Quando comuniquei aos amigos a viagem à Indonésia, alguns lembraram da canga de Bali e pediram de presente. Mal sabem eles como a pintura em tecido batik é a forma de arte mais desenvolvida no país e a técnica encontra maestria na ilha de Java. Menos turística e com essência cultural mais preservada que a vizinha Bali.

Foi na cidade de Yogyakarta onde tive a oportunidade de passar uma manhã vendo o processo completo de produção e fiz o curso básico de batik. Na saída ainda tem a loja da Batik Plentong com peças lindas, exclusivas e caras. Mas é o preço justo para um trabalho artesanal de altíssima qualidade. São centenas de roupas, cangas e artigos para casa.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Indonésia      

AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos

Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui

Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Mulheres desenham com parafina quente
Mulheres desenham com parafina quente

Mas afinal, o que é Batik?

Batik, ou batique, é um técnica milenar de tingimento em tecidos de forma artesanal. Utiliza algodão, tinta e parafina como matéria prima básica e a criatividade é o limite na hora de criar os desenhos. Embora exista o sistema mais rápido de produção utilizando padrões em moldes de cobre, os mais belos são aqueles que chegam a levar um mês para serem finalizados.

O processo com moldes geralmente é feito pelos homens
O processo com moldes geralmente é feito pelos homens

Na forma tradicional, uma mulher cria os traçados com lápis sob o pano. Em seguida, outras desenham linhas com parafina quente e depois os homens entram em cena para tingir, lavar e secar. Quanto mais cores, mais vezes o processo será repetido.

Desenho a mão livre
Desenho a mão livre

A origem da técnica é controversa. Embora exemplos de panos tingidos há 1500 anos tenham sido encontrados no Egito e Oriente Médio, outros países como Índia, Japão, Turquia e China criaram padrões nos últimos séculos. Contudo, nenhum se aprofundou tanto e segue desenvolvendo processos manuais como em Java, por isso o batik javanês é o mais conceituado no mundo.

Parafina quente é aplicada nas áreas que não devem ser tingidas
Parafina quente é aplicada nas áreas que não devem ser tingidas

O curso rápido de batik

Longe de ser um curso para profissionais, serve para um contato mais íntimo com à técnica e valorizar ainda mais o difícil trabalho realizado por eles. É pra sentir a textura do pano, o calor e o cheiro da parafina. Exige concentração e habilidade manual que definitivamente eu não possuo. Mas deveria, afinal me formei em desenho industrial. Sou encantada, estudei e treinei técnicas têxteis variadas na adolescência.

Alguns lenços brancos, com desenhos feitos à lápis, foram dispostos na mesa para escolhermos. Cada um pegou o seu e uma artista faz o acompanhamento individual dizendo o que fazer e não fazer. O perigo é se queimar com parafina quente e o estrago é deixar cair demais em cima do pano ou no chão. Era apenas pra contornar o desenho, utilizando o pincel de metal chamado tjanting, com linhas finas. As mulheres muçulmanas tem a maior paciência e são super simpáticas. No final ela pegou a “minha arte” e tratou de criar novos traços em cima dos pingos perdidos para melhorar o acabamento.

Matérias primas utilizadas no batik
Matérias primas utilizadas no batik

O resto do processo foi com eles devido ao nosso curto tempo disponível em Yogyakarta. Inclusive, nos entregaram as peças doze horas depois para dar tempo de tingir, lavar e secar. Isto porque era apenas uma cor.

Moldes de cobre para a produção rápida
Moldes de cobre para a produção rápida
Acabamento da parafina
Acabamento da parafina
Batik artesanal
Batik feito em Magelang, outra cidade da ilha de Java

Tome Nota

Batik Plentong é a empresa têxtil fundada pelo casal Djaelani Wignyosudarmo e Supartini Djaelani nos anos 50 e até hoje preserva a forma tradicional da arte do batik. Oferece tours gratuitos contando a história da técnica e o seu processo de fabricação. Também tem cursos básicos para aprender como eu fiz. Fica no endereço Jl. Tirtodipuran, 48, em Yogyakarta. Telefone: +62 274 373777.

Se estiver em Bali, também é curso de batik em Ubud.

Hotel em Yogyarkarta: The Phoenix Hotel foi o mais interessante de toda a viagem pela Indonésia e já escrevi o relato detalhado aqui.

A viagem Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » INDONÉSIA » YOGYAKARTA » Aprenda a fazer batik na Indonésia
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

8 Comments

  1. Guida Gorga Reply

    Roberta, bom dia.
    Amo este linda arte, o BATIK, tenho interesse em importar alguns materiais para a produção do batik, como os tjanting, tintas e carimbos. Vc conhece algum importador que poderia me ajudar nisso?
    Grata,
    Guida Gorga
    (61) 984053395

    • Roberta Martins Reply

      Oi Guida, infelizmente não conheço, fui como turista. Mas procure entrar em contato com a loja indicada, eles podem saber de algo. Lembrando que não falam português, mas entendem inglês.

  2. Morei 9 meses em yogya fazendo Batik. Hoje dou workshops. Que bom encontrar akguem que tambem conheceu esse universo.

    • Roberta Martins Reply

      Eu não tenho muita habilidade manual, mas adoro aprender a cultura de um lugar na prática para entender melhor. Acho lindo quem consegue criar com as mãos

    • Prezada Olívia. Se vc acessar este post novamente, meu nome é Guida Gorga, tenho interesse no workshop de batik. Você pode me contactar? meu celular é (61) 984053395 (Whatsapp).
      Grata,

  3. Quero fazer esse curso. Parabéns pela transparência e divulgação.
    Gratidao

Write A Comment