A Darvaza Gas Crater, ou “Porta do Inferno” como ficou conhecida pelos viajantes, não é um fenômeno natural, foi criada pelo homem durante um erro de cálculo em uma caverna subterrânea do Turcomenistão. Geólogos buscavam gás quando o solo sob a plataforma de perfuração cedeu abrindo o buraco em 1971. Temendo a emissão de gases perigosos, os cientistas atearam fogo para o gás queimar rapidamente. No entanto, continua vivo e forte até hoje como atrativo turístico. O leitor Lorenzo passou por lá e mandou a foto para gente.
Darvaza Gas Crater
Por Lorenzo Madalosso ℹ︎
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Visite @Irantoindia no Instagram ou deixe um comentário.
Em maio, viajei com um amigo partindo do Iran passando por vários países como Uzbequistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Paquistão até chegar na Índia. A viagem foi inteira por terra variando os transportes conforme encontrávamos pela frente. Foi incrível! E essa imagem foi na Darvaza Gas Crater, uma cratera de gás que está queimando incessante por vários anos. A noite ela cria um efeito muito especial para fotos, inclusive deixando os arredores avermelhados.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Outras fotos de lugares incríveis na Ásia:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por país:
ÁSIA: PAÍSES VISITADOS
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.
2 Comments
Que lugar! “A porta do inferno” Achei isso on line:
The Derweze area is rich in natural gas. While drilling in 1971, Soviet geologists tapped into a cavern filled with natural gas. The ground beneath the drilling rig collapsed, leaving a large hole with a diameter of 70 metres (230 ft). To avoid poisonous gas discharge, it was decided the best solution was to burn it off. Geologists had hoped the fire would use all the fuel in a matter of days, but the gas is still burning today. Locals have dubbed the cavern “The Door to Hell”.
Tem 43 Anos que está em chamas?
50 anos e o governo do Turcomenistão anunciou o fechamento devido aos problemas para o meio ambiente e saúde dos moradores locais.
O presidente também falou na perda de recursos naturais valiosos para a economia do país pela dispersão do gás que mantém as chamas e poderia ser melhor aplicado no bem-estar do povo.
Só fico em dúvida se o interesse real é no lucro para poucos ou para a qualidade de vida da população. Afinal, é fato o turismo movimentar a economia ajudando as pessoas locais com diversas oportunidades enquanto a maior parte do lucro com gás e petróleo fica com poucos. Talvez seja o melhor pelo perigo dos gases emitidos, mas, dificilmente saberemos a verdade.