As pessoas ainda perguntam como aguentei caminhar no frio e carregar nas costas roupas para 18 dias na Patagônia argentina e chilena. Conto aqui as roupas e equipamentos que levei nesse roteiro de verão e também servem para lugares com temperaturas baixas. Hoje em dia, existem roupas especiais para aliviar o peso, com tecnologia para esquentar mais o corpo e secar rápido. Às vezes, paga-se caro, mas vale o investimento pelo bem-estar.
Atualizado em
Lembrando que pode comprar online estes itens para caminhar no frio nas lojas Decathlon, Centauro ou Amazon.
Como se vestir e calçar para caminhar no frio
Bota de trilha impermeável com Gore-tex, da Timberland, foi um ótimo investimento. É dura, grosseira e feia, mas perfeita para trilhas longas, úmidas, embarradas e caminhos com pedras soltas porque evita torções. Foram 130 km sem bolhas, pés secos e protegidos. Claro que tomei alguns cuidados diários como colocar esparadrapos nas áreas mais sensíveis e passar hidratante. A bota foi o mais caro no primeiro roteiro pela Patagônia, mas me acompanhou por 10 anos passando por trilhas em todos os continentes, tão durável que acabei comprando outra igual após o vendedor garantir que ainda era o melhor modelo feminino.
Alguns pares de meia de lã do tipo que protege contra umidade e tem reforço no calcanhar. São essenciais para caminhar no frio.
Casaco fleece esquenta mais que lã, é mais leve e seca rápido. Quando fechado não deixa o calor do corpo sair, e quando fica quente demais, devido ao exercício, basta abrir o fecho e o ar refrescante circula. Levei um fino e um grosso da marca Quechua.
Casaco corta-vento é indispensável melhor se for impermeável. Levei um com capuz e com forro em fleece da Wed’ze. Deveria ter levado também casaco sem forro, foi bom nos lugares mais frios, mas passei calor durante o dia.
Umas três camisetas dry fit manga curta que seca rápido não deixando o corpo molhado de suor. Embaixo do fleece e casaco, dá para suar mesmo no frio.
Calças-bermuda é leve, seca rápido e é versátil, mas estava frio para ficar só na bermuda. Apesar de alguns calorentos usarem desta forma. A opção é vestir calças térmica por baixo ou calças impermeável por não deixar o vento entrar e esfriar o corpo.
Acessórios para caminhar no frio
Protetor de pescoço, gorro e luva são indispensáveis, levei uma blusa sem manga com capuz que serviu para proteger as orelhas e não voar quando ventava muito. Se incluir a caminhada no gelo, leve luvas impermeáveis.
Toalhas de microfribra são leves, absorventes e secam rápido. Sempre uso a Tek Towel da Sea to Summit.
Lanterna uso a Maglite, mesma que usa a polícia americana, é pequena e bem potente. Para acampamento ou manter as mãos livres, opte pelas de lanternas de cabeça.
Levei duas mochilas, uma de ataque de 20 litros para os passeios de 1 dia e outra de 50 litros onde tinha que caber tudo. É bom levar sacos plásticos para colocar as roupas na mochila, assim elas ficam secas se vier uma chuva ou clima muito úmido. Melhor se as mochilas forem impermeáveis ou aconselho comprar uma capa. Atualmente viajo com mochilas Deuter por serem mais duráveis.
Sempre pego um pedaço de pau, que encontro pelo caminho, para aliviar os joelhos nas descidas e dar apoio nos terrenos muito irregulares. Mas existe o bastão de alumínio, mais leve, com ajuste de altura e fechado cabe na mochila. Após fazer toda a trilha usando o da guia, acabei comprando um em Ushuaia por U$ 20. As pessoas de idade mais avançada sempre andam com dois bastões e caminham muito rápido, tentei usar dessa forma, mas achei complicado, preciso praticar.
O que descobri com os viajantes mais experientes
A novidade prática que descobri nessa trilha foi o ato de passar hipoglós nos pés antes de começar a caminhada.
Roupas para pedalar no frio
Veja outros posts sobre equipamentos para trilha:
O que levar para o Monte Roraima
O que levar para temperaturas extremas no mesmo dia
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
4 Comments
Olá Roberta,
Eu estou indo fazer um mochilão pela América do Sul e ainda não tenho casaco para vento e nem a bota e gostaria de comprar outro saco de dormir. E eu vou passar pelo Chuí, você acha que vale á pena e eu vou encontrar esses utensílios lá?
Sou moradora do Rio e acho essas coisas muito caras por aqui.
Parabéns pelo post.
Atenciosamente,
Marcela
OI Marcela.
A bota é melhor comprar por aqui, lá não tem toda a numeração, eu procurei antes de comprar e não encontrei menor de 40. Saco e casaco é fácil encontrar e bem mais barato no Chuy e na argentina também.
Robertinha,
Poderias passar a marca dos equipamentos e roupas acima? Compraste no Sul?
Abraços
Oi Cássia
A bota comprei em SP, aí não encontrei tamanho 34.
A maioria dos meus equipamentos compro durante as viagens ou nos free shops de Rio Branco ou Chuy, no Brasil ainda é muito caro.
Fora as marcas que já falei no texto segue a lista:
Calça-bermuda – marcas Solo e Alpine Sports
Corta-vento – Drop
Camiseta Dry Fit – Quechua
Polartec – Quechua e Drop
Roupas da Columbia são ótimas também.