Equipamentos para viagem: lançamentos


Sábado passado participei de uma evento para conhecer o que há de novo em equipamentos para viagem e aventura e trago o resumo por aqui. Os produtos são especificamente das marcas Deuter, Sea to Summit, Azteq e CamelBak. Velhas conhecidas que estou acostumada a usar e posso afirmar o quanto facilitam a vida do viajante.

Durabilidade, conforto, criatividade e praticidade estão entre os adjetivos que servem para todas essas marcas e fazem valer o investimento. Alguns produtos parecem caros no primeiro momento, mas experiências ruins me ensinaram há tempos a importância de ter os melhores equipamentos para cada situação.

E antes de mostrar os lançamentos tenho uma dica de onde buscar informações técnicas e úteis sobre equipamentos de viagem e aventura. Afinal, eu conto impressões e sensações de usar isso ou aquilo conforme as minhas vivências e não sou nada técnica. Gear Tips é o canal onde os representantes dessas e várias outras marcas aqui no Brasil explicam as funcionalidades e novidades dos produtos. Assim como o leitor confia nos meus relatos porque sabe como eu gosto de fazer atividades na natureza, eu confio no Pedro e no Kiko. Eles recomendam o que usam na prática e eu vi de perto quando fui convidada para a Expedição Deuter Pro. Um acampamento com pouca infraestrutura local e muitos equipamentos úteis.

 
Equipamentos para viagem: mochilas
Experimentado a linha Futura durante o evento

Equipamentos para viagem: mochila Deuter

As novidades são nas linhas Futura, Aircontact Lite, Speed Lite, Fox, Giga e Pilgrim e o costado Airconfort que ganhou Sensic no nome (sensibilidade + técnica).

O costado Airconfort Sensic diminui a transpiração pela ventilação e agora tem maior leveza, flexibilidade e liberdade de movimento. Com alças inteligentes que se ajustam aos ombros; barrigueiras ergonômicas que distribuem melhor o peso e abraçam o quadril; estrutura que transfere até 70% do peso para os quadris e ajuste de tamanho nas cargueiras. A tecnologia Airconfort já existia na minha mochila de ataque preferida justamente pela leveza e conforto. A Deuter Spectra não é mais fabricada, mas a linha Futura parece ser a evolução dela.

A linha mais indicada para hiking (trilha sem acampamento) existe em três versões: Futura (28 SL e 30), Futura Pro (34 SL, 36, 38 SL e 40) e Futura Vario (45+10 SL e 50+10). Todas com Airconfort Sensic com diferenças técnicas conforme o tamanho. O design está mais limpo, com tom sobre tom, e cada detalhe foi pensado para ser útil sem atrapalhar o movimento. A Futura Pro 36 foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017 entre as mochilas semelhantes no mercado. O prêmio foi ano passado, mas no final do ano, já com a coleção 2018.

Pilgrim é feita para brasileiros
Pilgrim é feita para brasileiros (crédito Renato Soares Fotografia)

A mochila Pilgrim foi feita para o público brasileiro atendendo sugestões enviadas por usuários. É a única com a bandeira de um país que não a Alemanha, sede da marca. Vem em dois tamanhos 30 +5 SL e 32 + 5.

A série Aircontact Lite é para trekking (mochila de acampamento) com maior transferência de peso para o quadril, ventilação e conforto por causa do Aircontact Lite System. Vem nos tamanhos 35+10 SL, 40+10, 45+10 SL, 50+10, 60+10 SL e 65+10. A mochila Aircontact Lite 50+10 foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017. O prêmio foi ano passado, também no final do ano e com a coleção 2018.

Mochila feminina

[tab] [tab_item title=”” open=”true”]As versões com SL são para pessoas de baixa estatura e se ajustam melhor ao corpo da mulher. São identificadas pela flor amarela, embora homens também se sintam  confortáveis com elas. Contei mais detalhes no texto Qual mochila eu uso.[/tab_item][/tab]

 

Speed Lite
Speed Lite

O modelo Speed Lite é a mochila mais leve e compacta para a prática de esportes ou uso diário. Utiliza a tecnologia Lite System projetada para quem deseja viajar ultraleve sem prejuízo do conforto. Pesa entre 350 e 490 gramas nos tamanhos 12, 16 e 20 litros. A série ainda tem versões em tamanhos maiores com a tecnologia Lite Air System. O costado extremamente leve, minimalista e compacto garante conforto, estabilidade e ventilação nos modelos 22 SL, 24, 24 SL, 26, 30 SL e 32. A Speed Lite 32 pesa 870 gramas e foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017. Assim como as outras premiadas, recebeu o prêmio no final do ano passado, já com a coleção 2018.

Fox é a mochila infantil para acampar ou passear. Uma mini cargueira desenhada para crianças a partir de oito anos com sistema de transporte que cresce com eles. Assim podem levar suas próprias roupas, saco de dormir e itens pessoais enquanto os papais levam os equipamentos de uso comum. Vem nos tamanhos 30 (+ 4 L) e 40 (+ 4 L).

Mochila infantil Fox 30
Mochila infantil Fox 30

 

Cargueira para criança
Cargueira para criança

 

Giga
Giga

Giga e Gigant são os modelos urbanos com espaço para notebook, organização e muito conforto com a tecnologia Airstripes. Agora também na versão SL com torço menor e alças mais finas. Nos tamanho 28 e 32 litros.

 
 

Campanha Internacional Deuter

[tab] [tab_item title=”” open=”true”]

No evento também foi apresentada a nova identidade visual e Campanha Internacional Deuter: My Deuter is my (Freedom, Adventure…). Agora mais próxima da realidade do aventureiro, vai exibir também pessoas comuns em suas rotinas e cenários com nuvens e neblinas como costuma ser o clima na montanha.

[/tab_item][/tab]

Equipamentos para viagem: acampamento

Saco de dormir

Além das mochilas, Deuter trouxe a série de sacos de dormir Orbit, inclusive em modelos SL especial para mulheres. Orbit – 5 SL possuí camada de fleece na área dos rins e dos pés para maior conforto e calor. Com enchimento sintético, é versátil e durável para noites frescas de verão até – 5 graus no inverno.

[tab] [tab_item title=”” open=”true”]Sea to Summit é uma das marcas mais úteis e criativas que conheço do mundo outdoor. Sacos estanques, mochila de bolso e toalhas Tek Towel são meus companheiros de viagem há anos. Equipamentos de cozinha tem estado na minha lista de desejos e agora conheci os isolantes térmicos, liners, duffle bag e redes.[/tab_item][/tab]

 

Rede Ultralight Hammocks 
Rede Ultralight Hammocks

Redes

Deitar na rede e olhar as estrelas no acampamento é bom demais. E com a apresentação do Pedro percebi como ela pode substituir a barraca no Parque Santa Teresa, por exemplo. São super leves, tem mosquiteiro e até outra menor pra guardar os equipamentos embaixo.

A Rede Pro Hammock é leve e a Rede Ultralight Hammocks é uma pluma. Hammock Bug Net é tela contra mosquitos e Gear Sling a rede para equipamentos.

Ultra light S.I.
Isolante Ultra light S.I.

Isolante térmico

Eu tenho um isolante auto inflável e acho muito mais confortável para dormir do que colchão inflável. E a Sea to Summit conseguiu melhorar ainda mais o conceito de conforto e facilidade para esvaziar. Criaram um sistema chamado Delta Core-V e Delta Core (para as duas versões Comfort) que consegue alinhar o conforto (tanto térmico quanto de espessura) com leveza e compactação. Os modelos Ultra Light S.I., Camp Mat S.I., Comfort Light S.I. e Comfort Plus S.I. se diferenciam pela espessura (entre 2,5 cm e 8 cm) e por seu Valor R (Resistência Térmica) de até 4,1.

Liner

Liner é um tipo de lençol térmico para usar dentro do saco de dormir ou como saco em climas amenos. Thermolite Reactor adiciona até 8 graus de calor com o tecido mais leve do mercado.

Duffle bag

Duffle bag é uma bolsa de carga super resistente e personalizável porque tem diferentes jeitos de leva-la. Vira até mochila. Vem nos tamanhos 45, 65, 90 e 130 litros.

Utensílios de cozinha

AlphaPot Cookset 4.2 – o kit reúne as novidades do ano mais tigelas para 4 pessoas
AlphaPot Cookset 4.2 – o kit reúne algumas das novidades do ano mais tigelas para 4 pessoas

Os designers da Sea to Summit pensam em tudo e a marca oferece uma série de produtos resistentes que podem ser compactados e encaixados para não ocupar espaço na mochila. Alguns vem em kit acampamento ou avulso. As novidades do ano são:

  • Insul Mug é a caneca com capa térmica e tampa de silicone fácil de beber. São 350ml em apenas 78g.
  • AlphaPot é a linha de panelas metálicas super resistentes e com cabo dobrável. São feitas com alumínio anodizado duro nas capacidades 1.2L, 1.9L, 2.7L e 3,7L. Também tem as frigideiras AlphaPan que se encaixam com as panelas.
  • X-Pot 4 L é a panela de 4 litros que parece um pote pequeno quando dobrada.
  • X-Seal & Go são potes de diferentes tamanhos com tampa. Compactados medem de 18mm a 29mm de altura.
  • Coador de Café X-Brew permite fazer 2 xícaras de café por vez e não precisa de filtro.
  • Long Handled Spoon é uma colher longa para usar direto na embalagem ou mexer panelas e potes mais fundos.
Mesa de camping Cosmo
Mesa de camping Cosmo

Acessórios Azteq

Já usei barraca Azteq e achei leve e compacta. Desta vez fui apresentada às leves e de fácil montagem mesa de camping Cosmo e cadeira de camping Karibu. Ambas trazem o sistema inovador e exclusivo de montagem por tubos circulares de alumínio. Também conheci a lanterna de cabeça Magic que tem a opção de ligar e desligar com o movimento das mãos e pode ser recarregada por cabo USB.

Hidratação

Camelback Chute
Camelback Chute

CamelBak tem mochilas e garrafas pra facilitar a nossa hidratação durante atividades físicas. Eu tenho a garrafa Chute Mag 0,75L que é muito semelhante ao novo lançamento de mesmo nome. As novidades são a tampa desenroscar totalmente e a empunhadura magnética para manter a tampa presa. É a prova de vazamento e tem bico ergonômico.

Fotos Roberta Martins, divulgação e Renato Soares Fotografia

©Todos os direitos reservados.

INICIAL » + » EQUIPAMENTOS » Equipamentos para viagem: lançamentos
Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It