ARMAÇÃO DE BÚZIOS

Litoral Fluminense

Dizem que as praias mais bonitas do Brasil ficam no estado do Rio de Janeiro. Ainda quero viajar mais para afirmar isso, mas já posso dizer que água cor de esmeralda recortada por pedras de diferentes formatos e rodeada pela mata atlântica tem oferecido combinações encantadoras como vi em Búzios.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade

Praia do Canto, em Búzios
Praia do Canto

O que fazer em Búzios

Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Tours | Transporte | Como chegar | Dicas | Por onde começar

Estátua da Brigit Bardot, atriz trouxe a fama nos anos 60 a Búzios
Estátua da Brigit Bardot, atriz trouxe a fama nos anos 60

Depois da capital, Armação dos Búzios é a mais badalada e famosa delas. Além das belezas naturais espalhadas em mais de 20 praias, apresenta excelente infraestrutura, opções para praticar esportes e vida noturna agitada. O centro é repleto de lojas, agências de viagem, cafés, bares e restaurantes de todos os preços, principalmente aglomerados na Rua das Pedras e na Orla Bardot.

O nome da Praia da Tartaruga vem dessa montanha

Caminhando pela rua das Pedras, uma agência ofereceu um passeio interessante para quem está sem carro e quer visualizar algumas praias antes de escolher as melhores. E assim fui conhecer parte de Búzios, à bordo de um jeep, com um guia explicando curiosidades e opções de cada praia. Partimos do centro, em direção à ponta da enseada, parando nos mirantes e em alguns pontos para sentir a água tocando na areia até alcançarmos a Praia da Ferradura. Ali o motorista pode marcar uma hora para buscar ou fornece o telefone da agência, ficando disponível até o final da tarde.

quero dicas do Brasil

Praias de Búzios

Areia vermelha no canto escondido da Praia do Forno
Praia do Forno vista do mirante

Entre sol e chuvisco, a bela Praia da Ferradura estava lotada e pedia uma caminhada. Já tinha pesquisado sobre trilhas na Internet e fui atrás do caminho que levava para a Ferradurinha. O guia aconselhou perguntar nos bares, estes não sabiam informar e continuamos pelo mapa que indicava caminhos de terra. Para nossa triste surpresa, no lugar dos caminhos havia muitas casas em construção e nenhum trabalhador sabia informar, apenas indicavam a avenida que chegaria perto. O lugar desejado parecia estar bem próximo, mas acabamos dando um longa volta pelo asfalto até a Praia de Geribá. Onde nos informaram que Ferradurinha era só passar atrás daquele condomínio luxuoso nas pedras, apontavam as pessoas.

Caiaque na Praia da Ferradurinha
Mar agitado na Ferradurinha

Finalmente chegamos na praia que considerei a mais bonita, formações rochosas lapidadas pela água e vento formam piscinas tranquilas e, logo atrás das primeiras pedras, o mar mostra sua força batendo nas rochas com violência. Mas essa beleza era apenas olhando em direção ao mar, o outro lado foi mais uma decepção. Apenas uma pequena faixa de areia pública e todo o resto cercado com placa de propriedade privada do tal condomínio luxuoso. A visão era uma grande área verde vazia contrastando com a pequena faixa lotada de cadeiras e guarda-sóis para alugar. Pode isso? Quem autorizou o condomínio a se apropriar de toda essa área?

Passarela entre os restaurantes levam para a beira da Praia de Manguinhos

Tours e ingressos

^ Voltar início ^

Arredores de Búzios para bate e volta

Foram 3 dias nublados para conhecer a região, dois em Búzios e um entre Arraial do Cabo e Cabo Frio. Apenas no último dia o sol veio timidamente acompanhado de um vento fresco. E neste descobri a Cabo Frio, mais tranquila por ser afastada do centro e com uma boa estrutura de restaurantes sofisticados à beira mar. Foi o ambiente mais agradável, contudo o sol deve ter influenciado essa opinião e estou decidida a voltar com garantia de tempo bom.

Praia de Manguinhos, em Búzios
Praia de Manguinhos

Algumas dicas

Não vá no feriado de finados. Segundo os moradores chove sempre e nós comprovamos isso.

Preste atenção nas estátuas de bronze espalhadas pela cidade, vão de crianças, pescadores até celebridades.

Não deixe de ler o texto sobre Bebentuário

Tome Nota

Vista da pousada em Búzios
Vista da pousada de noite

Hospedagem: Pousada Porta do Céu foi extremamente aconchegante e com um visual 360 graus da enseada. Localizada no morro mais alto e sem nenhuma barreira impedindo de ver o mar seja da piscina, do mirante ou da janela do quarto. É afastada, mas foi muito tranquilo andar a pé alguns minutos. Quando choveu forte o táxi dali até o centro custou uns R$15. Peguei uma promoção no Booking, pois não é uma opção econômica.

RESERVE AQUI

Transporte público: tem micro-ônibus e vans terceirizadas que percorrem a Estrada José Bento Ribeiro Dantas, a rua principal da cidade. O valor é conforme o trajeto, mas é bem barato. Usei para voltar de Geribá e Manguinhos sem precisar esperar muito na parada.

Como ir: Partindo de São Paulo, pegamos ônibus interestadual na rodoviária do Tietê e viajamos de madrugada na ida e na volta. Foram cerca de 9 horas de sono, apenas interrompidas pelo frio do ar condicionado. Leve um casaco mais grosso e use calça.

Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.

Por onde começar a planejar a viagem

1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Litoral Fluminense
Roberta Martins

4 Comments

1. As praias do Rio são sensacionais, gosto muito de Búzios para hospedagem e noite, mas prefiro as praias de Arraial. Que absurdo esse caso do condomínio, né? Péssimo. Quando estivemos lá fomos até um mirante na praia de Geribá, mas tivemos que passar dentro de um condomínio também. Meio chato andar a pé nesses condomínios de luxo, mas rolou, a vista lá de cima da praia de Geribá e de Tucuns valeu a pena. Abs.

2. Como tu falou no post Roberta, pra mim a praia da Ferradurinha é a mais linda. Fui bem cedinho pela manhã, não tinha ninguém e o lindo sol deixou ela ainda mais deslumbrante… Podes crer que essas praias sem sol não ficam a mesma coisa!!!