Rottnest Island é um paraíso na Western Austrália, passeio obrigatório para quem passa por Perth. E o melhor jeito de conhecê-la é pedalando pelos seus 24 quilômetros de estradas asfaltadas, além dos caminhos arenosos para chegar às praias mais escondidas. Para os menos esportistas, tem uma linha de ônibus que fica circulando o dia todo, afinal carros não entram na ilha.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
A maior parte do caminho é plano com algumas subidas e foi tranquilo mesmo pra mim que não pedalava há algum tempo. As estradas são vazias, porém, assim como os carros, as bicicletas devem andar sempre pela esquerda. Logo no início, outros ciclistas já nos alertaram sobre isso. É difícil, a tendência é o lado direito, quando percebia já estava no meio da pista e levamos alguns sustos quando o ônibus vinha em nossa direção. O vídeo mostra vários trechos do nosso passeio.
Holandeses descobriram a ilha em 1696 e deram este nome devido a quantidade de ratos gigantes que habitam o local, na verdade, os ratos são marsupiais de uma espécie endêmica de Rottnest – os Quokkas são parentes dos cangurus. Os animais estão acostumados com os visitantes e sempre querem comida, mas alimentá-los com com algo fora do oferecido pela natureza local é crime com multa. Oferecemos folhas de árvore e deu até pra fazer carinho neles. No século XIX virou prisão de aborígenes e somente no século XX foi nomeada reserva protegida se transformando em lazer e turismo para os australianos.
São 63 praias, 20 baías e um farol com uma vista da ilha e até das praias no continente, é o ponto mais alto de Rottnest. Tem praias pra fazer snorkel, surfar (está entre os melhores picos do estado), pescar ou só curtir aquela areia branca e mar cor de esmeralda. Também tem clube de golfe, passeio de avião, cinema, museu aborígene, turbinas de energia eólica, caminhada por túneis subterrâneos da segunda guerra mundial, atividades para crianças nos finais de semana e um centro / porto com restaurantes e cafés.
Como chegar a Rottnest Island
Ferries partem diariamente de Perth ou Fremantle e agora tem voo de helicóptero para lá. Existem tours de um dia que incluem guias, passeios e refeições, caso não se anime a explorar a ilha por conta própria como eu fiz.
Partindo de Fremantle, tem ferries 7h30, 9h45 ou 15h15 e voltando 14h ou 16h. O ideal para conhecer bem é pegar o primeiro ferry ou passar a noite por lá. Leva 30 minutos e os valores atualizados estão no site. Rottnest Express é a única empresa que faz o transporte. Já pegue o mapa e alugue a bicicleta com eles para evitar filas na chegada. O trem para Fremantle parte da estação central de Perth a toda hora.
Fiz este trajeto anterior e a dica e não sentar no primeiro banco à esquerda na parte aberta do barco. Estavam todos ocupados menos este, parecia ser o melhor lugar e fui direto. É o único lugar com direito a banho de mar! A onda batia no ferry e caia toda em cima de mim, fiquei encharcada! Ainda bem que o clima é seco e a roupa secou rápido. As outras pessoas riam da minha cara e perguntavam se eu tinha outra roupa para trocar.
Saindo do centro de Perth, pegue o ferry na Rottnest Ferries, leva 1h30 e sai a cada 30 minutos entre 8h e 18h.
Tome Nota Rottnest Island
Fui num dia de semana normal, dizem que nos feriados e época de férias fica lotada de gente jovem e famílias que vem passar a temporada. Na ilha há opções de hostel, hotel e aluguel de casas.
RESERVE AQUI com nosso link de afiliado do Booking.
Restaurante: Dome tem cafés diferentes e lanches rápidos.
O que levar: a água na mochila, custa bem mais caro por lá.
Também tem aluguel de snorkel.
Quando ir: como as quatro estações são bem definidas, os meses entre novembro a abril são mais quentes e com mais opções de lazer como escola de surf. Entre agosto e novembro as baleias aparecem.
Leia todos os posts publicados sobre Perth:
Conheça a maior moeda de ouro do mundo
Conquistando amigos na Austrália através do chimarrão
Primavera na Western Australia
A capital mais ensolarada do mundo
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli (vídeo também)
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
2 Comments
Que lindo Roberta! Com certeza tá na minha lista de passeios assim que chegar em Perth!
Beijoos
Ótimo post, excelentes dicas e as fotos estão lindas !
Rottnest é simplesmente demais ! Também falamos sobre esse passeio no nosso blog, sem dúvida, bem especial quando feito de bike 😉
Abraços !
Cristiana
http://www.facebook.com/australiabrasil