Somente a 31 quilômetros da cidade imperial de Meknez está um dos lugares históricos e culturais mais interessantes do Marrocos. Volubilis, nosso próximo destino.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Marrocos
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem no Marrocos, faça orçamento rápido aqui
Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Volubilis
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Passado algum tempo, deixamos a planície árida e marrom da região central do país e nos encontramos viajando em meio a natureza exuberante das montanhas e bosques da região de Rarb. Mesmo ao longe, contra uma plantação de oliveiras, já podíamos enxergar algumas partes daquele imenso lugar. Naquele momento enfrentávamos uma visão que, em qualquer lugar do mundo, produz a mesma sensação de espanto e assombro: a percepção de estar chegando às ruínas de uma cidade romana.
No caso de Volubilis trata-se do sitio arqueológico mais importante e bem conservado do Norte da África.
“Tudo aqui estaria ainda mais bem conservado se não fosse o terremoto de Lisboa em 1755. O abalo foi tão forte que derrubou algumas das nossas construções mesmo a tantos quilômetros de distância“,
explica Mohamed, nosso guia, em um inglês carregado com um engraçado sotaque árabe.
“Apesar disso, Volubilis ainda mostra com clareza a grandeza dessa antiga cidade romana. Fomos incluídos na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO em 1997 e isso é um reconhecimento da importância deste lugar“,
concluiu sem esconder o seu orgulho.
O que ver em Volubilis
Caminhamos entre suas ruínas. Seus edifícios e ruas se estendem sobre um saliente, ao extremo de um altiplano e de costas para as montanhas de Zerhoun. Por detrás, podemos ver ao longe as casas brancas da cidade Santa de Mulay Idriss. Um dos lugares mais sagrados de todo o Islã e ainda hoje alberga o corpo do descendente de Maomé.
Basta alguns minutos para perceber que este era um lugar muito fértil e rico. “Os romanos eram muito inteligentes. Construíram a sua cidade em um lugar perfeito, abundante em aguas e animais para caçar”, explica Mohamed. “Além disso era uma região muito linda, um vale de flores. O nome Volubilis, por sinal, vem de uma dessas flores que era tão comum nessa região”, conclui.
Os sitios arqueológicos em Volubilis
Volubilis atrai ainda hoje muitos historiadores e arqueólogos graças a sua riqueza em mosaicos (o que mais me impressionou foi feito em homenagem a Hercules), além dos inúmeros restos de casas romanas e os imensos templos de Júpiter e o arco de Caracalla, ambos construídos em mármore no ano 217 D.C.. É surpreendente sua semelhança com Paris devido a seu Arco do Triunfo, largas avenidas e um grande boulevard muito parecidos a Champ-Élysées e os Campos Elíseos.
Nesse sitio arqueológico, o viajante será capaz de viver, como poucos lugares podem oferecer, a sensação de fazer uma viagem de volta no tempo. Definitivamente um lugar imperdível para se fazer uma escapada quando visitar a cidade imperial de Meknez, no Marrocos.
Na parede do Templo de Júpiter, o mais impressionante de todo lugar, ainda hoje pode-se ler uma sábia frase em latim. “Carpe Diem”, os séculos não conseguiram apagar. Aproveitem o dia, vivam o momento. É exatamente o que estamos fazendo na nossa estadia nesse país mágico chamado Marrocos.
+ Destinos no Marrocos: | |
---|---|
+ Chefchaouen + Fez + Marrakesh + Sahara |
Tours
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis: