BRASIL

Palmas: bem no meio do Brasil


Palmas, a capital do Tocantins, costuma ser local de passagem dos turistas rumo ao Jalapão. No entanto, amigos que moram ou moraram lá insistem que vale reservar um tempo maior para conhecer as atrações do umbigo do Brasil e seus arredores. É chamada de umbigo porque o marco zero da cidade também é o centro geográfico do Brasil, o ponto mais central do país.

Infelizmente, a minha passagem foi apenas uma tarde e duas noites, mas os meu companheiros de viagem chegaram um dia antes e contaram empolgados suas experiências nas cachoeiras de Taquaruçu. Deixo agora algumas curiosidades e as dicas do que eu fiz ou fiquei com vontade de fazer.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate os passeios agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Acesso rápido: História | O que ver e fazer | Onde dormir | Tours | Quando ir | Onde comer | Como chegar | Por onde começar

Palmas, a capital mais jovem do Brasil

A Constituição de 1988 dividiu o Estado de Goiás criando o Tocantins ao norte. A totalmente planejada Palmas já nasceu capital em maio de 1989, semelhante ao ocorrido em Brasília anos antes. O terreno era um descampado rodeado por águas no meio do cerrado. De um lado o Lago de Palmas e do outro a Serra do Lajeado, repleta de cachoeiras. No meio da cidade as nascentes são protegidas por matas ciliares e destacadas no simétrico mapa da capital.

Ali o trânsito flui sem contratempos pelas avenidas largas e a várias rotatórias ajardinadas, as chamadas queijinhos, mas o pedestre foi deixado de lado e o resultado é pouca gente na rua. Talvez seja o calor intenso ou justamente a falta de estrutura para quem anda a pé ou de bicicleta.

ENCONTRE HOTEL NA CAPITAL

Ponto turístico de Palmas

Árvore florida na Praça dos Girassóis, em Palmas
Árvore florida na Praça dos Girassóis

As praias de Palmas

Os 54 km de praias são de água doce provenientes do Rio Tocantins. Especificamente do Lago de Palmas que surgiu com a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. O lago é cortado pela ponte FHC, uma das maiores do Brasil, e convida os moradores a aproveitarem suas praias, ilhas e muito espaço para a prática de esportes náuticos.

As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela são permanentes, mas nem todas com infraestrutura para atender moradores e turistas o ano todo. Bares, barracas, banheiros, aluguel de equipamentos e oferta de passeios são encontrados na Praia da Graciosa, enquanto as outras são mais rústicas e naturais.

Ilha da Canela, em Palmas
Vista na Ilha da Canela

Visitei apenas a Graciosa e, no píer ao lado, peguei um barco para ver o pôr do sol na Ilha da Canela. Lugar silencioso e tranquilo nem parece ser tão perto de um centro urbano. O calor dá vontade de entrar na água, mas as redes de proteção contra piranhas acendem o alerta na minha mente. Será que é seguro mesmo? Na dúvida, optei por apreciar o visual sem experimentar.

A Praça dos Girassóis

Com 570 mil metros quadrados é a segunda maior praça pública do mundo, atrás apenas de Tiananmen, na China. A praça central abriga prédios públicos, monumentos, jardins e o centro geodésico do país em frente ao Palácio Araguaia, sede do poder executivo Estadual.

Memorial Coluna Prestes é um projeto de Oscar Niemeyer para homenagear o revolucionário Luís Carlos Prestes. Exibe documentos e objetos sobre a sua vida no centro de Palmas
Memorial Coluna Prestes é um projeto de Oscar Niemeyer para homenagear o revolucionário Luís Carlos Prestes. Exibe documentos e objetos sobre a sua vida
Catedral Metropolitana+ Citytour em Brasília
Monumento aos 18 do Forte tem expressões marcantes nas esculturas de Maurício Bentes. Retrata um momento de luta no Rio de Janeiro de 1922
Monumento aos 18 do Forte tem expressões marcantes nas esculturas de Maurício Bentes. Retrata um momento de luta no Rio de Janeiro de 1922
quero dicas do Brasil

O parque Cesamar

O pulmão verde é para descanso e lazer dos moradores com muito espaço para diversas atividades. Um lugar que eu gostaria de ter conhecido e faltou tempo.

As cachoeiras

Taquaruçu fica apenas 35 km de Palmas e tem mais de 80 cachoeiras catalogadas. A mais visitada é a Cachoeira do Roncador com 70 metros de altura. A prática de rapel e tirolesa são os destaques junto com atividades culturais promovidas pelos moradores. O distrito é uma boa alternativa para fugir do calor com suas temperaturas alcançando 25 graus e jamais chegando perto dos 40 como é o normal de Palmas.

Excursões

Tome Nota Palmas

Hotel em Palmas: passei duas noites no Hotel Girassol onde todas as suítes são equipadas com ar-condicionado, frigobar, mesa de trabalho e TV. As maiores tem uma sala e banheira de hidromassagem e as opções acomodam até 3 pessoas. O café da manhã é um buffet farto com tapioca e outras delícias do cerrado. Estacionamento e WiFi são gratuitos. Localizado no centro, tem fácil acesso a pé aos principais pontos turísticos urbanos e piscina, indispensável pra se refrescar no calor constante.

RESERVE AQUI

Quando ir: outubro é o mês mais quente. Para as cachoeiras, melhor entre maio e outubro para evitar as chuvas e a alta temporada de praias vai de junho a agosto.

Como chegar: distante 842 km de Brasília, é acessível por estradas pavimentadas ou via aérea. O aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues é o principal ponto de chegada de quem visita o Jalapão. Recebe voos diários de várias capitais brasileiras.

Quanto tempo ficar em Palmas: 2 dias inteiros é o recomendado por moradores.

Onde comer:  Cabana do Lago tem como prato típico o Tucunaré Tocantinense. O peixe pescado ali vem servido com farofa, pirão, arroz e vinagrete. Abre diariamente no almoço e jantar na 103 Sul rua SO 09 Lote 5.

^ Voltar início ^

Veja mais fotos de Palmas:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » TOCANTINS » PALMAS » Palmas: bem no meio do Brasil
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment