Volta e meia alguém me pede ajuda com roteiro ou envia perguntas para o Territórios. Os destinos costumam ser no Brasil, América do Sul ou Europa, sendo a maioria justo sobre o continente onde é mais fácil viajar. As melhores opções de transporte e estrutura ainda estão no velho mundo. A última foi um comentário pedindo indicação de rota por determinados países a partir de dezembro. A resposta ficou tão extensa que decidi transformar no post Roteiro 60 dias na Europa a partir de Madri. Espero ajudar quem fez a pergunta e todos que pretendem conhecer esses países durante o inverno. Mesmo se a viagem for em 20 ou 30 dias.

Roteiro 60 dias na Europa

Acesso rápido: Roteiro 1 | Roteiro 2 | Conselhos | Tours | Deixe sua opinião

Espanha – Itália – França – Holanda – Portugal no inverno

Feira de Noel em Colmar no roteiro 60 dias na Europa
Feira de Noel em Colmar

Apesar da entrada na Europa ser por Madri, dezembro é uma época encantadora para viver o clima dos festejos de Natal na Alsácia, nordeste da França. Logo, o roteiro deve ser direcionado para estar lá até 25 de dezembro e deixar Portugal e parte da Espanha para o final.

Sugiro já no primeiro, no máximo no segundo dia, seguir para Barcelona e começar a viagem por lá. Depois norte da Itália, passar pela região do Mount-Blanc (Alpes) até alcançar Estrasburgo (Alsácia) e seguir para Paris. Então é preciso escolher onde passar o réveillon, neste roteiro as melhores opções são Paris ou Amsterdam. Mas pode dar uma escapada até Londres.

Canais de Veneza
Canais de Veneza

A partir de Holanda ou Paris, conforme a definição acima, pegar um voo ou trem direto para Granada para conhecer um dos conjuntos de monumentos mais visitados da Europa – a Alambra. Na sequência, percorrer o sul da Espanha até entrar em Portugal e seguir pelo oeste do país até voltar a Espanha. Se restarem apenas cinco dias, terá chegado o momento máximo de voltar a Madri e explorar os arredores. Se ainda houver tempo, Salamanca, Bilbao, Zaragoza e até o sul da França podem fazer parte do caminho. E ainda, se o desejo de conhecer o centro e sul da Itália for maior, vale pegar um aéreo para Roma e programar a volta direto para Madri.

Com todo esse tempo de viagem, eu incluiria sem pensar o máximo de cidadezinhas pequenas. Elas são pitorescas e podem ser o melhor da viagem. Não precisa passar uma noite em cada, escolha uma cidade com melhor estrutura como base e visite os arredores em bate-volta. Os sistemas de ônibus e trem funcionam muito bem. Basta se organizar com os horários e pode comprar no dia mesmo. Eu já fiz isso em Barcelona, Madri, Pádua, Bolonha e Aveiro, neste último conheci quase toda Portugal viajando de carro e voltando pra dormir na mesma cama. Nestas situações, se hospedar próximo a estação ajuda muito.

receba dicas da Europa por e-mail

Alguns Conselhos

As grandes cidades exigem o mínimo de 5 dias, exceto Amsterdam por ser inverno.

Para viajar longas distâncias, seja em trem ou avião, a economia será maior se a compra for feita com antecedência.

Sobre avião ser melhor ao trem, ou vice e versa, depende da localização do aeroporto em cada cidade e como funciona o transporte até lá. O acesso às estações de trem é sempre mais fácil.

Segure a vontade de fazer compras até começarem as liquidações de janeiro. Geralmente a partir do dia 6.

Leia Checklist viagem internacional pra te ajudar a planejar, Crie suas próprias revistas para montar guias de viagem no tablet ou celular, Qual mochila usar para ver como eu viajo e Como comprar seguro viagem porque na Europa é obrigatório.

Pesquise informações com quem mora no local ou esteve lá recentemente. A maioria das atrações continua a mesma de sempre, mas hotéis, restaurantes e lojas abrem e fecham toda hora.

Conheça alguns viajantes que moram do outro lado do oceano: Larissa vive em Madri e conta no ¡Esto Es Madrid, Madrid!, Cristina oferece tours e dá dicas de Barcelona no Sol de Barcelona, Deyse mora no interior da Itália há anos e também é guia no Passeios na Toscana, Renata vive em Paris e viaja pelo país com o Direto de Paris, o Daniel mantem um guia de Amsterdam no Ducs Amsterdam e, por fim, a Ana Catarina é uma portuguesa que divide o seu tempo entre lá e cá e relata no Turista Profissional.

Se for sozinha, não deixe de ler o resultado da pesquisa dos países mais perigosos e os mais seguros para mulher viajar.

Amsterdam no roteiro 60 dias na Europa durante o inverno
Bom estar preparado para uma nevasca, neste dia foram 50 cm de neve em Amsterdam

Agora o meu roteiro 60 dias na Europa Espanha – Itália – Alemanha – Suécia – Turquia

Se eu pudesse viajar no próximo inverno para a Europa… Visto já conhecer todos esses países neste período, faria algumas trocas como França pela Alemanha (também para aproveitar o clima de Natal); e dali direto para a Suécia, no lugar da Holanda, para ver a aurora boreal em país mais econômico que a Noruega. Os dias em Istambul ocupariam o tempo para Portugal e antes de voltar a Madri, passaria pelo sul da Espanha, voando direto da Turquia para Granada. Também trocaria o norte da Itália pelo sul e dedicaria um bom tempo às cidades pequenas da Itália e Alemanha em uma viagem sem pressa. Se fosse em outra estação, tudo seria diferente e entro em detalhes quando tirar o próximo projeto do papel.

Tours e ingressos

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

^ Voltar início ^

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » ROTEIRO » Roteiro 60 dias na Europa
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

6 Comments

  1. Rosa Maria Aguiar Alcântara Reply

    Amo viajar, e sei o quanto é bom trocas de iinformações . Chegamos há poucos dias de uma viagem ao sul da França..lindo lugares….ficamos em Aix en Provence..cidade bucólica, mas achamos que a infraestrutura turistica , ficava muito a desejar..Não sei se foi o período., alta estação .Alugamos um carro, e fomos conhecer outras cidades próximas . Cannes , Nice , Marsseille , e outras localidades da Riviera Francesa, paisagens de tirar o fôlego..
    Se algum dia retornarmos com certeza Nice , será nosso ponto de apoio…amamos a cidade como um todo…excelentes serviços…
    Geralmente costumamos viajar para o continente Europeu , no final do mês de agosto , na nossa opinião…o melhor período…Espero trocar dicas de viagens..

    • Olá Rosa, obrigada pelas dicas : ). Temos várias publicadas em mais de 800 artigos aqui no site e os seus comentários serão sempre bem vindos. Ainda não conheço esta parte da França, mas já viajei de carro pelo país e adorei.

Write A Comment