Souqs de Marrakech

Os Souqs de Marrakech


Pegamos algumas informações e um mapa com o pessoal do riad, e mesmo com o mapa nas mãos é impossível uma localização precisa e perder-se nos souqs é uma ocorrência da qual não se pode escapar quem se aventura num.  Embora seja um labiríntico emaranhado de lojas, oficinas e barracas, do ponto de vista da organização há um sistema que os divide em áreas específicas, bom, não me pergunte como, mais existe.

Milhares de lojas e bancas
Milhares de lojas e bancas
Dentistas
Dentistas

Há diversas entradas para o souq. A mais comum é a da praça DJEMAA EL FNA que é o ponto turístico mais importante da cidade. Nesta praça o movimento começa cedo: encantadores de serpente, mágicos, malabaristas, acrobatas, mulçumanos sentados em tapetes lendo o Alcorão, dentistas que exibem milhares de dentes extraídos como prova de sua competência. Tudo acontece ao mesmo tempo, e o tempo ali nada mais é do que a soma dos segundos que definem novos sentidos.

Reservar um ou dois dias para explorar é experimentar desafios cujos efeitos benéficos e esmagadores de um passeio serão inesquecíveis, especialmente para quem o faz pela primeira vez.  Serão imagens e cores, cheiros e sons que jamais se esquecerão. E para um encerramento perfeito de uma das experiências mais deliciosas em Marrakech –  um passeio demorado pelo souq –  descanse num café, ou melhor, um chá de hortelã na praça Djemaa el Fna.

Os tesouros de Marrakech
Os tesouros de Marrakech

E ai vem um outro desafio: como escolher entre milhares de lojas e bancas no souq?  São tantos os tesouros de Marrakech, de caftans de veludo e cashmere marroquino; sapatos e chinelos; jóias étnicas com pedras semipreciosas, antiguidades, artesanato, objetos decorativos, bordados, cerâmica, jóias, tudo um verdadeiro tesouro de Aladin, cuja dificuldade maior é conter o desejo consumista. Lembre-se de que negociar é cultural, além de esperado, mas fundamental, necessário.

Conheça outros destinos no Marrocos: ChefchaouenFezVolubilis e acampamento no Sahara.

Tome Nota

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Marrakech.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Ane Damasceno

Ane Damasceno

Anelise Damasceno, advogada, fascinada por viagens e apreciadora de novas culturas.

1 comentário

Deixe uma resposta