Arquà Petrarca, uma cidade medieval entre colinas


Viajando de carro por Colli Euganei (região serrana do Vêneto), cheguei a Arquà Petrarca. Uma cidadezinha medieval silenciosa e, aparentemente, ignorada pelos turistas. Pelo menos em uma sexta-feira de outubro.

Leia todos os textos sobre a Itália

Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior

Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Arquà Petrarca data do período dos romanos, já foi borgo e ganhou fama depois que o poeta Francesco Petrarca (século XIV) passou seus últimos anos de vida e foi enterrado por ali. A casa dele virou museu e a tumba está em frente à Igreja Santa Maria Assunta (de 1026).

QUEM FOI O POETA?
Francesco Petrarca foi um intelectual e humanista italiano considerado o inventor do soneto (poema com 14 versos). Autor de Cancioneiro, também um dos precursores do renascimento italiano além de ter a mesma importância de Dante Alighieri como um dos escritores que aprimoraram o idioma italiano.

Casa de Petrarca fica na parte alta da cidade, veja informações, valores e horários no site.

Vista para Igreja Santa Maria Assunta, em Arquà Petrarca
Vista para Igreja Santa Maria Assunta
receba dicas da Europa por e-mail

Outono em Arquà Petrarca

Milho e abóbora à venda na frente das casas de Arquà Petrarca
Milho e abóbora à venda na frente das casas

Arquà Petrarca tem ruas e casas de pedra preservadas onde minha sugestão é estacionar o carro logo na entrada e subir a pé atento a cada detalhe da arquitetura e vegetação. Tem uma bela vista para as colinas e pequenos estabelecimentos charmosos vendendo azeites, vinhos, legumes e frutas da estação. Tudo produção local e o que não falta são bares e restaurantes aconchegantes para desfrutar produtos frescos e conversar com os moradores.

Com menos de dois mil habitantes é praticamente zona rural e destino perfeito para ser visitado no outono. Época de colheita da romã, milho, abóbora e guiggiole, uma espécie de azeitona de onde é feito um licor delicioso e exclusivo. A bebida não é industrializada, tentei comprar uma garrafa e eles diziam ser apenas para quem visitava a cidade naquele período. Placas na rua chamavam para degustar Brodo de Giuggiole (o licor) e visitar a Festa delle Giuggiole, uma pena que seria só na próxima semana.

Brodo de Giuggiole
Brodo de Giuggiole
Giuggioles
Giuggioles
Os caminhos por Arquà Petrarca
Os caminhos na cidade
Romãs maduras deliciosas
Romãs maduras deliciosas

Passei algumas horas caminhando, fotografando, expiando janelas e pulando (para não dizer roubando) para tentar pegar romã das árvores que excediam os limites dos muros de algumas casas particulares.

Oliveira carregada de azeitonas pretas
Oliveira carregada de azeitonas pretas

Como o momento era curto, preferi passar o tempo restante curtindo vinho e petiscos italianos no almoço do que num museu ou igreja. Mas quem já foi recomenda aproveitar a experiência completa em um passeio de um dia. A região também é rota de vinho e sempre vale a pena pedir o da casa.


villa dei vescovi
Conheça também em Colli Euganei:
+ Villa dei Vescovi 
+ Valsanzibio

Tome Nota 

Vinho da casa, pães e frios na Osteria Al Guerriero, em Arquà Petrarca
Vinho da casa, pães e frios na Osteria Al Guerriero

Onde comer: Osteria Al Guerriero fica na Via Jacopo da Arqua 2/4. A proprietária Nina nos recebeu com a maior simpatia explicando as especialidades e bebidas indicadas. Vende o azeite produzido por eles e os preços são acessíveis.

Trouxe algumas latinhas de azeite na mala
Trouxe algumas latinhas de azeite na mala

Como chegar: partindo de Pádua fica 23 km distante pela rodovia SS16.

Para alugar carros em Padova ou Veneza veja o site da Rental Cars.

Se preferir passar a noite por ali, encontrei 14 hotéis no Booking. Eu passei os cinco dias no Veneto hospedada no Igea Suisse (clique para ler minha resenha), em Abano Terme.

Mesmo medieval também tem espaço para arte de rua atual. Alessio é um artista bastante conhecido no Vêneto
Mesmo medieval também tem espaço para arte de rua atual. Alessio é um artista bastante conhecido no Vêneto

Veja mais fotos de Arquà Petrarca:

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ITÁLIA » ARQUÀ PETRARCA » Arquà Petrarca, uma cidade medieval entre colinas
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comentário

Deixe seu recado, escreva algo