HOSPEDAGEM

Onde se hospedar na Suíça com dicas para economizar


Lamento informar, mas se hospedar na Suíça está super caro. Porém, achei um jeitinho de economizar combinando localização com o eficiente transporte público local. Conto onde me hospedei durante 15 dias viajando de trem pelo país e suas fronteiras. Lembrando que as opções não se limitam a hostel, tem pousada e hotel vintage estiloso.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Todos os artigos sobre a Suíça

Quanto custa um seguro viagem para Suíça? Faça orçamento aqui

Perca menos na conversão para francos usando Wise

Saiba onde nos hospedamos

Acesso rápido: Impressões | Mapa | Dicas |
Por cidade: Balerna | Berna | Interlaken | Lucerna | Lugano

A Suíça está entre os destinos mais caros da Europa e a moeda brasileira desvalorizada não ajudou na viagem de 2022. Comparado aos países vizinhos, o preço assusta nas cidades mais turísticas durante a alta temporada ou em época de eventos como aconteceu comigo em Lugano.

Uma alternativa para economizar é se hospedar próximo às fronteiras, nos países vizinhos como Itália, Alemanha, Áustria, França ou Liechtenstein e usar o trem para passeios bate e volta. Vale caso encontre alguma opção com excelente custo benefício e tenha interesse em conhecer esses países. Eu fiquei uma noite na França, pertinho de Genebra e foi interessante.

Quanto custa se hospedar na Suíça

Veja valores atuais no mapa e procure a melhor localização para você. Lembrando ser mais econômico viajar no outono ou na primavera por ser baixa temporada, defina as datas para ter certeza da disponibilidade e tarifas.

Booking.com

Assim eu fiz para a maioria dos destinos, abri o mapa do Booking.com e fui seguindo os trilhos do trem das cidades por onde eu iria passar em busca de algo confortável e econômico para ir a pé desde a estação e deu certo. Os preços ficam bem mais em conta fora das cidades mais turísticas, então bastou abusar do meu Swiss Travel Pass. Deixo os lugares onde me hospedei:

Berna, capital da Suíça

Bern Youth Hostel foi o melhor custo benefício e dispõem de suítes privativas. Situado na parte baixa e próximo ao rio, tem escadarias e funicular bem perto para chegar ao centro histórico e estação de trem em poucos minutos.

Peguei um quarto feminino para 4 pessoas e elas eram muito silenciosas, gostei de ter um ambiente separado com pia, espelho e armários evitando acender a luz na cara delas, ou na minha. Ao lado da cama, havia luz individual, tomada e entrada para USB com suporte para celular. Os banheiros ficam no corredor e sempre havia algum disponível. 

O buffet de café da manhã está incluso e vale a pena assim como pagar pelos jantares promocionais, apenas cuide o horário, pois os suíços levam isso muito a sério e ser pontual significa estar 10 minutos adiantado. Por outro lado, foram muito atenciosos quando falei que meu trem partiria cedo e iria perder o café, preparam um lanche para levar incluindo sanduíche bem recheado, iogurte, barrinha de cereal e frutas.

Tem elevador, áreas com acessibilidade, sala de jogos, mini cozinha compartilhada e jardim. O WiFi funcionou perfeitamente.

RESERVE AQUI

Vista da cidade rodeado por montanhas do terraço para se hospedar na Suíça
Vista para Interlaken do terraço do hotel

Interlaken, a capital da aventura na Europa

Carlton-Europe Vintage Adults Hotel foi a melhor hospedagem da viagem, mas o preço é mais salgado. Passei 5 noites como cortesia fazendo o trabalho de promoção para a cidade. Também fica muito perto da estação de trem (100 metros), teleférico e ônibus.

Dormi em uma suíte clássica muito espaçosa e aconchegante com menu de travesseiros. Chá, água e máquina Nexpresso disponível diariamente, além de bancada para trabalhar, TV, frigobar, mesinha com vista para as montanhas e sacada. No banheiro, amenidades, secador de cabelo e banheira. Havia carpete, mas a limpeza impecável não ativou minha rinite, há outras opções com piso frio no site.

Para quem viaja em grupo, o apartamento no terraço é o melhor, abriga até 6 pessoas, com decoração mais moderna em vários ambientes. Uma cozinha completa, sala de jantar e de estar, além de uma casinha envidraçada para curtir a paisagem e as estrelas com opção de fazer fogueira ao ar livre.

O buffet de café da manhã é maravilhoso com variedade para não enjoar mesmo ficando por dias, o atendente oferece pratos quentes e cafés especiais ou pode se servir direto nas estações. Destaque para a variedade de queijos e castanhas. Também serve almoço e jantar.

Nas áreas comuns são vários ambientes agradáveis, alguns bem vintages exibindo a cultura da região, outros mais contemporâneos como a piscina. E o atendimento foi muito simpático e prestativo.

RESERVE AQUI

Lucerna, onde muitos trens convergem

Barabas Luzern é um antigo presídio e oferece quartos compartilhados ou privativos seguindo a temática da sua história. Corredores longos, janelas com grades e portas pesadas, mas cada hóspede tem a chave para entrar e sair quando quiser. 

Corredor para se hospedar na Suíça que era uma antiga prisão
Corredor da prisão virou caminho para os quartos privativos

Localizado no centro histórico, fica um pouco mais distante da estação (10 minutos), porém tranquilo de caminhar se estiver com pouca bagagem. Em dois dias, consegui fazer tudo o que queria a pé e adoraria ficar mais tempo. Só faltou a chuva dar uma trégua para curtir o astral dos jardins do hostel que pareciam super animados pelas fotos.

Optei por um quarto feminino para 6 pessoas com armário e uma mesa. Ao lado da cama, tomadas, luz individual e entrada para USB. O banheiro compartilhado fica no corredor e estava quase sempre vazio e limpo.

Tem restaurante e café da manhã opcional no hotel ao lado com entrada interna. Preferi aproveitar os cafés na rua e encontrei ótimas opções por perto. 

RESERVE AQUI

Balerna, destino desconhecido para se hospedar na Suíça

Albergo Ristorante Stazione Balerna foi perfeito para a minha primeira noite saindo do aeroporto de Milão, confortável e com restaurante delicioso em frente a estação. A cidade é muito pequena e desconhecida, mas fica 20 minutos do centro de Lugano, capital do cantão Ticino.

Quarto de pousada para se hospedar na Suíça
Meu quarto em Balerna, entre Lugano e Milão

Queria descansar após a longa viagem desde o Brasil e foi uma ótima escolha pelo conforto e silêncio. Peguei um quarto de casal compacto com banheiro no corredor, contudo, era individual e nem cruzei com os outros hóspedes. O ambiente tem armário, TV, frigobar, luminária com USB e bom sinal de WiFi.

O restaurante tem preço acessível e parecia ser visitado pela comunidade, um terraço na frente deu sinais de ser um lugar animado aos finais de semana e muito agradável durante a semana. Pedi uma pasta com tripas, para compensar as 30h praticamente só comendo lanche, e era mondongo ao sugo com tortei divino. O café da manhã é a la carte, escolhi no menu e trouxeram o suficiente para começar o dia.

RESERVE AQUI

Lugano, a parte italiana e ensolarada da Suíça

Hotel&Hostel Montarina tem ótima localização atrás da principal estação de trem de Lugano. Já a experiência de quarto compartilhado foi ruim por ter muita gente para pouco banheiro e espaço, no entanto, conversei com os hóspedes que ficaram em quartos privativos e eles gostaram bastante. Opte por essa opção ao fazer a reserva.

Passei 5 dias em Lugano para um congresso de turismo de aventura e não era o único evento na cidade, estava tudo lotado e caro meses antes. Era hostel com preço elevado ou gastar 3 vezes mais, no mínimo, em qualquer outra acomodação, novamente, fiquei pela melhor localização em relação ao transporte público e serviços.

Fachada de prédio antigo rodeado por jardim é para se hospedar na Suíça
Prédio apresenta quartos compartilhados no primeiro piso e privativos nos outros andares

A propriedade abriga prédios antigos rodeados por belos jardins que levam para uma piscina olímpica com vista para os vinhedos e pareceu ser bem agradável no verão. O café da manhã é variado e pago a parte ou pode preparar refeições na cozinha, no entanto, o horário de uso das 8h até 22h deve ser respeitado. A sala de jantar compartilhada é grande com muitas geladeiras para guardar os alimentos.  

O Wifi funcionou bem, mas não tinha onde trabalhar após o fechamento da cozinha. Além disso, e do pouco espaço para muita gente, outro detalhe ruim do hostel foi o locker localizado no corredor com obrigatoriedade de ter moeda de 2 francos para abrir e fechar. Acontece de nenhum hóspede chegar com essa moeda ou a recepção ter para trocar. Pelo menos há casa de câmbio na estação de trem em frente, lembrando que a moeda oficial da Suíça é franco e não euro, tirando comida de rua, todos os serviços aceitam cartão.

RESERVE AQUI

Resumo das dicas para se hospedar na Suíça e economizar

  • Viaje no outono ou na primavera;
  • Procure hospedagem próximo às estações de trem mesmo que seja em cidade diferente da desejada;
  • Durma nas cidades de fronteira;
  • Não compre água, leva garrafa e abuse das fontes de água potável espalhada por toda a Suíça;
  • Pague a hospedagem com cartão de conta internacional e economize no IOF;
  • Se estiver sozinho, prefira hostel e faça amizades para dividir alguns custos e conhecer pessoas interessantes.

Espero que as minhas dicas ajude na sua escolha de onde se hospedar na Suíça. Se tiver dúvidas sobre usar o Booking.com, leia o meu artigo tocando no link.

Se teve outras experiências de hospedagem na Suíça ou nas fronteiras ao redor, conte nos comentários.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » SUÍÇA » Onde se hospedar na Suíça com dicas para economizar
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment