No domingo 24 de julho acontece a ação “Um Dia no Parque” em diversas regiões do Brasil e aqui no Territórios há artigos com dicas de como aproveitar vários desses lugares.
A ação “Um Dia no Parque” convida a população brasileira a conhecer melhor as áreas protegidas do país, criando uma cultura de visitação e turismo nas Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques. Além de oferecer atividades, como caminhadas, observação de aves e passeios de barco, algumas unidades não cobrarão entrada do público neste dia.
“É um dia de celebração e valorização da riqueza natural do Brasil. Em todo o país, as Unidades de Conservação ajudam a proteger a biodiversidade, mas muita gente não as conhece ou, se conhece, não sabe os motivos por que elas existem. Nosso objetivo é levar as pessoas para as UCs para que elas conheçam as áreas, tenham ótimos momentos em contato com a natureza, queiram voltar e, especialmente, preservá-las”, afirma Fabiani Matos, assessora de comunicação da ação, que é realizada desde 2018 pela Coalizão Pró UCs.
Acesso rápido: Nossos artigos sobre os parques | Como participar | Porque participar
Nossos artigos relacionados aos parques participantes do “Um Dia no Parque”:
No Centro-oeste
No Nordeste
No Norte
No Sudeste
No Sul
Como participar do Um Dia No Parque?
Os detalhes de cada atividade do dia 24 de julho de 2022, horários e programação, bem como possíveis contatos com os organizadores, podem ser obtidos no site www.umdianoparque.org.br e @umdianoparqueoficial no Instagram. Pela página da ação na internet, visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros.
Porque você deve participar do Um Dia No Parque?
Nas últimas décadas, vários estudos sobre os benefícios das UCs e espaços verdes têm mostrado que o contato e a frequência das pessoas com a natureza promove o bem-estar, melhora a qualidade de vida e previne e diminui riscos para a saúde física e mental. Um dos mais recentes, por exemplo, realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, concluiu que passar duas horas por semana na natureza – de uma só vez ou distribuindo em vários dias – promove melhoras significativas para a saúde e bem-estar.
Segundo os dados da Fundação SOS Mata Atlântica, a valorização das áreas protegidas podem ser vista como um novo direcionamento para o desenvolvimento territorial baseado no incentivo a ações de longo prazo para a conservação, produção de serviços ambientais, proteção do patrimônio natural e melhora das condições ambientais nos municípios.
E você? O que gosta de aproveitar nas unidades de conservação? Deixe nos comentários quais os seus preferidos.
Fonte: ONG ambiental brasileira Fundação SOS Mata Atlântica.
Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS »DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
2 Comments
Ótimo comentário sobre o dia no Parque, em Uberlândia MG também tem Parque Estadual do Pau Furado.😃
Obrigada Andrea, ainda não visitamos Uberlândia ou certamente estaria relatado por aqui.