NOTÍCIAS

2015 em resumo e a pausa para as festas


A palavra movimento define o ano de 2015. Quando a calmaria parecia chegar, uma nova viagem surgia e as redes sociais eram inundadas de novas experiências, dicas e destinos incríveis. Tudo o que acaba virando conteúdo aqui pra ajudar você e milhares de viajantes. E é justamente o retorno desses leitores que acompanham, comentam e compartilham que inspira a continuar nesta correria com sorriso na cara e a certeza de que vale a pena.

O que me deixa tão feliz quanto explorar novos lugares é ter cumprido a promessa feita em 2014: mesmo circulando entre aeroportos, hotéis e casas de parentes ou amigos, consegui me organizar pra manter a regularidade das publicações. Em média foram mais de três textos por semana o ano todo!

Pra resumir, comemoramos 9 anos, ganhamos mais um prêmio internacional, surgiram novas parcerias e 164 artigos foram publicados acrescentando 34 localidades, 2 estados brasileiros e 3 países ao menu. E isto não é tudo, afinal somando todas as viagens, os números de cidades e parques ainda vão aumentar nos próximos meses.

2015 em resumo

Eventos e convites

Mais um ano de roteiros que não estavam nos planos e se transformaram em viagens inesquecíveis. O primeiro convite aceito foi da GVA para participar do Park Yourself In Arizona, programa de promoção do governo do Arizona para jornalistas internacionais.

Selfie de Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras) da nossa lancha
Selfie de Maurício Oliveira do grupo percorrendo o Delta do Parnaíba, uma das paradas da Rota das Emoções

Em junho, Sebrae levou um grupo para conhecer a Rota das Emoções e participar da feira de mesmo nome no nordeste. Na primavera teve a travessia clássica Cruce Andino. Um convite da B4T para cruzar a Cordilheira dos Andes entre Bariloche e Puerto Varas.

Blogueiros e jornalistas alimentam gaivotas no Cruce Andino
Blogueiros e jornalistas alimentam gaivotas no Cruce Andino

Depois veio um novo país na lista, fui representar o Quero Viajar Mais na viagem organizada pelo governo de El Salvador. Em seguida Nestlé chamou para celebrar o aniversário das águas São Lourenço direto na fonte.

No topo do vulcão San Salvador com o grupo em El Salvador
No topo do vulcão San Salvador com o grupo em El Salvador

E teve encontros de viajantes e blogueiros no sul do Brasil, começou com o Tchêencontro em Porto Alegre e Serra Gaúcha e terminou com o Curitiblogando em Curitiba.

O grupo do Tchêncontro na Casa Righesso
O grupo do Tchêncontro na Casa Righesso
Quase todos os blogueiros que foram neste edição do Curitiblogando
Quase todos os blogueiros que foram neste edição do Curitiblogando

Também houveram os eventos para promover destinos que nós mesmos organizamos e nos convidamos. Em 2016 foi o #JustFunCaribe, três amigas blogueiras se divertindo horrores no Caribe Colombiano com apoio do governo e trade local.

Eu, Gardenia e o vice-ministro do turismo da Colômbia Carlos Vives em jantar típico de San Andrés
Eu, Gardenia e o vice-ministro do turismo da Colômbia Carlos Vives em jantar típico de San Andrés
Travel Blogger 2015
Travel Blogger 2015

Prêmio Internacional

Pela segunda vez, a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) escolheu o Territórios como o Melhor Blog de Viagens Brasileiro. Os selecionados de cada país concorrem ao melhor do ano na feira. Ainda não chegamos na segunda etapa, mas é sempre bom ficar entre os melhores.

Mais vídeos

Fez um ano do canal no YouTube e os testes continuam. A princípio, a ideia era usar imagens dinâmicas para complementar o texto, mas os expectadores pediram mais. Querem que eu converse com eles e relate as histórias pra câmera. Logo, estou trabalhando nisto como mostram os vídeos mais recentes. E aguardo comentários para continuar melhorando, ok?

O T

Infelizmente, o T original se suicidou no Grand Canyon em maio. Estava tirando as fotos na beira do precipício quando veio o vento e o carregou para as profundezas do maior canyon do mundo. Sofri ter perdido o meu mascote companheiro de viagens, mas conforta saber que ele está em um lugar incrível e agora faz parte da paisagem.

Ainda tenho os T’s em miniatura e mandei fazer outro parecido, mas não ficou igual. Agora está nos planos encontrar um bom marceneiro para fazer o T versão 2016. Alguém me indica?

T em Sedona dias antes de cair no Grand Canyon
T no Arizona dias antes de cair no Grand Canyon (cada vez mais sujo e arranhado de tanto viajar)
Guia de viagem sobre a Oceania
Guia Austrália e Nova Zelândia

Novos aplicativos

Depois do sucesso do T-Monte Roraima grátis, me animei a criar três novos guias de viagem: 8 noites em Barbados, Grandes experiências Oceania e Brazilian Ecotourism (em inglês).

Serviços de parceiros

Sempre indicamos o que experimentamos, confiamos e gostamos com links e contatos inseridos nos textos. Alguns, como Booking, são parceiros de longa data e oferecem descontos aos leitores. Este ano outras empresas nos procuraram e estamos testando novos serviços como venda de moeda estrangeira (Cotação) e aluguel de carro (Rental Cars). Cotação entra na lista das empresas que eu utilizo há anos e promete boas taxas aos leitores, já as outras estou me guiando pela opinião de amigos e estrutura da empresa. Por isso o seu comentário como consumidor é muito importante. Se usar os serviços, por favor, conte como foi e se devemos continuar indicando. Todos os parceiros estão no menu secundário abaixo do cabeçalho.

Artigo sobre Barbados na capa da Viagem e Turismo
Viagem e Turismo de janeiro

O conteúdo virou capa de revista

A viagem para Barbados rendeu muito conteúdo. Além do guia e dos vários post por aqui, escrevi uma matéria para revista de circulação nacional Viagem e Turismo. E foi parar na capa!

Nova rede social

E falando em revista, o FLIPBOARD é um jeito de organizar o conteúdo publicado aqui e em todas as redes sociais por temas no formato revista. Fica super bonito de ler e cada um pode criar suas revistas do seu jeito, inclusive montar guias de viagens com o nosso conteúdo como já expliquei aqui. Segue o perfil por lá.

Férias

Com a sensação de dever cumprido, acho que mereço férias e este é o artigo despedida de 2015. Na verdade não vou parar, mas vou descansar os dedos do computador para colocar a casa em ordem e me preparar para um 2016 que deverá ser definido pelas palavras MUITO TRABALHO.

Então era isso, obrigada por nos acompanhar.

Boas Festas! Boas Viagens e até janeiro!

Fotos de Roberta Martins, Alessandra Fratus, Maurício Oliveira e Richard Francis.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS » 2015 em resumo e a pausa para as festas
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment