A Itália sempre esteve nos meus planos, cheguei a estudar o idioma (e me formar), ainda adolescente, pensando em me comunicar melhor quando esse dia chegasse… Anos se passaram, aprendi outros idiomas, morei em outros lugares, o aprendizado quase se perdeu e hoje falo espanhol com sotaque italiano achando que sou “fluente”. Entretanto, ainda tinha esperanças que uma vivência mais intensa no país traria o conhecimento à tona. Então veio o convite para participar do Blog Ville.

Atualizado em dezembro 2013

Leia todos os textos sobre a Itália

Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior

Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Veneto + Emilia Romagna

A oportunidade apareceu esse ano com um convite, da principal organização turística da região da Emilia Romagna, para o projeto Blog Ville – Coma, viva e sinta como um local na Itália. Essa experiência começou hoje e o leitor pode acompanhar nos próximos dias pela hashtag #blogville nas redes sociais. Mas aproveitei para vir uns dias antes e também descobrir a região do Veneto, onde passei oito dias bastante especiais.

Blog Ville

Apesar de ainda não conseguir falar fluentemente em italiano, capisco tutti e falo um pouco. Vamos ver se melhoro essa semana. Contudo, é certo que já absorvi muita informação que vai se transformar em diversos posts úteis aqui no Territórios.

Sobre Blog Ville

Programa inovador com o objetivo de promover a região Emilia Romagna levando blogueiros de viagem do mundo todo para uma real experiência no país. Durante 5 meses, alguns blogs foram selecionados e recebidos semanalmente em Bologna com um apartamento central à disposição. Entre eles, brasileiros que estão produzindo conteúdo original em português. Veja todos os posts gerados no site do projeto. 

receba dicas da Europa por e-mail

Publicações durante a viagem Veneto + Blog Ville

Foto da Semana #96 Maserati Gran Turismo

Quem é apaixonado por carros italianos vai invejar essa foto. Semana passada senti a emoção de andar nesse Maserati Gran Turismo ao lado de um piloto profissional e, o melhor,  por estradas italianas! A experiência poderia ter sido completa se eu não estivesse com a carteira de motorista vencida, mesmo assim, agora entendo melhor essa paixão pelo ronco do motor e velocidade. Leia o post contando todos os detalhes para fazer o mesmo tour.

Maserati m frente à Villa Contarine
Maserati Gran Turismo em frente a Villa Contarine, Piazzola Sul Brenta, Veneto

Foto da Semana #97 Tartufino e sua cadela Laica

Sábado passado fui caçar trufas com o Tartufino e sua cadela Laica. Foi uma experiência inusitada e divertida na Emilia Romagna, Itália. Entramos no bosque correndo atrás da Laica sem trilhas determinadas e muito fôlego para acompanhar a caçadora. O melhor foi ter encontrando a rara trufa branca, no Brasil o quilo deste cogumelo chega a custar 30 mil reais! Depois da aventura fomos experimentar a culinária a base de trufas no Festival da trufa e do pão. Em breve conto toda a experiência em detalhes.

Tartufino e Laica em perfeita sintonia depois do trabalho bem sucedido. Bosco dela Panfilia, Santagostino, Ferrara, Emilia Romagna. Durante o Blog Ville
Tartufino e Laica em perfeita sintonia depois do trabalho bem sucedido. Bosco dela Panfilia, Santagostino, Ferrara, Emilia Romagna

Foto da Semana #102 Parco dei Sassi di Roccamalatina

Read in English

Enquanto descia os Apeninos, em direção a Bologna, o sol resolveu aparecer entre as nuvens pesadas e deu um toque especial à paisagem. Saímos do carro e fomos aproveitar o final de tarde no Parco dei Sassi di Roccamalatina, então subi essa montanha até alcançar aquela cruz e vi todo o vale de cima. Foi para fechar com chave de ouro o tour pelas montanhas da Emilia Romagna.

Parco Regional dei Sassi di Roccamalatina, Modena, Emilia Romagna. Durante o Blog Ville.
Parco Regional dei Sassi di Roccamalatina, Modena, Emilia Romagna

Veja todos os posts já publicados sobre o Blog Ville:

15 dias pelo norte da Itália

Trilha com chuva virou cultura nos Apeninos

Pasta feita à mão em Bolonha

Descoberta na Itália – Tolè

Ravenna, a cidade dos mosaicos

Bondeno e suas surpresas

Descobri a história do Brasil viajando pra fora

Mangiare Emilia Romagna

Caçar, encontrar e comer trufas na Itália

20 fotos para lembrar do outono

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ITÁLIA » A Itália real: Veneto + Blog Ville
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comentário

  1. Agustin Cardone Ronco Responder

    Bellissima l’Italia. Origine di 1/3 dei Sudamercani. Mia mama di famiglia Calabrese – Cardone e Ligure – Ronco. Mi piace abbastanza tutto in Italia. Fortunati di andare di la a visitare. Saluti dall’America!

Deixe seu recado, escreva algo