Diseño y Innovación

O curso Diseño y Innovación


Estou na Espanha principalmente para estudar, então vou falar sobre o curso Diseño y Innovación que está sendo excelente. Tenho aula todas as manhãs das 10h até 14h /15h, depende do tema. Sempre são palestras e depois discussões acompanhada da coordenadora Silvia, uma argentina residente há anos em Madri que não é designer, mas trabalha para o governo em projetos para o desenvolvimento de alguns países, ela coordena este curso há 5 anos e sabe muito sobre design, arte e comunicação.

Atenção! A União Europeia está permitindo a entrada de estrangeiros provenientes de países com casos de Covid-19 controlados e com reciprocidade na abertura de fronteiras. Apenas Uruguai e Canadá, das Américas, entraram na lista válida a partir de julho.

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Encontro com os colegas no aeroporto na chegada, na verdade, a foto foi tirada na despedida usando o mesmo cartaz
Encontro com os colegas no aeroporto na chegada, na verdade, a foto foi tirada na despedida usando o mesmo cartaz

Diseño y Innovación

Programa para designers, arquitetos, publicitárias e afins realizado nas cidades de Madri e Barcelona, na Espanha. Curso oferecido pela Fundacíon Carolina exclusivo para para latino americanos.

Alunos com Silvia e o palestrante Toni, da Vasava
Alunos com Silvia e o palestrante Toni, da Vasava
Correria no metro
Correria no metro

As palestras são com profissionais de sucesso da Espanha e órgãos do governo que regulamentam a profissão diseño (engloba tudo de design). São empresários, consultores, donos de studios e agências que tem mais de 20 anos de mercado e editores de revistas famosas como Experimenta e Visual. São profissionais com muita experiência que falam conosco sem medo da concorrência e respondem todas as nossas perguntas. O melhor é que não é um curso para quem está estudando ou é recém-formado e por isso as discussões são mais profundas.

O curso continua pelas ruas de Madri

Todos os dias voltamos correndo para a residência, almoçamos e em seguida já temos que encontrar Silvia em algum lugar de Madri. Entre 17h e 20h ela nos leva para conhecer studios e lojas que são cases de design. Estamos sempre correndo e sempre atrasados (os espanhóis são pontuais em exagero), no metro temos que subir e descer como 3 andares de escadas rolantes, as pessoas que não tem pressa ficam no lado direito da escada e no lado esquerdo fica o espaço para os apressados, estamos sempre no lado esquerdo.

Os 10 becários
Os 10 becários
Interagindo nas lojas
Interagindo nas lojas

As lojas que visitamos são aquelas que aparecem nos livros e revistas. É outra coisa entrar em lojas como Camper, Habitat, Vitra, b.d, Custo, Viçon, entre outras com Silvia, ela  comunica que somos designers bolsistas e as pessoas nos tratam muito bem. Alguns dão até uma aula mostrando a loja.

Visitando lojas - Camper
Visitando lojas – Camper
Tudo é motivo para foto
Tudo é motivo para foto

E para os chocólatras de plantão hoje fui na Chocolat Factory, a melhor loja de chocolates que já vi, tem cheiro, provas e tudo tem design desde a decoração, os chocolates, as embalagens e os materiais de comunicação. Os fôlderes tem textura como se fossem de chocolate, fiquei com vontade de comprar todos, mas me contentei com a prova.

Apresentação sobre Diseño y Innovación no Brasil

A apresentação que fiz sobre design no Brasil foi bem legal e todos gostaram. O grupo é parelho considerando âmbito intelectual, mas as áreas de atuações e cultura são distintas. Ficamos surpresos com o design feito em Cuba, onde pouca coisa é permitida e mesmo assim são trabalhos de qualidade.  Lá desenho industrial e publicidade são inexistentes enquanto o gráfico se supera.

receba dicas da Europa por e-mail

Leia o post sobre o estágio realizado em Barcelona.

No ano seguinte viajei a Cuba para participar do Icograda Design Week e mostro um pouco do design através e experiência em alguns artigos. Lá reencontrei Ana e Osmany.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Fotos de Osmany Torres, Roberta Martins, Ana Calderón, Betu Bet, Luiz Hernandez, Matias e Oswaldo Lopes.

INICIAL » ESPANHA » O curso Diseño y Innovación

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

  1. Bah, sensacional!

    Bjs, Dê

  2. chocolate e livrarias, ai que delicia

  3. Oi, fico emocionada em ler teus registros, tua linguagem é perfeita. Saudades, Lilian

Deixe uma resposta