CANOAGEM

Banhos, canoagem e cachoeira no Rio Novo


Logo após o café da manhã, fomos para a margem do Rio Novo para a primeira aventura dos Adventure Bloggers no Jalapão: canoagem.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate os passeios agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Melhores fotos com câmera à prova d'água
Melhores fotos são com câmera à prova d’água

Canoagem no Rio Novo

O passeio começa dentro da área do acampamento da Korubo e desce 5 km do rio entre calmarias e corredeiras. O tempo todo somos acompanhados pelos guias que ajudam quem precisa e avisam até onde podemos ir. Mas antes de entrar na água, acontece uma rápida aula para todos aprenderem a usar o remo e algumas regras. A canoagem só começa para valer depois de todos estarem remando corretamente.

Guias auxiliam quem não tem prática
Guias auxiliam quem não tem prática

A aventura foi muito tranquila (eu nem caí) e acabou sendo um dos passeios mais divertidos para fazer no Jalapão. Quando não haviam corredeiras, aproveitamos para a guerra d’água, relaxar, tirar fotos e apreciar o visual.

quero dicas do Brasil
Equipe completa e equipada antes de começar
Equipe completa e equipada antes de começar

E que lugar lindo para navegar! A água cristalina pega o tom da areia e pedras do fundo para complementar a vegetação ao redor. Coqueiros, pássaros, flores e muito verde formaram o cenário da manhã que levou agradáveis horas pra passar. No final ainda curtimos uma mini cachoeira antes do almoço e a volta foi no caminhão.

Tome Nota canoagem

O que levar no passeio: câmera a prova d’água, saco estanque para o que não pode molhar, tênis leve ou papete para não machucar os pés nas pedras e boné. Não esqueça de passar protetor solar antes de cair na água.

Praia no Rio Novo dentro do acampamento
Praia no Rio Novo dentro do acampamento

Banho no Rio Novo

A atividade acontece toda no Rio Novo, um dos maiores e único rio totalmente potável do Brasil, ele passa pelo acampamento e nos chama para banhos frequentes. Nas horas mais quentes do dia é praticamente impossível olhar para ele e não querer entrar. O rio segue o seu curso pelo Jalapão dando vida ao cerrado e sendo origem de outras atrações como a Prainha e a Cachoeira da Velha. Quase todos os dias cruzamos por ele em uma ponte onde alguns corajosos deram um mergulho pulando de cima do caminhão.

Guilherme pulando do alto do caminhão
Guilherme pulando do alto do caminhão

A Cachoeira da Velha é um conjunto de quedas d’água em meio a pedras e árvores que impressiona pelo volume e beleza. O banho não é permitido pela violência da água, mas o cenário pede horas de contemplação. Tem trilhas e mirantes proporcionando diferentes ângulos das cascatas.

Cachoeira da Velha vista do outro lado, depois da trilha
Cachoeira da Velha vista do outro lado, depois da trilha

A Prainha é uma das várias praias para aproveitar o Rio Novo, essa tem uma larga faixa de areia, árvores com sombra e alguma estrutura como passarela com bancos, banheiro e vestiário. Dentro da água tem correnteza e é preciso fazer força para ficar parado, o que deu mais motivo para os blogueiros se divertirem.

A Prainha
A Prainha

Tome Nota 2

A canoagem aconteceu no terceiro dia da viagem, enquanto a visita à Prainha e Cachoeira da Velha foram no sexto dia. Tudo está incluso no pacote da Korubo. Veja todos os meus posts sobre o Adventure Bloggers.

Veja mais fotos do Rio Novo:

Leia mais sobre o Jalapão nos posts: Trilhas no Jalapão | Os Fervedouros do Jalapão | Onde tirar as melhores fotos no Jalapão

Fotos da Semana: Caju | Pôr do Sol em Palmas | Abraço

Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Roberta MartinsGuilherme Tetamanti (destaque), Maurício Oliveira e Jr. Caimi.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » TOCANTINS » JALAPÃO » Banhos, canoagem e cachoeira no Rio Novo
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment