Fotos do Jalapão

Onde tirar as melhores fotos no Jalapão


Quem acompanhou o Adventure Bloggers e nossas fotos nas redes sociais já percebeu que o Jalapão tem cenários incríveis. É quase impossível não registrar boas imagens, mas um deles é especial e, provavelmente, o mais fotografado de todos – as DUNAS DO JALAPÃO.

Os contrastes da paisagem fazem desse lugar o melhor para fotografar no Jalapão
Os contrastes da paisagem fazem desse lugar o melhor para fotografar no Jalapão

Onde tirar as melhores fotos no Jalapão

Era final de tarde quando andávamos pelas estradas pouco exploradas do Tocantins e eis que surge uma montanha conhecida – aquela que aparece nas pesquisas de imagem do Google quando procuramos pelo Jalapão. Todos reconhecem imediatamente e tiram as mesmas fotos, então começo a entender porque na internet todas tem o mesmo enquadramento e luz.

Cartão Postal do Jalapão
Cartão Postal do Jalapão
Pose para foto
Pose para foto

A montanha é uma parte da SERRA DO ESPÍRITO SANTO, uma chapada imponente em meio ao cerrado plano. Ao lado da serra, o caminhão dobra e visualizamos as famosas dunas cor de laranja contrastando com o verde da vegetação. É algo único e inusitado ver dunas enormes no meio daquela paisagem tão longe do mar e dos grandes desertos de areia. Elas se formaram pela decomposição da Serra do Espírito Santo, as rochas se esfarelam e o vento joga toda a areia no mesmo local. Provavelmente toda aquela chapada vai acabar se transformando num grande deserto de areia em milhões de anos.

A Serra do Espírito Santo é a origem das Dunas
A Serra do Espírito Santo é a origem das Dunas

Seguimos a pé por uma pequena trilha contornando as dunas até o local onde é permitido subir para não degradá-las. Estamos no Parque Estadual do Jalapão e, mesmo sendo pouco visitado, tem regras de proteção. O visual lá de cima é ainda mais surpreendente e o azul dos riachos ao redor soma-se ao contraste de cores da paisagem, azul por refletirem o céu, pois olhando de perto são escuros e avermelhados como a cor da terra.

Trilha para as Dunas cruza riachos
Trilha para as Dunas cruza riachos
fotos no Jalapão
Fotografia com perspectiva

Ali o grande momento é ver o pôr do sol, as dunas ficam douradas e o céu é indescritível. O sol se vai, mas a luminosidade fica e dá tempo de explorar o lugar e se divertir bastante. Então alcancei a duna mais alta e percebi que deveria ter ido direto para essa, deu para fazer fotos em perspectiva do pessoal que ficou na primeira duna. É mais afastada, mas vale a subida.

Contemplando o pôr do sol
Contemplando o pôr do sol

Estávamos sentados no topo curtindo o momento quando pensei… deve ser legal rolar daqui de cima… não demorou para eu me jogar sem falar nada e Gleiber vir atrás causando um pequeno acidente. Eu, completamente tonta de tanto rolar forcei a parada e ele veio com tudo bem em cima de mim! Risos, boca cheia de areia e a galera empolgada querendo fazer o mesmo. Ali rolamos algumas vezes até a luz ir embora e a cena pode ser vista no final do vídeo abaixo.

Adrenalina a mil! Descemos as dunas correndo dando muitas risadas até chegar ao caminhão.

Correndo para ...
Correndo para …
... a foto oficial do Adventure Bloggers Jalapão
… a foto oficial do Adventure Bloggers Jalapão

Veja mais fotos nas dunas do Jalapão:

fotos no Jalapãofotos no JalapãoDunas do Jalapão

Leia mais sobre o Jalapão nos posts: Trilhas no JalapãoCanoagem no Rio Novo | Hospedagem nem parece acampamento | Os Fervedouros do Jalapão | As cachoeiras do Jalapão

Fotos da Semana: Caju | Cachoeira da Formiga | Pôr do Sol em Palmas | Abraço



Tome Nota

Se rolar nas dunas não esqueça de fechar a boca (eu desci rindo!) e prepare-se para ter areia em todos os buracos do corpo.Leve lanterna para voltar no escuro.As dunas ficam apenas 25 km do camping, mas naquelas estradas o trajeto leva algumas horas.

Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Roberta Martins, Gleiber Rodrigues, Maurício Oliveira e Lillian Brandão (destaque).

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

  1. Depois destas dicas, só fazer os cliques 😉

  2. Essa sua foto nas dunas pegando a areia ficou muito boa!

Deixe uma resposta