Se a ideia for viajar para o outro lado do mundo, um voo com conexão será obrigatório porque ainda não existe trecho direto do Brasil para Ásia ou Oceania. Mas temos escolhas e o melhor custo benefício tem sido voar via Oriente Médio. Especificamente parando nas cidades de Doha, no Catar, Abu Dhabi ou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório: saiba como comprar online
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Acesso rápido:
O que é conexão, hub e stopover?
O que é Conexão? É quando precisa trocar de aeronave antes de chegar ao destino final. Pode levar horas ou dias, se o passageiro optar por stopover.
O que é Stopover? É quando compra uma passagem com parada e pede pra descer na conexão do voo sem pagar a mais por isso. Ou seja, oportunidade de visitar o destino intermediário antes de continuar a viagem. Geralmente, são permitidos até duas noites em aeroportos hub da companhia aérea. Neste caso, se voar Emirates, pode descer em Dubai; se for Etihad, pode ficar em Abu Dhabi; e se a empresa for Qatar, pode passar uns dias em Doha. Leia sobre stopover na América Central.
O que é Hub? É a “casa” de determinada cia aérea. O aeroporto onde concentra o maior número de voos e opções de escala, sua melhor estrutura e local possível fazer stopover.
O stopover só começou a ser testado depois que as crianças nasceram, afinal viajar cerca de 40 horas já é cansativo pra gente, imagina para os pequenos. Quando o mais velho tinha 1 ano, pararam três dias em Abu Dhabi e meses atrás escolheram Doha por duas noites. Agora com duas crianças de 7 meses e 3 anos. Eles adoraram e provavelmente vão escolher Dubai na próxima vinda ao Brasil. E quem não deseja dormir no destino, também pode sair do aeroporto e fazer turismo se a conexão for a partir de 5 horas.
Abu Dhabi ou Dubai x Doha. Qual a melhor parada?
Dubai já está consagrado, mas os outros dois destinos vem sendo descobertos e estão agradando brasileiros. Além de excelente infraestrutura para o turismo estão entre os países mais seguros para viajar, segundo World Economic Forum. Emirados Árabes ficou em segundo e Catar em décimo lugar na lista deste ano.
Quem prefere Emirados Árabes, escolhe Abu Dhabi ou Dubai para chegar, mas até pode visitar as duas cidades. Afinal, elas ficam no mesmo país e estão apenas 132 km distante uma da outra, com fácil acesso para quem aluga carro ou utiliza o transporte público. Doha não é tão longe, está localizada no outro lado da mesma baía do Golfo Pérsico. No entanto, impossível de visitar na mesma viagem porque são mais de 600 km e precisa passar pelo território da Arábia Saudita.
Abu Dhabi
A capital dos Emirados Árabes é mais tradicional e cara do que Dubai, mas ostenta da mesma forma na arquitetura e opções de lazer. Durante o stopover, minha família procurou passeios para criança e fez o tour pelo deserto com visita à fazenda de camelos, pôr do sol e jantar em um acampamento de beduínos. Escolhas não faltam, pode fazer safari, visitar prédios históricos, pegar uma praia no Golfo Pérsico, visitar o Mundo Ferrari e outros luxos adorados pelos árabes abonados. A maioria dos hotéis têm parceria com agências de turismo ou adquira antecipado na Get Your Guide.
Onde ficar em Abu Dhabi: Corniche é um bairro bem localizado e na beira da praia, além de ser próximo ao aeroporto. Mas quem prefere evitar o trânsito, Premier Inn Abu Dhabi International Airport é a melhor opção.
Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
O aeroporto é bonito, completo em serviços e tem bons preços nas lojas de eletrônicos. Pelo menos nos terminais por onde passei, porque a estrutura é enorme. Gostei dos espaços bem aproveitados para leitura ou descanso nos corredores conectando os terminais. Sofás confortáveis e livros em diferentes idiomas à disposição transformaram o local de passagem em mais agradável do que as salas de embarque.
É hub da Etihad e até ano passado tinha voos diários partindo de São Paulo para Indonésia e vários outros países. Com a crise a rota foi encerrada, mas mantem codeshare com a Gol para voos partindo de Santiago do Chile. Para comprar passagem aérea com stopover deve seguir os passos: ir no site da Etihad, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Abu Dhabi. Veja informações sobre o visto nos próximos tópicos.
Tours e ingressos
Dubai
Tentei ver Dubai da janela do avião, contudo era noite ou estava com nevoeiro muito forte. Portanto, só posso contar sobre o aeroporto. Mas é fácil encontrar informações no Google e aqui no site tem um Foto da Semana onde Agustin conta como foi presenciar uma tempestade por lá.
No nosso parceiro Get Your Guide tem venda de ingressos para Burj Khalifa (o prédio mais alto do planeta), parques aquáticos e cruzeiros.
Aeroporto Internacional de Dubai
É simplesmente o maior e mais movimentado aeroporto do mundo. Funciona como uma cidade dentro de um complexo com logística perfeita. O serviço que pensar, tem como encontrar, mas precisa horas de conexão e muita atenção para não perder a hora. Na última vez, eu tinha três horas de espera e passei o tempo todo me locomovendo de um terminal para outro. Se tivesse parado para ver algo, teria perdido o voo. Foi minha quarta vez por lá e cada uma em um terminal diferente. Os espaços são amplos, tem banheiros de sobra e espreguiçadeiras estofadas pra deitar.
É hub da Emirates, entre as melhores companhias aéreas do mundo, com voos diários partindo de São Paulo e Rio de Janeiro para países em todos os continentes. Para comprar passagem aérea com stopover, deve ir no site da Emirates, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Dubai. Só vale se a cidade estiver como conexão nos voos para o destino final desejado. Depois da confirmação de pagamento, deve então entrar em contato com os agentes de venda.
Hotel em Dubai: Rove Downtown Dubai. Recomendado por amigos, é econômico e tem mais de 6 mil avaliações positivas no Booking.com.
Visto Emirados Árabes
Emirados Árabes oferece vistos especiais de trânsito para quem vai ficar no país de 4 até 96 horas e tem como destino final algum outro país. Veja detalhes no site da Etihad. A boa notícia é o acordo de isenção de visto entre Brasil e Emirados Árabes Unidos foi aprovado, mas ainda aguarda sanção que deve sair em 2018. Quando sancionado, serão liberados a entrada e o trânsito dos cidadãos dos dois países por até 90 dias por ano.
Doha
A cidade mais rica do mundo é tão exibida quanto as outras e vai sediar a Copa do Mundo de 2022. Durante o stopover, minha família optou por aproveitar o hotel e descobrir a capital a pé sem contratar excursões. Eles caminharam pela orla, curtiram os bares cheios de turistas ao ar livre e visitaram mercados como Souq Waquif. Pelo mapa todos esses locais parecem ser perto do aeroporto.
Hotéis de Doha: a família amou o 5 estrelas The Westin Doha Hotel & Spa para descansar antes de voltar para casa. As últimas férias no Brasil foram bem agitadas.
Aeroporto Internacional de Hamad
É hub da Qatar, também entre as melhores companhias aéreas do mundo, com voos diários partindo de São Paulo para países em todos os continentes. Para comprar passagem aérea com stopover deve ir no site da Qatar, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Doha. Só vale se a cidade estiver como conexão nos voos para o destino final desejado.
Visto
O visto de trânsito agora é gratuito para paradas de 5 até 96 horas em Doha. Veja detalhes no site da Qatar.
Conclusão: Abu Dhabi ou Dubai ou Doha
Em caso de conexão, a escolha depende da companhia aérea preferida e, neste quesito, Emirates é a melhor pela qualidade. Se o destino final for um desses lugares, confirmo que quero passar uns dias em todos e meu irmão não sabe dizer qual foi o melhor por serem diferentes, embora parecidos. Avaliando custo benefício, Dubai é o mais econômico e com maior oferta turística. Considerando a estrutura do aeroporto, Dubai ganha disparado.
E você conhece as três cidades para comparar? Deixe nos comentários.
Tome Nota
Como se vestir no Oriente Médio
Embora o que vestir seja bastante liberal nos Emirados Árabes e Catar, é bom manter o respeito aos costumes, especialmente quando estiver em contato com os locais ou no período do Ramadã. Roupas curtas ou apertadas podem ser usadas, mas irão chamar atenção de forma indesejada. Shopping centers e resorts são mais abertos. Ao visitar lugares tradicionais é melhor cobrir ombros e pernas.
Benefícios da conexão
Como regra geral:
– sempre que a conexão durar mais de 3 horas, o passageiro tem direito a um voucher de refeição
– se durar mais de 10 horas, terá direito à hospedagem e refeições.
Mas só vale para quem não pediu stopover e cada companhia aérea determina suas regras e formas de solicitar. Por exemplo, Emirates me deu o voucher de alimentação para usar em Dubai no check in em São Paulo. Já Etihad confirmou hospedagem somente na hora da chegada ao aeroporto de Abu Dhabi, mesmo com minha cunhada tendo entrado em contato para confirmar com antecedência. Enfim, funcionou, eles passaram as 10 horas da conexão em um quarto de hotel dentro do aeroporto.
Fotos de Leandro Martins, Pixelbay e Roberta Martins
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » URBANA »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
2 Comments
Amigo tem algum transporte terrestre entre dubai e doha? Da pra alugar o carro em Dubai e devolver em Doha? Muito obrigado
Nunca fiz isso e são países diferentes onde as regras podem mudar. Sugiro ver direto com a locadora, indico Rental Cars