Trilha do Poço Preto

Adrenalina no Rio Iguaçu


Um dos passeios que mais gostei do lado brasileiro das Cataratas foi a Trilha do Poço Preto, um safari ecológico que termina com banho no rio Iguaçu. Espírito de aventura é requisito básico e não pode ter medo da água para aproveitar ao máximo.

Read in English

Leia todos os artigos sobre o Paraná

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

A trilha do Poço Preto pode ser feita em bicicleta
A trilha pode ser feita em bicicleta

Trilha do Poço Preto

Transporte na trilha
Transporte na trilha

São 9 km que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou carreta com um guia que vai explicando curiosidades sobre a diversidade local. Termina nas margens do rio onde pegamos um barco em direção ao Poço Preto, uma falha geológica com 23 metros de profundidade. No trajeto entramos na Argentina e avistamos animais como filhote de garça e jacarés, além das borboletas, sempre presentes em todo o parque.

Alegria e adrenalina
Alegria e adrenalina

O ponto alto do passeio foi remar de caiaque inflável (ducks) até a distância de apenas 4 km da Garganta do Diabo! O rio ainda estava calmo, mas era difícil permanecer em linha reta, tinha que remar forte para não ficar dando voltas sem sair do lugar. Foi um trabalho em equipe, eu e meu amigo Gleiber pegamos o jeito e conseguimos completar o percurso até o final (1,5 km).

Remando na correnteza do Iguaçu
Remando na correnteza do Iguaçu

O barco vai acompanhando e dando apoio para eventuais dificuldades. Também ajuda a refrescar fazendo um chafariz com o motor e molhando quem está por perto. Tem lugares que é possível nadar, mas sobrou tempo apenas para um rápido mergulho.


Encharcados e com um sorriso enorme no rosto, voltamos pela trilha da Bananeira, mais 1,6 km e chegamos na estrada onde tem o  ônibus que leva para as demais atrações do parque.

Pegadas de animais na trilha da Bananeira
Pegadas de animais na trilha da Bananeira

Participaram do 2º BlogTurFoz

Os Blogueiros: Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem

Tome Nota Trilha do Poço Preto

A trilha fica dentro do PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU que abre das 9h às 17h. Baixe o mapa com as opções de passeios.

Quem faz: MACUCO ECOAVENTURA, o passeio pode ser adquirido no Centro de visitantes do parque ou com a Loumar Turismo. Tem saídas diárias às 9h30, 12h e 14h.

Caminhe em silêncio e aprecie o trajeto, só assim poderá ter a sorte de encontrar animais como quatis, onças, pumas e tantos outros.

Não esqueça a água e o repelente.

Dê preferência pela trilha a pé, leva umas 4 horas, mas a imersão na natureza é maior. Tínhamos pouco tempo e, infelizmente, fizemos a maior parte do caminho com carreta.

Detalhe do mapa
Detalhe do mapa

Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Roberta MartinsAnna MartinelliDaniella Mendes,  Vivian Dornelles Maurício Oliveira. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Que demais Ro! Adorei o vídeo!!!
    Quero mais adrenalinaaaaaaaaa! hehehe
    Beijooos

Deixe uma resposta