A cada dia que passa, um nome vai ganhando mais força na Argentina: Palermo. Mas o que é Palermo ou Palermos? Primeiro precisa-se definir o que é Buenos Aires, ou seja, não é tão simples assim.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Impressões | Tours | Dicas | Por onde começar

É o nome de um estado, o qual tinha uma capital que levava o mesmo nome, a qual sempre foi também a capital política do país, mas com o tempo ficou apenas como a Capital Federal e a capital estadual virou La Plata. Depois, no entanto, acabaram inventando um novo nome, que é o atual: Ciudad Autonoma de Buenos Aires, ou melhor, C.A.B.A.

Sendo uma das maiores conurbações mundiais, esta cidade agrega hoje quase 13 milhões de habitantes oriundos das mais diversas regiões do mundo, mas predominantemente povos de origem europeia, o que, curiosamente, faz dela o maior conglomerado de brancos do mundo, com aproximadamente 11 milhões de descendentes de europeus, mais do que em qualquer região urbana da própria Europa.

ENCONTRE HOTEL EM BUENOS AIRES

Plaza Guadalupe em Palermo Sensitive
Plaza Guadalupe em Palermo Sensitive

Como qualquer outra metrópole gigantesca, existem diversos bairros e todos eles tem as suas respectivas características e certa personalidade. Recoleta tem ares parisienses, Boca é onde se estabeleceram os imigrantes que sobreviviam trabalhando com ferros-velho, Once é o bairro dos judeus e do tango e assim por diante. Mas, afinal de contas, o que é Palermo?

Buenos Aires+ Buscando roteiro? Leia 5 noites em Palermo
Silos convertidos em lofts em Hollywood
Silos convertidos em lofts em Hollywood
Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Los Palermos de Buenos Aires

Estação em Palermo Bronx
Estação em Palermo Bronx

Palermo começou como um bairro de classe média, como tantos outros. Sempre foi considerado um bom lugar de se viver, próximo ao centro, mas sem aquela agitação, e no caminho para quem se dirige à região norte, onde está o delta do Tigre e diversos bairros nobres, próximo às saídas da cidade e aos principais parques. O nome foi ficando famoso, além ter uma sonoridade bonita e de fácil pronúncia em espanhol.

Espaço cultural Dain na rua Thames
Espaço cultural Dain na rua Thames

Aconteceu que os bairros ao redor de Palermo também começaram a se auto-incluir na região e o bairro foi crescendo em extensão. Por isso, as regiões próximas que não tinham nome muito definido, viraram Palermo também e assim por diante. No entanto, hoje essa área é tão grande que acabou virando outra cidade dentro de Buenos Aires, praticamente metade da antiga Bs.As. e atual C.A.B.A. chama-se Palermo!

Plaza Serrano, point mais agitado do Soho com feirinha 24hs aos sábados
Plaza Serrano, point mais agitado do Soho com feirinha 24hs aos sábados
Trilhos que separam os Palermos Hollywood e Soho
Trilhos que separam Palermo Hollywood de Palermo Soho

Ainda por cima, uniu-se o que o próprio povo foi criando com o que os marqueteiros das imobiliárias foram inventando e, hoje em dia, há Palermos de tudo quanto é jeito. Desde os tradicionais Palermo Chico e Palermo Viejo, até o recém lançado Palermo Queens, onde antes era Villa Crespo. A região de Plaza Itália, devido à deterioração, o povo já apelidou de Palermo Bronx, o lugar onde estão os estúdios de TV e diversos bares e discotecas da moda chamam-se agora Palermo Hollywood e algumas outras regiões de Palermo possuem inclusive mais de um nome, como Alto Palermo ou Palermo Freud ou Palermo Sensitive, que fica nas proximidades do Shopping Alto Palermo e da Praça Guadalupe.

Plaza Armenia também no Soho
Plaza Armenia também no Soho
Mapa com os principais Palermos. Mais informações em Palermonline.com.ar
Mapa com os principais Palermos. Mais informações em Palermonline.com.ar

Dentro desse monte de Palermos, já há rumores de que Buenos Aires inteira vai se chamar Palermo futuramente. O bairro Congresso vai virar Palermo DC (em homenagem à Washigton DC nos EUA), a região do centro vai se tornar Palermo Dowtown, San Telmo será Palermo Vintage (devido aos antiquários), La Boca será Palermo Village, Puerto Madero será Palermo Docklands (em homenagem ao bairro de Londres), Recoleta vai ser Palermo Recoleta e por aí vai. Criatividade é que não falta e realmente Palermo merece ganhar destaque, pois é um nome simpático e tem alto astral o que faz bem ao portenho. Nome oriundo do sul da Itália e todo mundo gosta. Viva Palermo!

Antigo Puerto Madero será mais um dos novos Palermos?
Antigo Puerto Madero, futuro Palermo Docklands?

Tours e traslado

^ Voltar início ^

Tome Nota Palermos de Buenos Aires

Palermo Soho: epicentro da maioria dos hotéis boutique e dos melhores restaurantes, este Palermo vem ganhando destaque como um dos principais pontos turísticos da capital argentina. É o mesmo conceito dos Sohos de Nova Yorque, Hong Kong ou Londres: bares descolados, restaurantes modernos, livrarias incríveis e lojas de todos os tipos. Deve ser percorrido a pé.

Tudo indica que a origem do nome é pela capital da Sicília. Por sua vez, deriva da palavra grega Panormus que literalmente significa “todos os portos”.

Com Nina no Casa Cruz
Com Nina no Casa Cruz

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ARGENTINA » BUENOS AIRES » Los Palermos de Buenos Aires
Autor Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries. Siga no Linkedin

5 Comments

  1. Agustin Tomas Caceres Reply

    Mais uma. Agora o Parque Tres de Febrero chama-se ‘Palermo Woods’

  2. Agustin Tomas Caceres Reply

    E Palermo continua crescendo. Acabam de surgir outros tres novos: Palermo Green, Palermo Dead e Palermo Iindustrial.

    Palermo Green
    Una zona probable delimitada entre las avenidas Córdoba y Corrientes, y Medrano y Jean Jaures. Hasta hace poco la denominación era Abasto por su cercanía con el ex mercado y actual shopping.

    Palermo Dead
    En los alrededores del cementerio de la Chacarita, donde está ubicado el Barrio Los Andes. También hubo una primera insinuación de llamarlo Chapalermo, pero ahora se habla de Dead.

    Palermo Industrial
    La ubicación probable podría ser sobre los bordes del actual barrio La Paternal.

Write A Comment