Você gosta de comida árabe? Eu adoro e meu primeiro contato foi no Brasil, afinal, a influência está bastante enraizada na nossa cultura há séculos. Porém, mesmo com a globalização e facilidade em encontrar receitas e diversos produtos por aqui, nada substitui a experiência de degustar no cenário original. Sentir os aromas, conhecer a história, ver os locais preparando ou explicando a comida típica da sua região é um atrativo que pode ser o mais marcante da nossa viagem. Neste artigo conto o que aprendi e provei na Jordânia.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Seguro viagem é obrigatório. Saiba como comprar online e pegue o cupom de desconto

Saia do Brasil conectado com o chip de celular da EasySim4U

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Comida árabe na Jordânia

O prato nacional da Jordânia é o Mansaf. Feito à base de arroz e carne de ovelha, é preparado em iogurte e temperado com ervas aromáticas. Vem acompanhado de amêndoas, mas não se assuste se servirem com a própria cabeça do animal. Aproveite para experimentar a carne da bochecha que é deliciosa. Tradicionalmente, é servido em um prato grande, onde todos os presentes comem com as mãos. Lavar antes e usar apenas a mão direita é a regra de etiqueta por lá. 

Nas rodovias da Jordânia, passamos por muitos pastores levando suas ovelhas ou cabras de um lado para outro. Eles não são proprietários de fazendas, criam os animais na beira da estrada como fazem seus antepassados há milênios. Em um desses momentos, nosso guia ressaltou a experiência de provar um cordeiro no Oriente Médio. Disse não ter caatinga por ser alimentado somente de ração, isso porque o pasto é seco e insuficiente. Particularmente, acho a ovelha uruguaia com caatinga mais saborosa. E você? Como prefere?

Tradicional Mansaf é o prato nacional da Jordânia
Tradicional Mansaf de carneiro servido no shrak

O básico encontrado no café da manhã e em qualquer restaurante são o delicioso iogurte labaneh; os molhos hummus, mutabal, galayet bandora; e as tigelas de ful medames (feijão cozido). Também os sanduíches de felafel e os shawarmas de frango e cordeiro temperados com molho de tahine (gergelim) e pães que mais parecem uma toalha de mesa comestível como o shrak. 

Banquete de comidas típicas da Jordânia
Banquete de comidas típicas
receba dicas da ásia por email

Para provar um doce típico, experimente o Kunafa, generosamente recheado com açúcar, acompanhado por queijo com crosta crocante feita de laranja e pistache. Quem gosta do grão, a mistura com pasta de gergelim cria o Halawa. E o meu favorito foi Katayef, a panqueca árabe servida durante o Ramadã.

Doce kunafa leva basicamente pistache, queijo, ovo e açúcar
Doce kunafa leva basicamente pistache, queijo, ovo e açúcar

Jantar com beduínos

Comida árabe no acampamento beduíno
Almoço no acampamento beduíno

O jantar típico dos beduínos também leva carne de cordeiro, arroz e legumes, mas o Mansaf é cozido embaixo da terra. Todos os ingredientes são colocados em uma grande panela, esta é deixada em um buraco no chão de areia e tapada com as brasas da fogueira ao lado. Algumas horas depois, a carne é servida muito macia, saborosa e pesada. Hora de tomar o chá ao redor da fogueira, deitar no tapete e apreciar as estrelas no deserto.

Beba com cautela

Beba bastante água para não desidratar, mas somente engarrafada e lacrada porque a falta de água é um problema sério no país. Porém, não tenha receio de aceitar o chá, a água é fervida e não vi ninguém passando mal por isso. Virá açúcar em abundância no chá de sálvia (peça sem antes de prepararem), sendo o melhor servido pelos beduínos de Wadi Rum

Chá feito por beduínos é o melhor na Jordânia
Chá feito por beduínos é o melhor

Embora muçulmano, Jordânia é um dos países mais tolerantes com os turistas e é possível encontrar bebidas alcoólicas. O controle existe, beber nem sempre é visto com bons olhos e será mais facilmente encontrada em Amã, Aqaba, Mar Morto e Madaba. Sendo proibido consumir em vias públicas, o mais indicado é nos hotéis e restaurantes com licença para servir essas bebidas.

Suco com pedaços de fruto gaseificado é o melhor refrigerante
Suco com pedaços de fruto gaseificado é o melhor refrigerante

+ Leia mais dicas da Jordânia
Café da manhã
Café da manhã em Dana
Castanhas presentes na comida árabe
Castanhas
Banquete típico da comida árabe servido no Dana Tower Hotel
Banquete típico servido no Dana Tower Hotel

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » JORDÂNIA » Comida árabe e bebidas na Jordânia

ÁSIA: PAÍSES VISITADOS

dicas da asia por email

O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Rotas para voar no RS agosto Sonhos