Quem acompanhou o Adventure Bloggers e nossas fotos nas redes sociais já percebeu que o Jalapão tem cenários incríveis. É quase impossível não registrar boas imagens, mas um deles é especial e, provavelmente, o mais fotografado de todos – as Dunas do Jalapão.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade
Contrate os passeios agora
Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional
Onde tirar as melhores fotos no Jalapão
Era final de tarde quando andávamos pelas estradas pouco exploradas do Tocantins e eis que surge uma montanha conhecida – aquela que aparece nas pesquisas de imagem do Google quando procuramos pelo Jalapão. Todos reconhecem imediatamente e tiram as mesmas fotos, então começo a entender porque na internet todas tem o mesmo enquadramento e luz.
A montanha é uma parte da Serra do Espírito Santo, uma chapada imponente em meio ao cerrado plano. Ao lado da serra, o caminhão dobra e visualizamos as famosas dunas cor de laranja contrastando com o verde da vegetação. É algo único e inusitado ver dunas enormes no meio daquela paisagem tão longe do mar e dos grandes desertos de areia. Elas se formaram pela decomposição da Serra do Espírito Santo, as rochas se esfarelam e o vento joga toda a areia no mesmo local. Provavelmente toda aquela chapada vai acabar se transformando num grande deserto de areia em milhões de anos.
Seguimos a pé por uma pequena trilha contornando as dunas até o local onde é permitido subir para não degradá-las. Estamos no Parque Estadual do Jalapão e, mesmo sendo pouco visitado, tem regras de proteção. O visual lá de cima é ainda mais surpreendente e o azul dos riachos ao redor soma-se ao contraste de cores da paisagem, azul por refletirem o céu, pois olhando de perto são escuros e avermelhados como a cor da terra.
Ali o grande momento é ver o pôr do sol, as dunas ficam douradas e o céu é indescritível. O sol se vai, mas a luminosidade fica e dá tempo de explorar o lugar e se divertir bastante. Então alcancei a duna mais alta e percebi que deveria ter ido direto para essa, deu para fazer fotos em perspectiva do pessoal que ficou na primeira duna. É mais afastada, mas vale a subida.
Estávamos sentados no topo curtindo o momento quando pensei… deve ser legal rolar daqui de cima… não demorou para eu me jogar sem falar nada e Gleiber vir atrás causando um pequeno acidente. Eu, completamente tonta de tanto rolar forcei a parada e ele veio com tudo bem em cima de mim! Risos, boca cheia de areia e a galera empolgada querendo fazer o mesmo. Ali rolamos algumas vezes até a luz ir embora e a cena pode ser vista no final do vídeo abaixo.
Adrenalina a mil! Descemos as dunas correndo dando muitas risadas até chegar ao caminhão.
Veja mais fotos nas dunas do Jalapão:
Leia mais sobre o Jalapão nos posts: Trilhas no Jalapão | Canoagem no Rio Novo | Hospedagem nem parece acampamento | Os Fervedouros do Jalapão | As cachoeiras do Jalapão
Fotos da Semana: Caju | Pôr do Sol em Palmas | Abraço
Tome Nota
Se rolar nas dunas não esqueça de fechar a boca (eu desci rindo!) e prepare-se para ter areia em todos os buracos do corpo.Leve lanterna para voltar no escuro.As dunas ficam apenas 25 km do camping, mas naquelas estradas o trajeto leva algumas horas.
Essa viagem foi patrocinada.
Fotos de Roberta Martins, Gleiber Rodrigues, Maurício Oliveira e Lillian Brandão (destaque).
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
3 Comments
Depois destas dicas, só fazer os cliques 😉
Essa sua foto nas dunas pegando a areia ficou muito boa!
Esse clique foi do Maurício : )