Definitivamente, a Colômbia é um país encantador. Não apenas pela riqueza cultural e diversidade de recursos naturais, mas principalmente pela receptividade dos colombianos. Conto como desbravei Cali, Popayan e Cartagena.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Gostaria de reservar hotel? Veja os visitados na Colômbia
Saiba quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos
Cali, Popayan e Cartagena
Acesso rápido:
Por Miriã Melo ℹ︎
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Resolvi registrar a minha experiência porque, diferentemente do que muitos podem pensar, nas duas semanas na Colômbia percebi como é um destino seguro e cheio de encantos. Tive a sorte de ficar hospedada na casa de uma amiga e, uma vez estando lá, foi fácil conhecer os amigos dela e aproveitar cada segundo.
A Colômbia é um país muito bonito, com pessoas alegres e educadas. Sobre onde ir, depende do que você espera encontrar… No meu caso, fui para Cali (no Valle del Cauca), Popayan e Cartagena. Locais onde tive a oportunidade de conhecer o Parque del Café, a Catedral de Buga e a antiga capital da Colônia; ver muito verde nos diversos cafezais; e tomar a água panela com queijo no Km 18 da serra rumo ao litoral — onde faz um clima um pouco mais fresco. Ah! Tive a chance de ver um espetáculo mesclando música, teatro e circo chamado Delirio:
1. Cali
Em Cali, também conhecida como capital da salsa, estive na igreja de Santo Antonio, em La Loma, uma zona mais artística com muitas opções de artesanatos. Visitei o Parque de Los Gatos, no Salsódromo (sim, eles têm salsódromo), a Torre de Cali e onde mais minhas pernas me levaram. Saí algumas vezes para curtir a noite e, entre os lugares que mais gostei, estão el Malecón, onde pude ver um grupo de salsa cubana se apresentar; a Sagsa, para dançar até cansar; e Absenta, para tomar uns bons drinks e experimentar o ótimo aguardente colombiano.
De comidinhas experimentei os patacones (bananas-verdes fritas), deliciosas tostadas de banana, arepas, pan de bono, tamales, empanadas e aborrajado — que é maravilhoso, mas uma bomba calórica por ser um bolinho frito feito de banana madura e queijo. Também provei o Champús, uma bebida feita de milho e frutas com sabor bem exótico, porém, a minha bebida preferida ficou sendo a lulada, feita de lulo, é uma frutinha azedinha com um sabor parecido com o do kiwi.
Se não tem amigos na região ou viaja sozinho, pode ser uma boa contratar um Tour de festa (Pub Crawl) para ir acompanhado nos melhores lugares e ainda fazer amigos.
2. Popayan
Já Popayan, antiga capital da Colômbia, é uma cidade mais charmosa e colonial, porém muito pequena e sem grandes atrações além dos restaurantes, da história e da arquitetura colonial.
3. Cartagena
Em Cartagena, fiquei abismada com tanta beleza natural e com a preservação das belas construções. Era possível ver lindeza por todas as partes, como no mar e nas casinhas com flores na varanda ou no Castelo de San Felipe de Barajas. Para quem já esteve na Espanha, é impossível ir para a Colômbia e não notar a influência arquitetônica, especialmente em Cartagena.
De Cartagena, é fácil pegar um barco e ir para as Islas del Rosario, caso queira visitar o aquário ou praticar mergulho. Mas, como meu objetivo era curtir uma boa praia, preferi ficar na Playa Blanca, indispensável para aproveitar o mar cristalino com água morninha e tomar uns drinques em um dos quiosques típicos da Isla Baru. Na volta vale passar por Boca Chica, para conhecer um pouco da história dessa ilha habitada por apenas 13 mil habitantes. Ah, pode ser que nesse passeio a maré esteja agitada e seja uma aventura, pois a lancha não oferece muita estabilidade. Sobre as praias de Cartagena, em geral, são limpas e muito bonitas, mas vale ir para outras mais afastadas.
Dicas para economizar na Colômbia
Por fim, e não menos importante, é possível aproveitar muito sem gastar tanto. Vale negociar bastante na hora de fechar algum passeio ou até mesmo comprar artesanato. Outro ponto que serve de alerta é a conversão do dólar, é bom sempre ter um pouco de pesos colombianos em espécie, mas o jeito mais seguro de levar dinheiro para Colômbia é no cartão Wise para pagar menos IOF e sacar nos caixas ATM quando precisar. Para mais dicas acesse o texto da Roberta “Turismo na Colômbia”.
E você, já esteve ou pretende ir para a Colômbia? Deixem aqui seus comentários!
Miriã Melo é publicitária, apaixonada pela vida, fotografia e viagens. Após fazer um Master em Marketing Digital na Espanha, retornou para São Paulo e atualmente trabalha como Gerente de Contas em uma empresa de serviços de tecnologia.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » COLÔMBIA » CALI »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
TODOS OS DESTINOS LATINOS VISITADOS
- ARGENTINA
- BOLÍVIA
- CHILE
- COLÔMBIA
- COSTA RICA
- CUBA
- EL SALVADOR
- EQUADOR
- GUATEMALA
- MÉXICO
- PANAMÁ
- PARAGUAI
- PERU
- URUGUAI
- VENEZUELA
Melhores fotos da Patagônia
Melhores fotografias do Peru
Fotos das Cataratas
Melhores fotos de El Salvador
7 Comments
Vou para a Colômbia e ainda estou na dúvida de vou ou não para Cali. É uma cidade que vale a pena a visita? Quero aprender a dançar salsa, por isso pensei em Cali. E sobre a segurança? Obrigada.
Oi Aline, minha experiência em Cali foi muito bacana! A cidade é segura e super bonita. Sem contar que é parada obrigatória pra quem quer aprender a dançar salsa. Recomendo muito mesmo! Se conseguir passar por lá, conta pra gente! Vamos adorar ver seu relato.
Olá,
Irei a Cartagena e Cali finak deste ano.
Ficarei nos aptos do AIRBNB e vi que Cartagena nao possui NENHUM no centro histórico. é facil locomoção pela cidade? Ficarei entre EL LAGUITO E BOCAGRANDE.
Obrigado,
Antonio
Olá Antonio,
A locomoção é bem tranquila! Saindo de Bocagrande você levará uns 15 minutos para chegar no centro histórico se for de táxi e os preços costumam ser acessíveis. 🙂
Olá gostei das suas dicas , porém gostaria de saber se realmente é seguro lá, estou querendo ir agora em outubro com minha esposa e minha filha de 4 anos. Mas um pouco receoso com a segurança na Colômbia.
Oi Humberto, que bom que gostou das dicas! 🙂 Respondendo sua pergunta, achei tudo muito seguro e tranquilo. De qualquer forma, evite ficar hospedado em locais mais afastados dos locais que pretende visitar. Assim, terá mais segurança e evitará perder tempo com o trajeto. Espero que aproveitem a viagem!
Oi, Miriã
Adorei o texto e as ótimas dicas.
Ah, lindas as fotos…quem sabe em breve não confira todas as belezas pessoalmente.beijos