Carrancas (MG) já foi cenário de novela, embora o enredo a referenciasse como Monte Roraima, na divisa do Brasil com a Venezuela (explico aqui). Para dar o seu merecido crédito, conto agora como foi minha passagem por lá durante a viagem pela Estrada Real.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Veja todos os artigos sobre Minas Gerais
AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.
Onde nos hospedamos pela Estrada Real
Acesso rápido: Relato | Trilhas | Onde dormir | Como chegar | Tour | Fotos | Por onde começar
Carrancas Off-road
Foi um passeio de um dia partindo de Tiradentes em veículo 4×4. Mas deu vontade de ficar mais tempo porque tem muitas trilhas e quase 50 cachoeiras pra conhecer. Por isso, e pela boa infra estrutura para receber o turista, a procura por quem gosta de ecoturismo vem crescendo cada vez mais.
Pegamos estrada de terra, atravessamos um lago e chegamos na Capela do Saco, comunidade pequena ao redor de uma capela. Então subimos a Serra Verde e a adrenalina disparou! Alguns trechos não eram estradas de areia, eram de pedra e escorregavam! Por vezes duvidei que o carro fosse conseguir e outras achei que iria capotar ladeira a baixo! Mas nada de ruim aconteceu porque o motorista sabia o que estava fazendo e eu adorei a aventura. Contudo, nem todos se sentiram confortável, então avalie a possibilidade de evitar este caminho ou prepare-se.
No início da tarde paramos para almoçar no restaurante Mirante Serra Verde, localizado no topo de uma montanha tem uma vista maravilhosa e comida latina. Neste dia foi mineira e suficiente para garantir a energia para aguentar as caminhadas que viriam a seguir.
Trilha em Carrancas
O local escolhido para nossa trilha foi o Complexo Cachoeira da Fumaça, formado por poços naturais, quatro cachoeiras e rochas que, conforme dizem, inspiraram o nome da cidade. Ali era um garimpo e as escavações deixaram as formações rochosas com formato de caras feias – Carrancas – quando vistas de longe.
A trilha é fácil com algum aclive e precisa pisar na água em determinados trechos, havia pouco volume, segundo o guia, o normal é ter muito mais água tornando inevitável molhar os pés para valer.
Fomos até o topo da queda mais alta – Véu de Noiva – com 40 metros de altura. De lá avistamos a mais famosa de frente. Fumaça é a única cachoeira imprópria para banho, devido à facilidade de acesso e proximidade da estrada. Mas basta caminhar mais um pouco para tomar aquele banho refrescante e curtir um baita visual.
Antes de voltar para Tiradentes passamos no centro de Carrancas para conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Datada de 1720 tem as torres diferentes porque um raio caiu nelas e nunca conseguiram reconstruir em pedras como era antes.
Tome Nota
Hospedagem: o restaurante citado também é Pousada Mirante Serra Verde e pareceu um boa opção para explorar a região com mais calma. Fica menos de 5 km do centro de Carrancas.
Como chegar: Carrancas fica praticamente na metade do caminho entre Ouro Preto (a 298 km) e Paraty (a 320 km). Partindo de Tiradentes (a 80 km) tem dois caminhos: asfalto ou terra. Como a escolha era off-road, fomos pelo mais longo. Foi preciso atravessar de balsa e seguir da Capela do Saco até Carrancas pelo Caminho Velho da Estrada Real. A travessia de balsa custa entre R$2 e $15 (conforme o veículo) e funciona das 7h às 18h.
O Complexo da Fumaça fica distante 7 km pela estrada Carrancas – Minduri.
Quem leva: Carrancas Eco Adventure. Dois guias nos acompanharam durante todo o passeio respondendo perguntas e mostrando o melhor que havia pelo caminho. Eles oferecem atividades como caminhadas, cachoeirismo, rapel, canionismo, voo duplo, travessias, off-road e ciclo turismo.
Veja mais fotos do passeio em Carrancas:
Fotos de Roberta Martins e Maurício Oliveira.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.
1 Comment
Nossa… não sabia que a novela estava usando Carrancas como Monte Roraima. Chocada! hehehe E adorei essas fotos!!! Bjooos