e-mail

^ Voltar início ^

Foto da Semana #230 Casapueblo

Casapueblo foi a última moradia do artista Carlos Páez Vilaró. Hoje é uma espécie de obra de arte complexo turístico com museu, hotel, restaurantes e parada obrigatória ao pôr do sol. Foi construída, literalmente, pelas mãos de Vilaró e pescadores locais de forma quase artesanal e se tornou um dos símbolos de Punta del Este. Embora o local seja em Punta Ballena, a proximidade com a cidade mais badalada do Uruguai rendeu o grande fluxo de turistas nas alta temporada.

Quem foi Vilaró
Vilaró é conhecido internacional por ter participado dos grandes movimentos artísticos do século 20 em Nova York, São Paulo e cidades da Europa. Locais onde montou oficinas e compartilhou experiências com artistas como Salvador Dalí e Picasso. Toda esta inspiração ele trouxe de volta ao Uruguai e, no no auge da carreira, se voltou para cultura local criando algo único no pequeno país final da América do Sul. A referência no singular é para o tipo de arte porque o legado deixado pelo artista vai além da arquitetura da Casapueblo. 

A dica é visitar Punta Ballena duas vezes para ver o pôr do sol no terraço da Casapueblo e a construção iluminada pelas cores do entardecer como mostro na imagem.

Casapueblo
Casapueblo ao entardecer, Punta Ballena, Maldonado

A Cerimônia do Sol acontece diariamente ao pôr do sol desde 1994. Um poema de despedida é lido pelo próprio Villarró no terraço da Casapueblo. Antes pessoalmente e, desde sua morte em 2014, através do áudio deixado por ele. E se for no inverno ainda terá a oportunidade de ver as baleias circulando entre o mar e o Rio da Prata. O melhor ponto é no Mirante de Punta Ballena, a ponta no final da península.

Como chegar a Casapueblo: localizada a 16 km de Punta del Este pela Interbalnearia. Tem acesso bem sinalizado e fácil de achar de carro. Então basta ir até a ponta da península para ver o visual e a casa ao lado direito. Na alta temporada existem passeios oferecidos por agências locais a preços razoáveis, em outras épocas é melhor estar de carro. Reserve um carro com o nosso parceiro Rental Cars.

Conheça mais sobre vida e obra de Vilaró e informações para visitar o Taller de Casapueblo no site. O museu abre todos os dias do ano das 10h da manhã até o pôr do sol.

Para se hospedar no Club Hotel Casapueblo reserve no Booking.

+ Veja o Monumento Los Dedos

^ Voltar início ^

Foto da Semana #208 Bodegas Carrau

Este foi o cenário onde acordei na passagem pela fronteira durante a Rota Caminho Farroupilha. Como a hospedagem é somente para convidados, pelo menos por enquanto, não posso divulgar como dica de turismo. Contudo, posso mostrar como o conjunto paisagem rural de Rivera mais a luz do amanhecer no inverno são incríveis para fotografar.

Na taça um vinho da Bodegas Carrau e ao fundo as vinhas da atual vinícola Cerro Chapéu. Bodegas Carrau é a mais antiga do Uruguay, de 1752. A empresa é conhecida pela propriedade nos arredores de Montevidéu e tem outras inclusive no Brasil. Esta fica no Cerro do Chapéu, na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. Os vinhos são excelentes e facilmente encontrados nas lojas de Rivera. E claro que eu não bebi a esta hora da manhã, foi apenas para fotografar, mas saboreei alguns nos almoços e jantares realizados na região e entrou para lista dos melhores vinhos uruguaios.

Bodegas Carrau
Bodegas Carrau no Cerro do Chapéu em Rivera – Uruguai

^ Voltar início ^

Foto da Semana #193 Quesería uruguaia

A imagem de hoje foi quase em tempo real durante a viagem pra conhecer melhor os vinhos da Região Campanha. Estava visitando vinícolas em Santana do Livramento e decidi atravessar a fronteira para comprar guloseimas (media lunes, sorvete conaprole, alfajor…) em Rivera, no Uruguai.

Parar em uma loja de queijos (quesería) é um hábito sempre que dou uma volta no país, mas desta vez encontrei a melhor de todas já visitadas. Le Carroussel foi recomendada pela higiene e surpreendeu pela estrutura, organização e a aula sobre conservação e maturação de queijos ministrada pelo vendedor Toni.

Queseria Uruguaia
Le Carrousel em Riveira
+ Saiba o que beber e comer no Uruguai

Primeiro eu apenas parei pra fazer as fotos pela parede de vidro, então ele veio, convidou pra entrar na sala refrigerada e começou a falar sem nem saber se eu iria comprar. Claro que eu iria, no entanto a vontade de comprar mais aumentou. A loja tem 20 tipos de até 36 meses de maturação e coloca à venda somente após 12 meses. Outra vantagem foi a cotação dólar para o real, estava melhor que a maioria das lojas por ali.

LA Carroussel é a quesería uruguaia na Calle Agraciada, 374. Em Rivera, cidade fronteira com Santana do Livramento. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 20h e domingo das 8h às 13hs.

^ Voltar início ^

Foto da Semana #86 Propaganda criativa em Colônia

Read in English

Essa semana conheci Colônia de Sacramento, cidade portuária de fronteira que nos convida a percorrer suas ruas a pé observando cada detalhe. Principalmente na parte histórica com suas ruínas, ruelas, casas coloniais e muito bom gosto dos atuais moradores. Por exemplo, esta carro é um tipo de propaganda criativa para atrair clientes para o restaurante em frente.

propaganda criativa
Propaganda criativa de restaurante em Colônia de Sacramento
+ Pôr do sol em Punta del Este e Colônia de Sacramento

^ Voltar início ^

Foto da Semana #29 Transporte para Cabo Polônio

Read in English

A foto mostra a estrada que vai para Cabo Polônio, uma praia onde só é possível chegar a pé ou dentro de caminhões com tração nas quatro rodas que vão por cima das dunas. Montes de areia que chegam a setenta metros de altura! Olha como é legal o transporte para Cabo Polônio nos chamados dromedários.

Transporte para Cabo Polônio
Transporte para Cabo Polônio
+ 12 segundos de escuridão

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » Melhores fotos do Uruguai
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comentários

  1. irei em alta temporada, mas gostaria apenas de ver o por-do-sol… como devo proceder? Devo reservar com antecedência? Devo procurar uma agência para isso, ou é só chegar lá?

    • Roberta Martins Responder

      É só chegar, mas na alta temporada é bom chegar cedo para garantir ingresso e melhor ir durante a semana. O pôr do sol visto de fora da casa também ´é legal, mas o astral de ouvir o poema é só dentro do museu mesmo. Se for no fim de semana, sugiro garantir ingresso antes, mas não sei indicar porque sempre vi na hora

Deixe seu recado, escreva algo