Acesso rápido: O que é | É confiável | Desconto | Quartos em São Paulo | Casas no Rio Grande do Sul | Como pesquisar
O que é Airbnb
Airbnb é a maior plataforma de hospedagem alternativa do mundo. Uma espécie de imobiliária que funciona como rede social conectando quem tem disponibilidade em sua casa a quem procura um lugar para ficar e se sentir em casa. Baseado em confiança mútua, é possível alugar um local, com ou sem a presença do proprietário, que pode variar de uma barraca no quintal a um quarto com banheiro compartilhado; de uma casarão inteiro a uma van ou ainda, de uma casa na árvore até onde a criatividade deixar.
Usando o mesmo conceito de compartilhamento, Airbnb vem criando sessões para aventuras, experiências e restaurantes desde 2018.
Airbnb é confiável?
Presente em mais de 190 países e milhares de cidades é um sistema seguro, desde que o hóspede se atente aos detalhes antes de confirmar a reserva:
> Observe se as informações do local e regras da casa servem aos seus interesses;
> Leia as resenhas deixadas por quem se hospedou no local;
> Verifique se um amigo, ou amigo de amigo, conhece o anfitrião ou já se hospedou no lugar;
> Entre no perfil do anfitrião para ver os comentários e se possui identificação verificada pelo Airbnb;
> Converse com os anfitriões por mensagem e tire todas as dúvidas com eles;
E precisa ser seguro também para quem está entregando as chaves da sua casa a um estranho. Por isso é importante cada viajante criar o seu perfil o mais completo possível e sempre deixar o comentário real sobre a experiência. Quem aluga tem a propriedade assegurada com o Airbnb, mas também precisa tomar alguns cuidados antes de confirmar a reserva e pode não aceitar você como hóspede por uma série de motivos.
Bom saber antes de reservar
Identificação verificada é quando o Airbnb legitima dados do usuário como documentos e telefones para evitar perfis falsos.
O pagamento é feito na hora da reserva, mas fica retido pelo Airbnb até a confirmação da hospedagem, podendo ser estornado conforme a situação (exceto pela taxa de serviço).
A diária pode ser paga via Paypal, boleto bancário ou cartão de crédito nacional com opção de parcelamento.
O custo é relativo e nem sempre é mais barato que hotel. Alguns anfitriões elevam os preços como forma de selecionar os interessados e podem oferecer oportunidades tão interessantes quanto os hotéis mais exclusivos.
Em determinadas jurisdições existe um imposto para usar o serviço, o que pode encarecer o valor da diária.
Depois de usar o sistema, avalie e seja avaliado para a rede de confiança aumentar e ajudar um número maior de viajantes.
Airbnb em São Paulo
Para começar, a melhor localização depende dos seus interesses na capital. Quem vai pela primeira vez e quer fazer turismo, ficar próximo à Avenida Paulista é o mais indicado. Ou se hospedar perto do metro para usar o transporte público e circular facilmente pela cidade. A seguir conto onde já me hospedei e recomendo.
Quarto perto do metro
Na rua atrás da Avenida Vergueiro, onde passa a linha azul do metro, encontrei uma acomodação limpa, descolada e silenciosa na casa do anfitrião Sérgio. O quarto com closet, frigobar, secador de cabelo e mesa de trabalho, abriga até 3 pessoas em uma cama de solteiro e outra de casal. O banheiro privativo fica no corredor e gostei da ideia do mapa na parede convidando os hóspedes a marcarem seu lugar de origem. O check out foi 11h, mas deixei minha bagagem aos cuidados dele até o meio da tarde e tudo funcionou conforme o combinado.
Quarto perto da SP EXPO
Para quem busca localização prática próxima ao centro de exposições na zona sul, a anfitriã Adriana oferece um quarto com banheiro privativo. O ambiente é limpo, bem decorado e o café da manhã é personalizado. Ela perguntou o que eu gostaria de comer e deixou tudo a disposição na geladeira. O quarto tem um sofá cama e mesa para trabalhar, o banheiro fica na porta em frente.
Conheça 12 hostels em São Paulo
Airbnb no Rio Grande do Sul
Visitei algumas propriedades rurais em Novo Hamburgo e adorei, são em condomínios fechados para alugar a casa inteira, todas com vista e várias atividades ao redor como expliquei no texto de Lomba Grande.
Como funciona o Airbnb ou como pesquiso
Quando decido pelo Airbnb já tenho em mente um preço limite e uma região, então começo usando os filtros porque as opções costumam ser muitas.
Seleciono quarto inteiro e elimino todos os que não exibem avaliações. Neste página você pode escolher casa inteira ou como achar melhor, mas preste atenção aos comentários deixados por outros viajantes. Tem como salvar os favoritos para fazer a pesquisa com calma e assim vou lendo os comentários, avaliando as fotografias e restringindo os quartos.
Na primeira vez acabei escolhendo o Quarto confortável em ótima região, da anfitriã Celina. Primeiro trocamos mensagens, então ela me aceitou e passou as informações de como chegar a casa. Localizada no bairro Indianópolis, zona sul de São Paulo. No momento, Celina não está locando porque a família aumentou, mesmo assim, deixo abaixo o relato escrito na época como registro.
A segunda vez foi no Chuí, quando estava a caminho do Uruguai e contei no artigo onde se hospedar no país.
A terceira e a quinta vez foram viagens a trabalho em São Paulo e estão recomendas no início do texto.
A quarta e a sexta vez foram em Florianópolis na casa da amiga Silvia. Ela aluga 2 casas inteiras somente na alta temporada de verão. Uma de fundos para até 3 pessoas e um sobrado novo, amplo e bem decorado para até 7 pessoas em três quartos. Fica a poucos metros da praia no bairro Rio Tavares (Pico da Cruz), sul da ilha, com diversos serviços na avenida próxima.
Como foi a primeira experiência com Airbnb em 2014
Celina estava me esperando no horário combinado, me entregou as chaves e apresentou as instalações. Na cozinha eu tinha uma bandeja, uma prateleira na geladeira e podia usar todos os utensílios. O quarto era uma graça, arejado e limpíssimo, e o banheiro (todo branco) compartilhado com os hóspedes do quarto ao lado. Também disponível no Airbnb. Ela mora lá e permite circular por todas as áreas comuns.
Eu me senti em casa e adorei nossas conversas. Foram cinco dias em ambiente silencioso para dormir e trabalhar e surpreendente perceber como o astral do momento deixou a hospedagem melhor do que as fotos do site mostram.
Enfim, foi mais confortável e tranquilo do que ficar em hostel, no entanto, tem menos mordomias do que um hotel. Eu, acostumada a ficar na casa de amigos e parentes com frequência, achei as experiências muito semelhantes. Apenas a sutil diferença de estar pagando pela hospedagem, o que pode diminuir a possível sensação de que o anfitrião está te fazendo um favor. Na verdade ambos se ajudam seja pelo financeiro, seja pela companhia.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
2 Comments
Oi,Roberta
adorei saber do Brasil tb,em outubro vou usar essa rede pela 1ª vez e estava bastante insegura inicialmente.
achei ótimo poder parcelar o pagamento.
foi bom saber da sua experiência.
beijocas
Que bom ajudar Lilian. Eu certamente vou usar nas próximas viagens. beijos