Visitar uma estância está entre os passeios mais essenciais para entrar no clima do Uruguai. Ouvir o canto do quero-quero, ver o gado pastando naquele horizonte verde e sentir o calor indo embora junto com o sol ao anoitecer podem até ser vividos da estrada. No entanto, a experiência só será autêntica se for feita sem pressa e com uma boa noite de sono no campo.

A vida no Uruguai é simples e sem rodeios, mas luxo, glamour e arte podem vir agregados a estadia se a escolha for o Estancia Vik, em José Ignacio. O meu final de semana por lá incluiu dormir dentro de uma obra de arte, cavalgadas pela mata nativa, vinho com lareira e um pôr do sol iluminado pela lua cheia. Tudo isto a poucos quilômetros das praias mais chiques e badaladas do país: Punta del Este, La Barra, Manantiales e José Ignacio.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Seguro viagem é obrigatório no Uruguai. Faça orçamento aqui.

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Vista para o campo da piscina do Estância Vik
Vista para o campo da piscina

Estancia Vik

Acesso rápido: A propriedade | Como foi a hospedagem | Atividades | Reservar agora | Quando ir | O que levar | Fotos

O estilo colonial espanhol foi desenhado pelo arquiteto Marcelo Daglio para ser a casa de campo da família Vik. E em 2009 abriu as portas aos visitantes com a proposta diferenciada de ter cada quarto decorado por um artista uruguaio renomado. O Estancia Vik abriga 12 luxuosas suítes divididas em duas alas usando cores quentes para o leste e neutras para o oeste. Os demais ambientes tiveram a curadoria de arte de Alexander e Carrie Vik trazendo a sua coleção particular para serem apreciadas pelos hóspedes. As peças estão espalhadas pelas salas, corredores, pátios e jardins.

Entre os destaques, a sala principal com forro pintado por Clever Lara, inspirada em imagens do Uruguai geradas por Google Earth. De novo abusando das cores quentes e frias conforme a posição no amanhecer e anoitecer. E fica ainda mais bonita com a iluminação noturna e o calor da lareira acessa. No centro, a escultura de mármore do também uruguaio Pablo Atchugarry chama a atenção assim como as pedras semipreciosas encontradas no país dispostas nas paredes.

Sala principal tem arte por todos os lados
Sala principal tem arte por todos os lados

A propriedade foi projetada para ser sustentável trocando o ar condicionado pela ventilação natural e sistemas de aquecimento solar. Reutilização da água da chuva e reciclagem complementam o cuidado com o meio ambiente. E a beleza dos 4 mil hectares de campo é visualizada de qualquer janela ou arco do hotel.

Suíte Eduardo Cardoso, uma das mais bonitas na Estância Vik
Suíte Eduardo Cardoso

A suíte Eduardo Cardozo

Dormi na ala oeste, literalmente dentro de uma obra de arte, com vista para o pôr do sol. O arquiteto e artista Eduardo Cardozo fez das divisões, teto e piso, o suporte para a sua composição. As paredes tem relevos, texturas e pedaços de madeira misturados com pedras e móveis antigos ou rústicos. Toda a obra do artista nascido em Montevidéu é inspirada no passado remoto dos seus ancestrais e sua infância no campo. Ou seja, um espaço perfeito para descansar e se conectar com a criação do artista.

Qual a suíte mais interessante?
Depende da sua preferencia e astral do momento, algumas abusam das cores vibrantes, outras das neutras. Um exibe nu artístico, enquanto os outros variam entre pinturas de paisagem e arte abstrata.

Uma das suítes coloridas da ala leste (arquivo Estancia Vik)
Uma das suítes coloridas da ala leste (arquivo Estancia Vik)

O comedor, a adega e a parrilla

O café da manhã e as refeições diárias são servidos no comedor com vista para o campo. Móveis e louças em diferentes padrões trazem um toque vintage para as delícias uruguaias. Iogurte caseiro, media luna, bolos orgânicos e variedades em sucos, chás e cafés seriam suficientes para o dia começar perfeito. Como uma cavalgada me esperava após o café, pedi ovos mexidos com bacon e queijo que me dá água na boca só de lembrar. E aqui deixo uma dica: pães, carnes e derivados do leite no Uruguai devem ser degustados como experiência de viagem.

No subsolo do comedor fica a adega com os vinhos Vik e outras marcas produzidas por eles no Chile. Em ocasiões especiais pode até virar a sala de jantar como ocorreu quando estava lá, pena ser um evento fechado porque parecia muito animado.

Do outro lado fica a tradicional parrilla uruguaia onde os assados típicos são servidos todas as noites de sábado. A colorida e caótica criação é do artista Marcelo Legrand.

Parrilla contemporânea na Estância Vik
Parrilla contemporânea

O que fazer na Estância Vik

Além de apreciar os sons e o visual mencionados no início, o Concierge sugere e organiza atividades dentro e fora da propriedade. Entre elas canoagem e pesca na lagoa; trilhas de bicicletas; observação da fauna silvestre na companhia de um expert naturalista; e esportes como pólo, tênis em quadras de grama e golfe. Quem prefere cuidar do corpo pode utilizar a sala de ginástica, sauna ou massagem. E ainda tem a sala de jogos com televisão, dardos, bilhar e tênis de mesa. As paredes também são obras de arte, desta vez reaproveitando todas as sobras utilizadas na construção da casa.

Caiaque no rio José Ignacio
Caiaque no rio José Ignacio
Montada na Morena, égua famosa por ter aparecido em filmes internacionais. Até Katy Perry já andou
Montada na Morena, égua famosa por ter aparecido em filmes internacionais. Até Katy Perry já andou

Optei por dois momentos de cavalgada enquanto minha amiga foi pedalar por não ter afinidades com cavalos. Tomei chimarrão na varanda aguardando o pôr do sol e aproveitei o sol na piscina. A noite tomamos vinho na lareira da sala principal e vimos a lua bem de perto na nova luneta adquirida pelo hotel. A piscina feita em granito tem o fundo pontilhado com luzes ópticas que reproduzem as constelações e convidam a olhar as estrelas no alto.

A atenção e cuidado impecáveis dos funcionários deixaram a experiência memorável e uma vontade enorme de voltar.

Tome Nota

Estancia Vik é uma das propriedades do Vik Retreats distante 12 km do centro de José Ignacio pelo Camino Eugenio Saiz Martines (entre ruta 9 e ruta 10), entrada no quilômetro 8.

RESERVE NO BOOKING

Quando ir: o hotel abre de novembro a abril sendo concorrido na alta temporada (entre Natal e Carnaval e a semana anterior à Páscoa). Dezembro é o mês recomendado para aproveitar o calor do verão com mais tranquilidade.

O que levar: as atividades no campo exigem roupas confortáveis e sapatos adequados para pisar em barro e fezes de animais. Use repelente e prefira roupas claras nas atividades ao ar livre durante o dia. Errei feio usando roupa preta para cavalgar mesmo passando repelente. E a noite faz frio mesmo no verão.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Fotos da Estância Vik

Estancia Vik, durma dentro de uma obra de arte

Conheça outros hotéis Vik Retreats em José Ignácio

A hospedagem foi uma cortesia do Vik Retreats.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » JOSÉ IGNACIO » Estancia Vik, um hotel fazenda galeria de arte no Uruguai
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Olá Roberta!! Delícia de dicas… to adorando cada comentário. Sabes se essa estadia no Estancia Vik é legal no mês de Agosto??

Write A Comment