Como foi o estágio na Vasava quando tive a oportunidade de estudar na Espanha com bolsa da Fundación Carolina. Parte do meu diário relatado dia a dia nos primeiros anos do Territórios. Para artigos mais atuais sobre o país, acesse aqui.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Espanha
Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
O seguro viagem é obrigatório.
O estágio na Vasava
Estou trabalhando na Vasava, um estúdio de design em Barcelona conhecido pelos projetos paralelos. Muitos que já deram prejuízo no passado, mas com o tempo deixaram eles famosos internacionalmente. Ações como Place, livros e revistas de arte e desenho, enfim, eles fazem o que tem vontade e adoram.
Somos dezessete (apenas três mulheres) tem francês, americano, italiano, português e catalães. Tirando o francês, falamos todas as línguas e, as vezes, eu falo em espanhol, um responde em inglês, outro entra na conversa falando catalão e assim por diante, o legal é todos se entendem. Catalão é mais difícil, estou aprendendo. Trabalhamos todos no mesmo amplo espaço e o som fica a toda altura (lounge music). É uma bagunça em cima das mesas, comida, trabalho, livros, café… Igualzinho a Giornale (brincadeira sobre o meu local em trabalho no Brasil)…
Nesta semana teve a inauguração de um novo projeto chamado Vallery, uma loja/galeria, dentro do estúdio, que vende coisas com design feito aqui e no mundo. A festa foi com muita cerveja, tapas e gente diferente.
No primeiro dia quase dormi, não tinham tempo para mim e mandaram eu pesquisar o que já tinham feito. Era um silêncio, ninguém falava com ninguém e muito menos comigo. Estranhei muito já que estou acostumada com a mulherada da Giornale, mas tudo mudou quando chegou a hora do almoço. Todos começaram a falar alto, uns pegaram uma mesa de ping pong, abriram no meio da sala e começaram a jogar, e eu, pasma com toda essa agitação. Depois do almoço, todos concentrados e muito silêncio novamente.
Descobri que espanhóis fazem muito mais feriado que a gente, nesta semana teve no dia 1º e muitos escritórios fecharam a semana inteira. Alguns colegas aproveitaram para passear, eu tive só tive folga no dia do feriado! Todos trabalham até às 12h nas sextas, eu até as 18h! Mas, tudo bem, é o preço por estar no estúdio bacana onde a maioria queria trabalhar. Acredito que me escolheram por falar outras línguas e por ter experiências em áreas diferentes dentro do design, afinal aqui se faz de tudo. O estágio fez parte do curso Diseño y Innovación, o programa tem parceiros e enviaram os nomes dos bolsistas para as empresas escolherem.
Todas a terças tem reunião almoço e o chefe paga a conta, pedi água e quando vi todos estavam pedindo cervejas tamanho pint (500ml), se eu bebesse tudo aquilo, iria dormir na frente do computador! Sempre que vou almoçar já estou morrendo de fome porque o horário é das 14h às 15h30 diferente do que estou acostumada no Brasil. Aproveito que estou perto da Universitat de Barcelona para pagar menos, é quando não como lanches. No restaurante universitário existe um espaço com microondas onde os alunos podem esquentar suas comidas e comem junto com os colegas que compram no balcão. Tem uma galera comendo em potes de plástico.
Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar a viagem em Destino Barcelona.
Para saber sobre o curso Diseño y Innovación da Fundación Carolina leia aqui.
Fotos de Osmany Torres e Sebastian.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva: