Turismo é maravilhoso para alavancar a economia e encher nossas vidas de alegrias. Mas também gera impactos negativos na sociedade e no meio ambiente. Por isso é importante se informar e pesquisar maneiras de causar o menor estrago possível na hora de planejar os passeios e fazer reservas. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, separei algumas dicas para quem quer ser um turista do bem e continuo o texto Vida selvagem nem sempre é entretenimento.
Turista do bem em 9 dicas
Antes de fazer as reservas, deve perguntar para o estabelecimento e a si próprio questões como:
1. Está ciente do sofrimento que acontece nos bastidores das atrações com animais? Tem certeza que o animal não foi arrancada da mãe ainda bebê; não foi torturado para aprender ou vive confinado em situação precária…
2. O que a propaganda promete é uma reação natural do animal? Por exemplo, animais não dão beijos ou batem palmas.
3. Os filhotes em espaços abertos para interação nasceram ali ou foram comprados para ter sempre a atração disponível? É maravilhoso interagir com essas fofuras, mas gera o comércio ilegal de venda de filhotes.
Quando estiver em áreas naturais conviva em harmonia com tudo ao seu redor:
4. Aprecie a fauna com certa distância para não perturbar nem correr riscos;
5. Respeite o silêncio. Permita-se escutar os sons da natureza e assim terá mais chances de perceber a rotina da vida selvagem;
6. Não alimente animais selvagens mesmo que eles se aproximem com cara de pidões. Se estiver debilitado, avise ou leve até um veterinário (ou responsável pelo local), se der comida vai prejudicar o seu instinto de caça e isto leva a extinção.
7. Informe-se sobre as regras locais quando em parques ou reservas;
8. Conserve resíduos com você até encontrar uma lixeira com coleta ativa;
9. Por fim, o clichê: não leve nada além de lembranças.
Eu já tive encontros incríveis com animais como um puma durante uma trilha na Patagônia, os simpáticos quokkas na Austrália, as viscachas na Bolívia e tantos outros. Em todas me informei e segui as regras locais de proteção deles e minha. E nas situações da América do Sul, os guias que acompanhavam tiveram a preocupação em alertar o grupo do certo a ser feito.
E você, tem mais dicas pra acrescentar ao texto? Conte nos comentários.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças