Alpes franceses: Chamonix, Chamrousse e Grenoble


Tinha visto fotos e me encantado pelo Alpes. Pessoalmente é ainda mais incrível, adoro montanhas e com neve parece mais charmoso. Passei por Chamonix – Mont-Blanc, Chamrousse e Grenoble enquanto viajava de carro pelo interior da França e Suíça.

Read in English

Atenção! França permite somente para brasileiros vacinados a partir do sétimo dia. Deve apresentar teste negativo RT-PCR feito 48h antes do primeiro embarque e certificado de vacinação da AstraZeneca, Covishield, Janssen (28 dias após), Moderna ou Pfizer-BioNTech.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a França

Vai dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

receba dicas da Europa por e-mail
Ruas de Chamonix enfeitadas
Ruas de Chamonix enfeitadas

Alpes franceses

CHAMONIX – MONT-BLANC

Cidade turística e pequena que fica no pé do Mont-Blanc, montanha mais alta da Europa. É linda, com casinhas típicas e montanhas brancas enormes em todos os lados que eu olhasse. Tem hotéis maravilhosos, estações de ski e o Aguile Du Midi (maior teleférico do mundo, chega a 4 mil metros de altura). Infelizmente cheguei tarde (engarrafamento na Suíça) e não deu tempo de subir, mas valeu passear pela cidade e me esquentar em um pub. Nas ruas, com muita neve, estava lotado de pessoas circulando com roupas e equipamento de ski.

Minha amiga Ane andou por lá por mais dias e conseguiu praticar snowboard e subir no Aguile Du Midi. Ela conta no texto Aventura nos Alpes Franceses.

ENCONTRE HOTEL NA FRANÇA | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Estação cheia de crianças
Estação cheia de crianças

CHAMROUSSE

Cidade perto de Grenoble com estação de ski boa para iniciantes e praticantes. Esquiar foi legal, mas só consegui fazer direito no final, cai muitas vezes e fiquei tensa, nem dá tempo de sentir frio. Nevou forte o tempo inteiro, por vezes eu via tudo branco porque o óculos ficava embaçado da minha respiração. Era um comum, o ideal seriam aqueles com elástico. As crianças e a maioria das pessoas passava por mim super rápido, esquiavam com uma facilidade.

GRENOBLE

Cidade universitária que fica num vale rodeado de montanhas muito altas, estavam todas brancas de neve. É bonita, mistura construções novas e antigas, bem arborizada e estava toda iluminada para o Natal. Era época de férias e não tinha muita gente na cidade, nem muitas coisas abertas. Fomos num restaurante comer linguiça de tripa de porco. Adoro essas comidas.

Fui caminhar na feira de rua, ver as comidas e pessoas locais, muitos queijos e nozes. De noite fizemos queijo raclete derretido com pimentões, carne de pato, cogumelos e presunto. Delicioso! Ainda mais que o jantar foi com amigos que eu não via há muito tempo.

Grenoble vista da Bastille
Grenoble vista da Bastille

Sobre passeios fui até a Bastille (fortificação antiga), fica no alto de uma montanha. Tem um teleférico que leva, dá pra ir de carro ou a pé. Vi pessoas subindo de bicicleta, um belo exercício. Lá do alto é lindo, dá pra ver toda a cidade. Este lugar também é famoso pelos churrascos universitários, devem ser bem legais com toda aquela paisagem.

Tome Nota Alpes Franceses

Em Chamrousse tem várias lojas de aluguel e venda de equipamento para ski. O custo para esquiar era 11 euros para iniciantes e 27 para os mais experientes, a diferença é a pista usada.

Fotos de Adrien Bernhardt e Roberta Martins. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » FRANÇA » Alpes franceses: Chamonix, Chamrousse e Grenoble
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comentários

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto