Já vi em tantos filmes e acho lindo aqueles jardins bem cuidados com formas definidas e flores organizadas compondo caminhos, mas nunca havia andado em um labirinto. Então surgiu a oportunidade de visitar um dos jardins barrocos mais importantes do mundo quando estava em Colli Euganei, no Vêneto. Conto como foi visitar Valsanzibio.
Leia todos os textos sobre a Itália
Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior
Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Jardim Valsanzibio
Valsanzibio é um jardim onde cada detalhe tem um significado simbólico preservado desde o princípio, o ano de 1669. Possui sessenta estátuas em tamanho real e outras que se integram ao ambiente como fontes, chafarizes, riachos e tanques de peixes. São centenas de árvores, alguns animais (coelho e cisnes) e um labirinto com entrada, saída e mirante central.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ITÁLIA. PEGUE O CUPOM AQUI
Olhar do alto do mirante parece fácil e vem a pergunta na forma de pensamento: como as pessoas podem se perder ali dentro?
Um labirinto na Itália
Na prática é diferente, perdi a noção de espaço quando entrei, as paredes vão ficando mais altas e no momento em que tentei voltar, o caminho não era o mesmo. Pior quando percebia que já havia passado por ali sem ter certeza se o certo seria seguir em frente ou voltar! Confesso, sou um tanto desorientada, mas a percepção muda e não é fácil como parece ser. Os amigos presentes concordaram comigo.

Consegui sair, mas demorei mais que o esperado. Em alguns pontos as paredes tem mais de dois metros de altura, em outros a única saída é voltar e quando pedia ajuda, não dava para saber ao certo de onde vinha o som com a resposta dos meus amigos. Era uma tarde nublada, imagina percorrer o trajeto de noite ou depois de beber algumas…

Leandro se perdeu lá no seu interior e, para eu descobrir onde ele estava, pedi pra levantar o braço. Ele tem quase um metro e noventa e só dava pra ver os dedos, então gritei para pular e este foi o resultado. Consegue perceber a dimensão? Se anima a encarar?

Tome Nota
Quando ir: era outono e passei horas agradáveis por ali, mas na primavera deve ser muito mais bonito.
Para entrar em Valsanzibio tem que pagar ingresso na entrada e é proibido tirar fotos. Como a viagem era um trabalho, consegui assinar uma autorização e só tenho permissão para publicar aqui no Territórios e em nossas redes sociais. Veja valores, localização e horários no site.
Fotos de Valzanzibio:












Conheça também Abano Terme, Arquà Petrarca e Villa dei Vescovi, todos em Colli Euganei.
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Colabore com a manutenção do Territórios adquirindo serviços por meio desses links. Toda venda efetiva gera uma comissão e você não paga a mais por isto. Os valores são os mesmos praticados em agências e sites de viagem. Obrigada!