Como foi a chegada, os primeiros dias e notícias de Madrid quando tive a oportunidade de estudar na Espanha com bolsa da Fundación Carolina. Parte do meu diário relatado dia a dia no início do Territórios. Para artigos mais atuais, acesse aqui.

Espanha exige certificado de vacinação completa

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

O seguro viagem é obrigatório.

Chegada a Espanha

Cheguei exausta, mas nada de descansar. No aeroporto (linda arquitetura com formas arredondadas no teto) já encontrei 4 colegas de curso e fomos juntos de metro para a Residência de Estudantes de Madrid. Que lugar! Nunca imaginei que passaria tão bem como estudante na Europa, a residência é para bolsistas com todos os serviços de um hotel. É um centro cultural antigo onde moraram personalidades como Salvador Dalí e Lorca e tem registros de eventos com pessoas famosas como Einstein e outros. Todos os móveis e peças de decoração foram projetados por arquitetos, tudo é moderno, tenho um quarto com banheiro e televisão só pra mim, muito melhor que a minha casa, estou na maior mordomia. As refeições são ótimas, vou engordar novamente. O Restaurante do hotel é frequentado por intelectuais, artistas, professores e estudantes, tem que saber comer com vários tipos de talheres e copos.

Residencia de Estudiantes
Residencia de Estudiantes

Que experiência!!! Somos 10 bolsistas (argentina, mexicanos, costarriquenho, colombiano, chileno, panamenha, cubano e venezuelano), todos ligados ao design e com uma rica experiência profissional, temos muitas ideias para trocar sobre profissão e cultura. Moramos todos juntos e já estamos super integrados, é muito divertido e a seguir deixo as notícias de Madrid durante a nossa estada.

Os 10 bolsistas selecionados pela Fundación Carolina - Notícias de Madrid
Os 10 selecionados
receba dicas da Europa por e-mail

Notícias de Madrid – Diário de intercâmbio 2

Já estou até pensando em espanhol, a única maneira de ter contato com o português é por aqui. Me comunico bem, entendo todos menos o cubano e a panamenha, sempre peço que hablem despacio!

Ontem fomos num evento muito estranho para latinos, era o início da semana da mobilização contra a pobreza aqui na Espanha. Haviam pessoas muito importantes do meio artístico e empresarial, teve um programa de entrevistas e comidas típicas de países pobres (o vinho era espanhol e muito bom). Muitas falaram sobre África e América e mostraram um vídeo sobre pobreza onde não vimos nada de pobreza. A impressão que todos nós ficamos é que eles não sabem o que realmente é a pobreza. O evento foi na casa Ecendida, um lugar da moda onde acontece tudo o que há de mais moderno e cult por aqui. Também havia vários bichos grilos.

Espanhol por todos os lados
Espanhol por todos os lados

Hoje me disseram a cidade onde vou trabalhar e no dia 27/10 vou morar em Barcelona. A partir deste dia se acaba a mordomia, lá tudo será diferente, também disseram que todos os bolsistas que vão para Barcelona voltam bem magrinhos e os que continuam aqui na residência engordam.


Alunos com Silvia e o palestrante Toni, da Vasava

Leia relatos desta experiência:
+ O estágio na Vasava

Notícias de Madrid – Diário de intercâmbio 3

Estou como um zumbi, tenho dormido 3-4 horas por dia desde que cheguei e, não é só de fazer festa e ter aulas todas as manhãs, o problema é que ainda não me acostumei com o fuso e não consigo dormir antes das 2 horas da madrugada. Recebo tanto informação e são tantas coisas para fazer que fico super agitada. Terei que comprar outra mala para levar os papéis, revistas e livros que já juntei e ganhei, e estou apenas na 1ª semana em Madrid.

Aqui o outono acontece como deve ser, as folhas estão mudando de cor e caindo por toda a parte, tem jardins lindos. Agora a temperatura esta estranha, um calor durante o dia e pouco frio de noite, eu deveria ter trazido mais roupas de verão e outra jaqueta mais leve, saio com o casacão e morro de calor. No metro é tão quente que me sinto abafada e vejo algumas pessoas com blusões de lã e mantas enquanto eu queria estar com uma blusa cavada. Algumas estações são muito bonitas outras já estão desgastadas e também existem pessoas cantando, tocando e vendendo coisas no metro, assim como o Trensurb de Porto, um saco.

Calle Serrano
Calle Serrano
Bar do Teatriz é dica para boa notícias de Madrid
Bar do Teatriz

Estou adorando Madrid, são tantas as opções que não vou conseguir fazer tudo. É muita agradável caminhar nas avenidas Serrano e Castillana (onde tem aquelas lojas de marca e muita gente bonita passando). Por toda a cidade existe muitas fontes, jardins, esculturas e prédios muito antigos em boa conservação. Como o Teatriz, um teatro antigo que virou restaurante, fiquei encantada com a decoração. A avenida Gran Vía é maravilhosa, se caminha olhando para cima por causa dos tantos prédios antigos misturados com publicidade e lojas conceito. Fui numa exposição de Gustav Klint e aprendi a entender melhor a obra deste pintor que foi precursor da arte moderna. Também visitei a exposição do dadaísta Arp e adorei as esculturas.

La movida!

Notícias de Madrid: sempre animados no bar
Sempre animados

Ontem fiz uma noite alternativa, eram tantas pessoas diferentes, vários bares e restaurantes legais. Tomávamos uma cerveja em um bar e íamos pra outro, e bebíamos sangria e assim continuávamos até tarde. Todos falam espanhol, mas as confusões de expressão do modo de falar em cada país são muitas, ainda bem que todos já nós damos muito bem e entendemos quando isso acontece. Eles riem muito comigo porque falo palavras que costumo usar no Uruguai e pra eles são palavrões ou, porque falo com um acento diferente (tenho que falar o rr reforçado). Também invento palavras, quando não sei como falar chuto um portunhol, às vezes funciona outras eles perguntam – ¿Que és esso?

Festa em Madrid
Festa em Madrid

Notícias de Madrid – Diário de intercâmbio 4

Entre as notícias de Madrid, afirmo como estou adorando esta cidade, mas os espanhóis tem um jeito tão grosseiro de ser, são diretos demais. Nos restaurantes e serviços o cliente está em último lugar. Somos muitos, sempre queremos juntar mesas e cada um pede uma coisa, eles ficam loucos e nos mandam esperar do lado de fora para se organizarem. Levamos cada patada!!! Sei que também sou assim com os mais íntimos, mas não com meus clientes ou pessoas estranhas. É o jeito deles, entre eles são assim também. O tempo esta completamente atípico, só fez friozão uns dois dias e foram os únicos dias que teve sol, aqui, normalmente tem clima seco, os madrileños estão impressionados com tanta chuva. Mesmo assim não deixamos de passear pela cidade.

Notícias de Madrid: chop e tapas
Chop e tapas
Os famosos churros sempre são notícias de Madrid
Os famosos churros

Tenho bebido muita cerveja e vinho, acaba sendo econômico, pois vem sempre com tapas bem servidas (batatas fritas, azeitonas, salsichas, petiscos…) e não estão tão caros como eu imaginava. Bebo cañas (chop) desde 0,75 à 3 euros, já com as tapas. Encontramos um bar muito legal perto da Puerta del Sol, uma mistura da cultura árabe com mexicana onde sentamos em almofadas e bebemos à luz de velas. Provei os famosos churros com chocolate, gostei mais do chocolate que dos churros. Estou encantada com os chicos que vejo por aqui, em cada esquina dou um novo suspiro, não sei se são espanhóis, mas eu nunca tinha visto tanto cara lindo na mesma cidade.

Feira do Rastro
Feira do Rastro

Nesta semana fui ao Jardim Botânico ver uma exposição de maquetes recentes de arquitetos famosos. Foi interessante, mas gostei mais de me perder pelo jardim, era um silêncio e haviam plantas lindas, relaxei e acabei esperando os outros dormindo em um banco. Também fomos assistir uma aula magna de inauguração do Instituto Europeu de Design em Madrid e ali estavam alguns dos designer europeus mais conhecidos como Toscani, Frank Stephenson (Fiat), Jaime Hayón entre outros. E como Silvia é amiga de todos, fomos convidados para a festa de inauguração (era para vip’s). Foi incrível, todos os tipos de bebida liberada, muita gente diferente, vários ambientes e DJ’s. Nem preciso dizer o estadinho que voltei para a Residência. E no dia seguinte iria conhecer meu novo chefe, mas tudo certo, nada que uma maquiagem e uma coca-cola não resolvam.

Domingo clássico em Madrid

Domingo fomos à Feira do Rastro (antiguidade, artesanato e brechó), fomos todos juntos e em pouco tempo todos se perderam. Tem de tudo para vender e com ótimos preços, achei bagunçado, quem comprou coisas boas ficou horas vasculhando cada barraca. Eu não tive paciência e fui visitar museus que são grátis aos domingos. Fui ao Museu do Prado (é lindo, mas não é minha arte preferida), vi originais de Goya, Velásquez e outros famosos. Também fui no Reina Sofia, este sim, adoro, várias obras de modernistas como Dalí, Miró, Picasso e outros. Pena que não deu tempo de visitar tudo, terei que voltar.

Em uma parada de ônibus
Em uma parada de ônibus

Algumas atualizações pessoais

Finalmente vendi o meu cabelo e valeu a pena 50 euros!!! Mas não foi fácil encontrar comprador, tive que ir nos subúrbios de Madrid, numa fábrica de perucas. Neste lugar vi muitos prédios iguais com tijolo à vista, toda vez que viajei para fora de Madrid, vi o mesmo estilo de prédio, não importava a direção.

Já engordei!!! Quando cheguei precisava usar cinto e agora as calças estão justas!!! Em Barcelona começo o regime já que a bolsa que vão me dar é mínima.

Outra vez em Madrid – Diário de intercâmbio 11

Voltei para Madrid para finalizar o curso Diseño y Innovación, rever alguns colegas e para a mordomia da residência de estudantes. Meus últimos dias na Espanha foram uma correria, compras, passeios turísticos que faltavam e despedidas de amigos. Nos últimos quatro dias eu dormi no máximo quatro horas, quando consegui dormir. Claro, fazendo muita festa. É muito bom estar em Madrid com todos os bolsistas juntos de novo.

Fomos num bar andaluz onde as pessoas chegavam com violão e começavam a cantar, mas pediam o silêncio de quem assistia. Um dos cantores era famoso.

Notícias de Madrid: em algum coquetel
Em algum coquetel
Última movida e outra vez em Madrid
Última movida

Não podiam faltar os coquetéis grátis da semana. Fomos em dois, a inauguração da loja Stone (móveis bem diferentes) e a abertura de uma exposição sobre móveis dos anos 60. A noite final foi de virada, bares e boates. E quando a festa acabou veio a tristeza, a saudade do que passamos e por termos que nos separarmos. Foi meses de convivência super saudável, onde surgiram amizades verdadeiras e muita vontade de continuarmos, de alguma forma, juntos e fazendo algo a ver com design. Fim das notícias de Madrid, por hora.

Fundación Carolina abre anualmente vaga para bolsas de estudo de pós-graduação para diversos cursos em quase todas as áreas profissionais. A duração é variada e acontece em diversas cidades na Espanha. O anúncio acontece no fim de cada ano e as inscrições seguem abertas até fevereiro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Oswaldo Lopes.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ESPANHA » MADRI » Notícias de Madrid – Diário de intercâmbio

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo