Fiz o tour guiado no Daytona International Speedway e conto como foi, as descobertas e o que mais gostei a seguir. A resposta à pergunta do título está no final. E depois de ler todo o relato, quero saber a sua opinião se já foi ou se ficou com vontade de ir. Combinado?
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre os Estados Unidos
+ Saiba onde nos hospedamos
+ As estradas americanas são ótimas para alugar carro
+ Economize tempo e não pague IOF comprando ingressos na Civitatis ou saiba como funciona
Daytona International Speedway é uma pista de corrida na cidade de Daytona Beach, na Flórida. O circuito abre a temporada da NASCAR Sprint Cup (500 milhas de Daytona) desde a sua inauguração em 1959, além do circuito 24 horas de Daytona e outros famosos. 500 milhas de Daytona junto com as 500 milhas de Indianápolis são as maiores e mais tradicionais provas automobilísticas dos Estados Unidos. Os veículos stock car percorrem 200 voltas na pista oval de Daytona para completar as 500 milhas (cerca de 800 km). O piloto vencedor leva 1 milhão de dólares e é obrigado a deixar o seu carro em exposição no museu até a próxima temporada.
Visita guiada ao Daytona International Speedway
Um tipo de vagão de passageiros é puxado por um caminhonete para dar uma volta pelo autódromo. No início o guia explica (em inglês) que ficará dentro do carro e vamos ouvi-lo pelo sistema de som. Pede para ficarmos sentados até o momento das paradas, quando descemos para tirar foto no pódio, visitar a sala de imprensa, os boxes e os melhores pontos da arquibancada. A empolgação e o alto nível de conhecimento sobre corridas era notório em boa parte dos participantes. Com brilho nos olhos e sorriso no rosto tiravam selfies e registravam tudo. Um ou outro estava só acompanhando o amigo ou a família desinteressadamente, mas todos se animaram nas arquibancadas, inclusive eu.
Carros passavam em alta velocidade e conseguir uma foto sem sair um borrão era o maior desejo. Então é como um jogo viciante de treinar o ouvido para sentir o carro se aproximando, ajustar abertura e velocidade da câmera e planejar o melhor enquadramento. Foi preciso o guia chamar várias vezes para todos voltarem ao transporte. E dos 90 minutos circulando, essa foi a melhor parte para mim. Mas o passeio ainda não terminou.
A parada final é para tirar foto com o carro campeão do último Daytona 500. Ele esta ali exatamente como foi deixado no dia da corrida. Sem limpeza, exibe os papéis coloridos da comemoração grudados no capô. O local é a entrada do museu e o tempo é livre para explorar à vontade ou entrar na loja de souvenir.
Museu automobilístico do Daytona International Speedway
O museu apresenta todas as formas de esporte a motor: stock car, esportivos, carros de Fórmula 1, motocicleta, dragster, motonáutica e aviação. Além dos recordes de velocidade e informações sobre personalidades relacionadas. A primeira revista especializada sobre o tema tem um corredor com tapete vermelho e jogo de iluminação. O caminho exibe as capas e detalhes da vida do seu criador. Atualmente abriga o Motorsports Hall of Fame of America com os exemplares mais icônicos do automobilismo.
COMO FAZER A VISITA
São três tipos de tours diários: Speedway leva 30 minutos e não inclui as arquibancadas ou imprensa; All-Access foi o relatado acima; e Vip com 3 horas de duração. Este último pode andar na pista, entrar na sala de arquivos especiais e na arquibancada vip e o transporte é mais confortável no ar condicionado. Se gosta do museu ou das compras, reserve mais 40 minutos para eles.
Em determinados locais há um fotógrafo que se oferece para tirar a fotografia com a sua câmera e também tira com a dele pra vender no final. Mas sem insistências, se gostou, leva o pacote de fotos. Como estava com uma câmera boa, a qualidade das fotos ficou igual a deles.
Ingressos no site.
As descobertas ou curiosidades
A experiência mais interessante deve ser dirigir um stock car nesta pista e isso é possível pagando entre 135 e 2500 dólares. O site oferece nove opções e na mais completa é como se fosse o piloto sendo treinado para a corrida.
Se ficou com vontade de voltar em dia de evento, vá até a fonte e faça um pedido jogando uma moeda. Dizem que a estátua de “Big Bill” France, o fundador da NASCAR, e sua esposa Anne B. é poderosa para realizar desejos!
Para assistir as 500 milhas de Daytona, deve comprar ingressos meses antes. O evento acontece em fevereiro e já está à venda no site da Daytona International Speedway. Para ter direito a circular por quase todas as áreas do box, tirar fotos com os pilotos e andar pela linha de chegada, compre na Fanzone.
Tem área de camping, com infraestrutura, no meio da pista. Claro que existe uma série de regras, mas pode passar o dia inteiro ouvindo o ronco dos motores com a família e ainda fazer amizades com outros apaixonados por velocidade. Pode até levar animal de estimação.
No meio do circuito fica o Lago Lloyd onde é permitido pescar. Foi a melhor utilização para o buraco, de 120 km2, deixado depois de tirar tanta terra para fazer a inclinação em algumas curvas da pista.
Já foi cenário de cinema como “Dias de Trovão” (1990) e clássicos do vídeo game lá dos tempos do Atari. Eu jogava e você?
A relação do automobilismo com Daytona vem da década de 1930, quando a pista era a areia da praia. Esta história é longa e sugiro saber a origem da NASCAR no site especializado Flat Out. E para ter a melhor vista da antiga pista de corrida, suba no farol mais alto da Flórida.
Conclusão
A resposta ao título é: com certeza para aficcionados por carros e velocidade. Já quem não se interessa tanto pelo tema como eu, vale pelo passeio em família, pelo museu e pelo desafio de tirar boas fotos dos carros de corrida em movimento.
Tome Nota Daytona
Como chegar: fica ao lado do aeroporto, mas as a maioria dos brasileiros chega por Orlando, distante 90 km pela I-4 E. De lá pode alugar um carro ou usar transporte público. O endereço é 1801 W International Speedway Boulevard.
Onde ficar em Daytona Beach: além da opção de camping mencionada. O complexo em frente tem o recém inaugurado Fairfield Inn & Suites by Marriott. Eu me hospedei na beira da praia em outro lançamento muito mais musical, o Hard Rock Café Daytona.
CONSULTE MAIS OPÇÕES NA CIDADE
Onde comer: existe uma cafeteria interna seguindo a temática corridas. Para mais opções, atravesse a avenida pela passarela e vá para o Daytona One. Um complexo de lazer ainda está em finalização fica em frente ao Daytona International Speedway. Tem lojas como Columbia e a enorme Bass Pro Shops, restaurantes e entretenimentos que complementam a agenda das corridas. Almocei tacos com guacamole bom, farto e barato na Cervejaria Rock Bottom, recomendo. One Daytona fica na1860, Victory Circle.
Veja mais fotos do Daytona International Speedway:
O tour foi um oferecimento do Daytona International Speedway e Discovery Daytona Beach para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Não Pira, Desopila e Territórios em parceria com o Visit Florida.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Novo trem na Flórida
- Onde é mais rápido tirar o visto americano
- Dicas do Arizona
- Intercâmbio em Nova York
- Compras na Flórida
Serviços de reserva:
2 Comments
Fui ver o preço, até que não é caro. Provavelmente irei visitar!
Vá sim Erik, depois volte para me dizer o que achou 🙂