Quando recebi o convite para fazer a Rota das Emoções em junho, a primeira imagem que veio a minha mente foram as bandeirinhas coloridas e o agito das festas juninas no nordeste. Na época passei por cidades no Ceará, no Piauí e nada combinava com a cena idealizada até chegar ao Maranhão. Lá encontrei ruas enfeitadas, fogueiras nas estradas e, finalmente, consegui participar do São João em São Luís.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Conheça a Rota das Emoções
Contrate passeios nos Lençóis Maranhenses agora
Leia todos os artigos sobre o Maranhão
Pelo menos uma amostra do ritual repetido anualmente desde o século XIX (quando as primeiras manifestações surgiram nas casas grandes ou senzalas e se espalharam, principalmente, pelo norte e nordeste do Brasil) o qual foi se adaptando e se mesclando com a cultural local até ganhar grande expressividade em todo Estado.
Atualizado em
São João em São Luís do Maranhão
A partir meio de junho, São Luís tem sua rotina alterada devido aos vários arraiais espalhados pela capital oferecendo apresentações gratuitas e quitutes típicos nas barraquinhas. O Arraial da Praça Maria Aragão é um dos destaques e foi onde assisti Bumba Meu Boi e Cacuriá, dois exemplos entre várias manifestações culturais apresentadas no Dia de São Pedro (29/06).
Mas antes, fui percebendo como uma festa junina não é tão simples quanto se imagina e não tem nada a ver com as celebrações no sul do Brasil. Isto graças às explicações das minhas companheiras de viagem (duas maranhenses empolgadíssimas com a festa) sobre os detalhes responsáveis por aumentar a minha vontade de ver de perto o que parecia lembrar a energia incrível sentida durante o Festival de Parintins, no Amazonas. Na verdade, nem dá para comparar por serem bem diferentes. Apesar da lenda do boi ser a mesma já contada por aqui.
As manifestações populares
O Bumba Meu Boi é uma manifestação popular tombada como patrimônio imaterial brasileiro. No Maranhão apresenta mais de 500 grupos divididos em cinco sotaques*: zabumba, orquestra, matraca, pandeirão, costa de mão e baixada. Cada um com figurino e instrumentos específicos, toadas e músicas próprias, além do modo peculiar de se apresentar.
O Cacuriá é uma animada dança de roda difundida e personalizado pela maranhense Dona Teté no início dos anos 70. Ao som do carimbó de caixa (instrumento) pares dançam com passos marcados, quadris rebolados e troca de olhares sensuais, abusando do improviso. Cada casal, formado por diversas idades, tem seu momento destaque e encanta o público com seus risos e requebrados.
O primeiro show foi do grupo Boi Bumbá Santa Fé buscando valorizar mais as alegorias do que o boi. Contudo, gostei mesmo do último pela combinação de ritmo, interpretação, sensualidade e alegria tão visível no rosto de cada bailarino do grupo. Cacuriá de Dona Teté é formado em 1986 pela própria Dona Teté. E além das fotos, deixo o trecho final da apresentação para dar um gostinho.
Então a dica para quem passa pelo Maranhão nas próximas semanas é reservar uns dias em São Luís para aproveitar as festas. Ou, pelo menos, tirar fotos nas ruas históricas porque ficam ainda mais coloridas nesta época do ano.
*Sotaque é um conjunto de características semelhantes responsáveis por juntar os grupos em categorias. Desta forma, garante a eles uma memória e identidade em comum sem perder a diversidade do todo.
Veja o roteiro completo da Rota das Emoções
Tome Nota
Nesta noite me hospedei no Veleiros Mar Hotel e recomendo.
São João em São Luís 2024 programação
Na Praça Nossa Senhora de Nazaré:
Arraial do Maiobão – 8 e 9 de junho.
Arraial do Cohatrac – 14 a 23 de junho.
Na área externa do Estádio Castelão:
Espaço Bumba Meu São João – 13 a 16 de junho, 19 de junho e 21 de junho.
Na Praça Maria Aragão:
Arraial da Cidade Operária – 15 a 30 de junho.
Também nos bairros:
- Arraial da Liberdade – 7 a 9, 14 a 16 e 21 a 23 de junho
- Arraial do Ipem – 14 de junho a 14 de julho
- Arraial do Parque da Juçara – 20 a 23 e 27 a 30 de junho
- Festejo de São Pedro – 20 a 29 de junho
- Arraial Santo Antônio – 20 a 29 de junho
- Arraial do João de Deus – 22 e 23 de junho
- Arraial da Vila Palmeira – 23 a 30 de junho
- Arraial do João Paulo – 24 a 29 de junho
- Arraial do Bairro de Fátima – 26 a 30 de junho
- Festejo de São Marçal – 30 de junho
- Arraial da Praça das Mercês – 17 a 31 de julho
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
2 Comments
Olá Roberta,
Que bom gostou de São Luís!!! Minha cidade é muito bonita, principalmente nas festas juninas. Só a título de informação, aqui temos o Bumba-meu-boi e não Boi-Bumbá. Este último é uma manifestação do estado do Amazonas.
Volte sempre e abraços
Obrigada pela Informação Bruna, vou arrumar no texto