Embora tenhamos viajado menos do que gostaríamos e gastado mais do que prevíamos, o ano trouxe experiências em dobro. Foram duas viagens à Amazônia, duas ilhas em Galápagos, dois estados brasileiros riscados da lista de desejos, duas viagens de carro pelo Uruguai, além de retornar a Quito e à Riviera. Isso no ano em que o site Territórios alcançou a maioridade (18 anos!!!) divulgando experiências incríveis pelo mundo. Para resumir, incluímos o Pará como novo estado e mais 12 localidades em 63 artigos novos e atualizados. Agora, a mascote Tesão por Viajar mostra por onde passamos.
Quer saber a história da mascote Tesão?
A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e o Making Off, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.
Também em algumas editorias do Foto da Semana: Nascer do sol em Lion’s Head, Brinde aos 11 anos do Territórios e 10 anos conquistando Territórios.
Tesão no Uruguai
Em março, teve viagem de carro para atualizar o guia do Uruguai. Um PDF completo conduz o leitor pelas principais rodovias do país por meio de percepções e experiências pessoais. A ideia já ajudou um monte de gente porque as vendas continuam boas desde 2016. Adquira o seu aqui. Ainda voltei de ônibus no meio do ano e estou aqui agora para celebrar o novo ano acampada em um dos meus parques preferidos no mundo.
Topa voltar comigo em 2025? Mostre o seu interesse se cadastrando pelo botão.
T no extremo norte ao extremo sul do Brasil
Não foi exatamente do Oiapoque ao Chuí, mas foi da capital do Amapá, a única por onde passa a linha da metade do mundo, até a Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai pelo Oceano Atlântico. As viagens pelo Rio Grande do Sul e São Paulo são geralmente a trabalho, com pausas para relaxar e criar conteúdo ao mesmo tempo. Mais uma vez, passei uma quinzena do mês de abril na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, e algumas vezes pela capital dos gaúchos.
Voltamos ao Equador
Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e o Governo de Quito nos deu a alegria de participar do Adventure Elevate Quito, com pré-aventura na Amazônia equatoriana, especificamente no Parque Nacional Yasuní convivendo com a comunidade Kichwa Añangu, administradora dos hotéis de selva Napo. Momento de aprender, reencontrar amigos do turismo e trocar experiências com empresas, governos e viajantes do mundo todo. Após o evento, aproveitamos para visitar lugares que ainda não conhecia, como as sonhadas ilhas Isabela e Santa Cruz em Galápagos.
Tesão na Amazônia
Já falei e repito, aumentando a população: não apenas os brasileiros, mas todo o latino-americano deve visitar a Amazônia ao menos uma vez na vida. Esse ano tive a felicidade de voltar duas vezes, conhecendo três regiões completamente diferentes: Napo, no Equador, além das cidades brasileiras Belém e Marajó, no Pará, Macapá e Santana, no Amapá.
Tesão por Viajar no mapa
Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos onze anos.
As novidades foram os destinos e muito aprendizado
Além dos novos conteúdos úteis e inspiradores, a frase do ano foi ESTUDAR PARA SE ADAPTAR: continuamos priorizando a qualidade, mas foi preciso diminuir o ritmo das viagens para avaliar para onde vamos com todas as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo de forma tão rápida e disruptiva. Estamos abraçando a Inteligência Artificial com cautela e vamos te ajudar a navegar por ela também na organização da sua viagem nos próximos anos.
Agora o trabalho continua, novas jornadas e descobertas estão sendo planejadas para 2025, prometendo mais conteúdo inspirador e experiências inesquecíveis.
Acompanhe @territorios para continuar explorando o mundo através de lentes apaixonadas por cultura e aventura.
Feliz 2025! Desde o Parque Nacional Santa Teresa!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.