Natal em Lorraine


Lorraine é a região nordeste da França onde fui acolhida por famílias e pude viver um pouco do cotidiano francês durante os festejos de natal. Inclusive, gravei um podcast anos depois para quem prefere ouvir (com detalhes extras). Conheci duas cidades: Epinal e Nancy.

Atenção! A União Europeia não está permitindo a entrada de turistas provenientes do Brasil.

Leia todos os artigos sobre a França

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

receba dicas da Europa por e-mail

Epinal

É uma cidade pequena, quase zona rural com campos cheios de feno e lagos congelados no inverno. Mas tem um centro histórico com atrativos interessantes como a Place des Vosges, o distrito de Chapitre, a Basílica de Saint-Maurice a Casa Romana. Epinal também é conhecida por seus parques, jardins e uma grande floresta nos arredores.

Uma curiosidade é todas as casas terem o banheiro e o quarto de banho separados. Os locais dizem ser mais higiênico, mas um detalhe não faz sentido porque falta a pia para lavar as mãos na maioria, essa peça só tem no quarto de banho. Mesmo assim, gostei de todas as casas que entrei na França, a decoração é cuidadosamente pensada e eles têm muito bom gosto.

Escargots de Bourgogne
Escargots de Bourgogne

Caí em Epinal porque é cidade natal do Adrien, meu companheiro nessa viagem pela Europa, e fomos convidados para passar o Natal e nos hospedarmos na casa da família dele. Experiência bem interessante para conhecer a cultura e dos franceses. Por exemplo, adorei o hábito de comer queijos em todas as refeições. Entre o prato principal e a sobremesa sempre vinha um pote com queijos variados para apreciar com pão ou salada.

ENCONTRE HOTEL NA FRANÇA

Ceia de Natal entre os franceses
Ceia de Natal entre os franceses

Ceia de Natal francesa em Lorraine

A ceia de Natal foi bem típica com foie gras (fígado gordo de ganso) feito pela avó, ostras, escargots de Bourgogne (lesma), chester com frutas secas e salmão defumado. Provei e adorei tudo! A comemoração é diferente, primeiro a ceia, então o amigo secreto é escolhido na hora pela pessoa mais jovem da família e alguns se trocam lembranças. A parte dos presentes aconteceu por volta da 1h da madrugada sem ninguém prestar atenção ao horário. Isso porque meia-noite não importa pra eles, ninguém se abraça nem espera o dia virar, toda a noite é uma celebração. Foi bom, diferente.

Enfim, me trataram super bem e tentaram se comunicar com simpatia que ainda não tinha visto no país. Pena meu francês ser bem básico, porque poucos falavam inglês, pelos menos tive facilidade para entender e tinha um tradutor pessoal para me ajudar.

Aperte o play para ouvir eu contando essa experiência de Natal no episódio do Tesão de Ouvir.

Place Stanislas, Nancy, Lorraine
Place Stanislas

NANCY

Antes da ceia, passamos o dia na cidade mais importante da região Lorraine para comprar os últimos presentes de Natal. É bem maior e mistura arquitetura atual com prédios medievais. Destaque para o palácio Cite des Ducs de Lorraine, a Catedral Gótica, a Place Stanislas e outras construções pomposas. Inclusive, foi em Nancy o maior desenvolvimento da Art Novau (ou Ecole de Nancy Emile Galet e Majorelle). Por toda cidade se encontram detalhes sutis em algumas construções e prédios inteiros nesse estilo. A praça central Place Stanislas tem lindos portões dourados do ano 1700.

Place Stanislas, Nancy, Lorraine
Place Stanislas

Place Stanislas, Nancy, Lorraine
Place Stanislas

Catedral gótica, Nancy, Lorraine
Catedral gótica

Dicas para quem visita Lorraine

O restaurante da família onde passei a ceia de Natal é muito bom. La Tarentelle, fica na 11 Rue de la Calandre, Epinal.

Vale muito dar um pulo nas cidades da Alsácia para visitar os mercados de Natal como fiz em Colmar.

Veja resenhas e reserve hotéis no interior da França pelo Booking e alugue carros na Rental Cars

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Territórios é afiliado e ganha comissão por clique ou reserva consolidada. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso trabalho de curadoria de conteúdo.

Você está em INICIAL » FRANÇA » Natal em Lorraine
Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo