O estágio na Vasava


Como foi o estágio na Vasava quando tive a oportunidade de estudar na Espanha com bolsa da Fundación Carolina. Parte do meu diário relatado dia a dia nos primeiros anos do Territórios. Para artigos mais atuais sobre o país, acesse aqui.

O estágio na Vasava

Os 5 bolsistas que foram para Barcelona na festa de abertura da Vallery
Os 5 bolsistas que foram para Barcelona na festa de abertura da Vallery

Estou trabalhando na Vasava, um estúdio de Barcelona conhecido pelos projetos paralelos. Muitos que já deram prejuízo no passado, mas com o tempo deixaram eles famosos internacionalmente. Ações como Place, livros e revistas de arte e desenho, enfim, eles fazem o que tem vontade e adoram.

Somos dezessete (apenas três mulheres) tem francês, americano, italiano, português e catalães. Tirando o francês, falamos todas as línguas e, as vezes, eu falo em espanhol, um responde em inglês, outro entra na conversa falando catalão e assim por diante, o legal é todos se entendem. Catalão é mais difícil, estou aprendendo. Trabalhamos todos no mesmo amplo espaço e o som fica a toda altura (lounge music). É uma bagunça em cima das mesas, comida, trabalho, livros, café… Igualzinho a Giornale (brincadeira sobre o meu local em trabalho no Brasil)…

Nesta semana teve a inauguração de um novo projeto chamado Vallery, uma loja/galeria, dentro do estúdio, que vende coisas com design feito aqui e no mundo. A festa foi com muita cerveja, tapas e gente diferente.

No primeiro dia quase dormi, não tinham tempo para mim e mandaram eu pesquisar o que já tinham feito. Era um silêncio, ninguém falava com ninguém e muito menos comigo. Estranhei muito já que estou acostumada com a mulherada da Giornale, mas tudo mudou quando chegou a hora do almoço. Todos começaram a falar alto, uns pegaram uma mesa de ping pong, abriram no meio da sala e começaram a jogar, e eu, pasma com toda essa agitação. Depois do almoço, todos concentrados e muito silêncio novamente.

Studio Vasava na hora da descontração
Studio Vasava na hora da descontração

Descobri que espanhóis fazem muito mais feriado que a gente, nesta semana teve no dia 1º e muitos escritórios fecharam a semana inteira. Alguns colegas aproveitaram para passear, eu tive só tive folga no dia do feriado! Todos trabalham até às 12h nas sextas, eu até as 18h! Mas, tudo bem, é o preço por estar no estúdio bacana onde a maioria queria trabalhar. Acredito que me escolheram por falar outras línguas e por ter experiências em áreas diferentes dentro do design, afinal aqui se faz de tudo. O estágio fez parte do curso Diseño y Innovación, o programa tem parceiros e enviaram os nomes dos bolsistas para as empresas escolherem.

Todas a terças tem reunião almoço e o chefe paga a conta, pedi água e quando vi todos estavam pedindo cervejas tamanho pint (500ml), se eu bebesse tudo aquilo, iria dormir na frente do computador! Sempre que vou almoçar já estou morrendo de fome porque o horário é das 14h às 15h30 diferente do que estou acostumada no Brasil. Aproveito que estou perto da UNIVERSITAT DE BARCELONA para pagar menos, é quando não como lanches. No restaurante universitário existe um espaço com microondas onde os alunos podem esquentar suas comidas e comem junto com os colegas que compram no balcão. Tem uma galera comendo em potes de plástico.

Universitat de Barcelona
Universitat de Barcelona

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar a viagem em Destino Barcelona.

Para saber sobre o curso Diseño y Innovación da Fundación Carolina leia aqui.

Fotos de Osmany Torres e Sebastian.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

INICIAL » ESPANHA » BARCELONA » O estágio na Vasava

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It