Foto da Semana #230 Casapueblo

Foto da Semana #230 Casapueblo


Casapueblo foi a última moradia do artista Carlos Páez Vilaró. Hoje é uma espécie de obra de arte complexo turístico com museu, hotel, restaurantes e parada obrigatória ao pôr do sol. Foi construída, literalmente, pelas mãos de Vilaró e pescadores locais de forma quase artesanal e se tornou um dos símbolos de Punta del Este. Embora o local seja em Punta Ballena, a proximidade com a cidade mais badalada do Uruguai rendeu o grande fluxo de turistas nas alta temporada.

Atenção! Uruguai não está permitindo a entrada de turistas no país.

Leia todos os artigos sobre o país

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Pegue as dicas para viajar de carro

Quem foi Vilaró
Vilaró é conhecido internacional por ter participado dos grandes movimentos artísticos do século 20 em Nova York, São Paulo e cidades da Europa. Locais onde montou oficinas e compartilhou experiências com artistas como Salvador Dalí e Picasso. Toda esta inspiração ele trouxe de volta ao Uruguai e, no no auge da carreira, se voltou para cultura local criando algo único no pequeno país final da América do Sul. A referência no singular é para o tipo de arte porque o legado deixado pelo artista vai além da arquitetura da Casapueblo. 

receba dicas do Uruguai por e-mail

A dica é visitar Punta Ballena duas vezes para ver o pôr do sol no terraço da Casapueblo e a construção iluminada pelas cores do entardecer como mostro na imagem.

Casapueblo

Casapueblo ao entardecer, Punta Ballena, Maldonado - Uruguai
Casapueblo ao entardecer, Punta Ballena, Maldonado – Uruguai

A CERIMÔNIA DO SOL acontece diariamente ao pôr do sol desde 1994. Um poema de despedida é lido pelo próprio Villarró no terraço da Casapueblo. Antes pessoalmente e, desde sua morte em 2014, através do áudio deixado por ele. E se for no inverno ainda terá a oportunidade de ver as baleias circulando entre o mar e o Rio da Prata. O melhor ponto é no MIRANTE DE PUNTA BALLENA, a ponta no final da península.

 

Tome Nota

Como chegar a Casapueblo: localizada a 16 km de Punta del Este pela Interbalnearia. Tem acesso bem sinalizado e fácil de achar de carro. Então basta ir até a ponta da península para ver o visual e a casa ao lado direito. Na alta temporada existem passeios oferecidos por agências locais a preços razoáveis, em outras épocas é melhor estar de carro. Reserve um carro com o nosso parceiro Rental Cars.

Conheça mais sobre vida e obra de Vilaró e informações para visitar o TALLER DE CASAPUEBLO no site. O museu abre todos os dias do ano das 10h da manhã até o pôr do sol.

Para se hospedar no CLUB HOTEL CASAPUEBLO reserve no Booking.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. irei em alta temporada, mas gostaria apenas de ver o por-do-sol… como devo proceder? Devo reservar com antecedência? Devo procurar uma agência para isso, ou é só chegar lá?

    1. É só chegar, mas na alta temporada é bom chegar cedo para garantir ingresso e melhor ir durante a semana. O pôr do sol visto de fora da casa também ´é legal, mas o astral de ouvir o poema é só dentro do museu mesmo. Se for no fim de semana, sugiro garantir ingresso antes, mas não sei indicar porque sempre vi na hora

Deixe uma resposta