Nas duas viagens ao Marrocos, tanto eu quanto Ane, ficamos encantadas pelos Souqs de Marrakech e adoramos nos perder neles. Enquanto ela traz dicas para visitar os mercados de rua, eu divaguei nos sentidos publicando Fotos da Semana. Também tem dicas de tours atuais para visitar com especialistas

Brasileiros totalmente vacinados têm entrada liberada no Marrocos. Devem apresentar teste RT-PCR negativo feito até 48h antes do primeiro embarque. Sem vacina, devem cumprir quarentena de 10 dias em hotel indicado. Todos devem preencher o formulário.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Marrocos

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Pegue o cupom de desconto

Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Os Souqs de Marrakech

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Pegamos algumas informações e um mapa com o pessoal do riad e, mesmo com o mapa nas mãos é impossível uma localização precisa. Perder-se nos souqs é uma ocorrência da qual não se pode escapar quem se aventura em um mercado rua no Marrocos. Embora seja um labiríntico emaranhado de lojas, oficinas e barracas, do ponto de vista da organização, há um sistema que os divide em áreas específicas. Bom, não me pergunte como, mas existe.

Milhares de lojas e bancas no Souqs de Marrakech
Milhares de lojas e bancas
Grande Baazar+ Visite o Grande Bazaar de Istambul
Barraca Compro e vendo dente também tem nos souqs
Dentista

Há diversas entradas para o souq. A mais comum é a da praça Djemaa El Fna que é o ponto turístico mais importante da cidade. Nesta praça o movimento começa cedo: encantadores de serpente, mágicos, malabaristas, acrobatas, mulçumanos sentados em tapetes lendo o Alcorão, dentistas que exibem milhares de dentes extraídos como prova de sua competência. Tudo acontece ao mesmo tempo, e o tempo ali nada mais é do que a soma dos segundos que definem novos sentidos.

Reservar um ou dois dias para explorar é experimentar desafios cujos efeitos benéficos e esmagadores de um passeio serão inesquecíveis, especialmente para quem o faz pela primeira vez.  Serão imagens e cores, cheiros e sons que jamais se esquecerão. E para um encerramento perfeito de uma das experiências mais deliciosas em Marrakech –  um passeio demorado pelo souq –  descanse num café, ou melhor, um chá de hortelã na praça Djemaa el Fna.

receba dicas da áfrica por e-mail
Os tesouros de Marrakech nos souqs
Os tesouros de Marrakech

E ai vem um outro desafio: como escolher entre milhares de lojas e bancas no souq? 

São tantos os tesouros de Marrakech, de caftans de veludo e cashmere marroquino; sapatos e chinelos; jóias étnicas com pedras semipreciosas, antiguidades, artesanato, objetos decorativos, bordados, cerâmica, jóias, tudo um verdadeiro tesouro de Aladin, cuja dificuldade maior é conter o desejo consumista. Lembre-se de que negociar é cultural, além de esperado, mas fundamental, necessário.


destino marrakech

+ Saiba como planejar a viagem a Marrakech

Tours e experiências

Foto da Semana #75 Barraca de doces

Por Ro Martins

Read in English

Em meio ao labirinto de lojas, aromas, oficinas e milhares de pessoas nos Souqs de Marrakesh, me deparo com essa deliciosa barraca de doces. Tentei tirar fotos de perto para mostrar os detalhes de cada guloseima, mas o proprietário só deixou tirar do todo. Mesmo assim, essa imagem me traz boas lembranças do sabor de se perder em mercados populares.

Doces na Praça Djemaa El-Fna, Marrakesh, Marrocos
Doces na Praça Djemaa El-Fna

Foto da Semana #41 Souqs

Read in English

Viajei para o Marrocos na década passada e, até hoje, quando sinto cheiro de cominho às lembranças de lá vem a tona. É o cheiro do país que vende diversos tipos de especiarias nas ruas ou nos Souqs de Marrakech. Onde tem uma culinária aromática e uma cultura completamente diferente da minha. Nessa época, aprendi a comer pão com cominho (ou outros temperos) como entrada, o que acabou virando um hábito frequente e cheio de recordações. São nesses momentos que vejo a importância da memória olfativa e sempre procuro sentir os cheiros dos destinos por onde passo para que essas experiências se repitam. E você, relaciona um destino à algum aroma? Conte para gente, ou melhor, envie sua foto e relato.

Souqs de Marrakech
Souq de temperos, Marrakech

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » COMPRAS » Souqs de Marrakech: para compras e conhecer a cultura
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

5 Comentários

  1. Howdy,,
    Im supported u in bigblog excahnge and voted for ya,,
    would like u drop into my blog winnyradc.wordpress.com

    -Greeting from Indonesia-
    Winny

  2. Muito bacana essa experiência. Realmente, o olfato pode nos trazer lembranças e está relacionado com muitos dos momentos marcantes que vivemos. Acho interessante não só a foto como também a explicação dela e tenho certeza que uma viagem ao Marrocos é marcante em todas suas possibilidades.

Deixe seu recado, escreva algo