Dizem que o segredo das famosas moqueca e torta capixabas está na panela onde foi preparada – a de barro feita pelas Paneleiras de Goiabeiras. Um artesanato original reconhecido e registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Corredores do galpão Paneleiras de Goiabeiras
Corredores do galpão

Patrimônio Cultural Brasileiro: Paneleiras de Goiabeiras

Uma churrasqueira de barro feita pelas Paneleiras de Goiabeiras
Uma churrasqueira de barro

No último feriado fui conhecer Vitória e visitei o Galpão recentemente inaugurado para as artesãs trabalharem e venderem suas artes. É um lugar amplo com corredores exibindo vários tamanhos e formatos de panelas, além de acessórios para cozinhar ou decorar. Até uma peça que serve bem como churrasqueira eu encontrei. Na parte externa tem uma fogueira onde é feita a impermeabilização da cerâmica.

quero dicas do Brasil
Processo de impermeabilização na Paneleiras de Goiabeiras
No processo de impermeabilização

Dentro do galpão uma senhora ia me contando sobre o processo de criação enquanto dava forma ao barro e tentava me convencer a comprar vários produtos. Se eu não estivesse viajando de mochilão, o papo dela teria feito eu gastar demais.

Mulher molda peças
Mulher molda peças

A forma como elas fazem as panelas é uma tradição milenar indígena, mais antiga que a colonização portuguesa, passada de geração para geração até hoje pelas Paneleiras. A atividade é tradicionalmente feminina, mas vi homens fazendo tão bem quanto elas. Claro que supervisionados pelas mulheres da família.

A fabricação passa pelas mãos das paneleiras desde a modelagem, raspagem, açoite, queima e polimento. Todo material envolvido no processo tem origem na própria ilha de Vitória. A argila é retirada do barreiro do Vale do Mulembá, a tinta vem do mangue vermelho (dos manguezais de Goiabeiras) e a vassourinha de muxinga (utilizada no açoite) é de um arbusto local.

Artesã fazendo açoite
Artesã fazendo açoite

confeitarias

+ Conheça a história por trás de cada doce de Pelotas

Tome Nota

A autêntica panela de barro capixaba é identificada por um Selo de Qualidade da Associação. O melhor lugar para comprar é no galpão direto com as artesãs. Levei uma de tamanho médio com tampa por R$15 (em 2012) e ainda ganhei folhetos com receitas. Os preços são ótimos.

Associação das Paneleiras de Goiabeiras fica na rua Leopoldo Gomes Sales, Goiabeiras Velhas. Abre de segunda a sábado das 8h às 18h.

As panelas originais são muito utilizadas pelos restaurantes locais, onde já é possível perceber a diferença no sabor e ter vontade de ter uma em casa. 

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

Você está em INICIAL » BRASIL » ESPIRITO SANTO » VITÓRIA » Patrimônio Cultural Brasileiro
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comment

  1. Oi, Roberta.
    Que orgulho ver a minha Vitória falada por aqui!
    Preciso me desculpar, mais uma vez, por não ter respondido a sua mensagem a tempo, mas espero que o Rotas tenha te ajudado nessa viagem.
    Não dá pra vir a Vitória e não ir às Paneleiras! 😉
    Abs,
    Tiago

Write A Comment